Mundo
- Início •
- Blog
Avião que transportava 67 pessoas cai no Cazaquistão
Da redação
25/12/2024
Foto: colagem/ reprodução El País e Reuters
Um avião da Azerbaijan Airlines que transportava 62 passageiros e 5 tripulantes caiu na madrugada desta quarta-feira, 25, próximo a cidade Aktau, no Cazaquistão. A informação foi confirmada pela agência de notícias Reuters que obteve informações de agências russas e do Ministério de Emergências do Cazaquistão.
De acordo com a Associated Press (AP), até o momento, 28 pessoas sobreviveram, enquanto 22 foram hospitalizadas. No entanto, mais de 30 pessoas morreram, os números estão sendo atualizados durante o trabalho de resgate.
A aeronave, fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), havia saído da capital do Azerbaijão, Baku, com destino a cidade russa de Grózni, capital da Chechênia. A Azerbaijan Airlines afirmou que o avião Embraer 190, voo J2-8243, foi forçada a realizar um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade cazaque de Aktau.
Em nota, a agência de aviação da Rússia apontou que informações preliminares sugeriam que o piloto decidiu fazer um pouso de emergência após uma colisão com pássaros.
O presidente russo Vladimir Putin expressou suas condolências a Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, pela perda de vidas no acidente, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
“Infelizmente, o presidente do Azerbaijão, Aliyev, foi forçado a deixar São Petersburgo (onde participava de uma cúpula). Putin já ligou para ele e expressou suas condolências em relação ao acidente do avião azeri em Aktau”, disse Peskov, do Kremlin, ao que completou. “Sentimos profundamente por aqueles que perderam seus parentes e amigos neste acidente de avião e desejamos uma rápida recuperação a todos aqueles que conseguiram sobreviver.”
Confira vídeo divlugado pelo El País
📹 Este es el momento en que el avión de la compañía Azerbaiyan Airlines con 67 personas a bordo se estrella cerca de la ciudad de Aktau, en Kazajistán, cerca de la costa del mar Caspio. Alrededor de una veintena de personas han sobrevivido https://t.co/S4DUIlIeLu pic.twitter.com/CWjmip6NkK
— EL PAÍS (@el_pais) December 25, 2024
*Com informações da Folha de S.Paulo, G1 e Reuters