Domingueira
- Início •
- Blog
André, que virou ‘Rei do Rio’, ligou a metralhadora e mandou vários recados
Por Narcizo Machado
22/12/2024
O interesse de André Moura foi confraternizar! Está bom, é Natal, acreditemos. E quem quiser que acredite que o resto foi consequência. Para além de mostrar força política, ele deu um recado claro para o agrupamento governista, como se tivesse declarado: “Esse sou eu, esse é o meu tamanho. Pensem direito em como irão me tratar até 2026”.
O ano de 2024 foi de bons resultados para o União Brasil, a agremiação se consolidou como a segunda maior de Sergipe em número de eleitos, além de sua representatividade na Assembleia Legislativa.
Reinando no Rio, onde é o 02 do comando político, André segue no encalço do sonho frustrado em 2018, e ele já tem discurso pronto, pois assegurou para a plateia do evento que como deputado federal trouxe para Sergipe mais recursos que os atuais senadores juntos. E disse claramente que em seis meses no Senado conquista atuação mais destacada que as dos atuais.
No seu caminho, ele tem vários adversários, mas um em especial ele quer destruir antes, chama-se Edvaldo Nogueira. Por Edvaldo, André deixa transparecer que sente um verdadeiro ‘ódio político’. O não apoio em 2018 e os ataques contra ele e Yandra nas eleições de 2024 formaram uma aversão sem igual.
André fez uma provocação: “solte Edvaldo aqui nesta festa e mande ele ir de mesa em mesa para ver se ele conhece as pessoas”. Disse também que Edvaldo é um nome que desagrega o agrupamento governista.
Para enfrentar adversários, ele terá condição diferenciada. Em seu discurso, Antonio Rueda, presidente nacional do União Brasil, que prestigiou o evento, afirmou que em 2024 Sergipe foi um dos estados que mais recebeu recursos do fundo de financiamento de campanha e prometeu que, em 2026, mandará ainda mais. Mensagem que, por óbvio, arrancou aplausos e demonstra o quanto o União quer facilitar o caminho de André para o Senado.
Temos dois anos pela frente para assistir os passos e entender como André, o ‘Rei do Rio’, administrará seu reinado carioca e a intenção de ser senador por Sergipe.
A festa da última sexta-feira foi muito bem organizada, com um buffet de respeito, bebida à vontade e artistas sergipanos, a exemplo de Nona, alegrando o grande público formado por filiados, lideranças políticas e simpatizantes do União Brasil. Tudo isso só para confraternizar. Tudo bem, é Natal. Acreditemos!
NOTAS DA SEMANA
Sem preocupações
André Moura parecia estar sem preocupações com a força e a consequência de suas declarações. Para a colega Rita Oliveira, disse: “disputarei com o meu grupo que está aqui”. Podemos interpretar como uma resposta bem humorada ou um recado sobre rompimento?
Mirou Edvaldo
Ainda para Rita Oliveira, André soltou rajadas contra Edvaldo. Afirmou que não volta a ser aliado de Nogueira, ou seja, chapa majoritária com ele fazendo parte, nem pensar. E sobre as declarações de Edvaldo, também a Rita, de que trabalhará pela unidade do agrupamento, André não mediu palavras.
Mirou Edvaldo II
“Edvaldo só vai conseguir a união se for ao contrário, se for contra ele. Não tem liderança nem grupo. E a partir de janeiro, quando deixar a Prefeitura, não será ninguém”, atirou André. Rita Oliveira foi craque nos detalhes e, frise-se, ela registrou na literalidade as palavras dele.
Edvaldo enfrentará CPIs
O grupo de vereadores ligados a André Moura, em especial Isac Silveira, pode, no início da próxima legislatura, pedir a abertura de investigações contra Edvaldo Nogueira. A Maternidade Lourdes Nogueira será um dos alvos.
Emília contratará auditoria
Na coletiva da última sexta-feira, a prefeita eleita Emília Corrêa afirmou que irá contratar auditoria externa para passar um ‘pente fino’ nos contratos da Prefeitura de Aracaju. Além disso, ela reforçou a recomendação para que cada secretário faça análise rígida e quando necessário busque adequações.
Auditorias podem gerar novas CPI’s
Aí vem a segunda fase de CPI’s contra Edvaldo Nogueira. Os vereadores adversários ao atual prefeito garantem que a auditoria externa gerará resultados capazes de motivar novas CPI’s na Câmara. Edvaldo não terá vida fácil.
Sérgio com grande desafio
O prefeito eleito de Lagarto, Sérgio Reis, tem, entre os 75 prefeitos sergipanos que iniciam seus mandatos no próximo ano, um dos maiores desafios. A cidade encontra-se abandonada, com caos em diversos serviços, além da crise financeira que deve impactar a reorganização. A prefeita Hilda também deixou heranças que devem complicar a vida de Sérgio, como o décimo quarto salário para agentes de saúde e endemias e o concurso público que foi realizado debaixo de diversas suspeitas de irregularidades.
Socorro e o inchaço da máquina
Uma preocupação começa a rondar a comunidade socorrense. Samuel Carvalho formou um secretariado misto, ou híbrido, para uma palavra mais moderna. Novos nomes, suplentes da vereança e nomes já conhecidos que fizeram parte da gestão de Inaldo. O prefeito terá que ter pulso e firmeza para fazer cumprir suas promessas.
Não escolhido detona Ricardo
O policial militar Alexandro Lino, que já disputou várias eleições sem sucesso e, na última, apoiou a prefeita eleita Emília Corrêa, ficou contrariado em não ser escolhido para o comando da Defesa Civil. Ele gravou vídeo criticando Ricardo Marques e deixando dúvidas quanto à atuação da guarda municipal Valéria Bispo, escolhida para a função. Com essa postura, se ele estava excluído de espaços, me parece que fica mais excluído ainda.
Sintonia do secretariado de Emília
Se depender de sintonia e relacionamento, parte do secretariado de Emília Corrêa tende a dar certo. A turma tem mantido, com regularidade, um encontro semanal aos sábados para um café da manhã, com a presença do ex-senador Eduardo Amorim. O encontro sempre ocorre no restaurante que possui o proprietário mais delicado e atencioso, o famoso Zé Buraqueiro.
Escolha do Quinto na OAB
Tem rendido polêmica a formatação da escolha pelo Quinto Constitucional da vaga de desembargador(a) do Tribunal de Justiça de Sergipe, que pertence a advocacia. A turma da oposição à atual diretoria pretende judicializar. Em outros Estados que adotaram o mesmo modelo, ações foram movidas e em nada mudaram as decisões dos Conselhos Seccionais. Sergipe poderá ser mais uma para a estatística.
Marcos finaliza com grande investimento
Prestes a deixar o comando oficial da Prefeitura de São Cristóvão, Marcos Santana assinou, esta semana, um contrato de mais de R$ 120 milhões com a Caixa Econômica Federal. Serão obras pelo PAC para a cidade, que envolvem resoluções de problemas históricos. Deixa, portanto, uma herança positiva para o prefeito e aliado que assumirá em janeiro.
Parlamentos em recesso
O clima político sempre fica frio no fim de ano, com o recesso dos parlamentos em todo o Brasil. Em primeiro de janeiro, com as posses dos parlamentos municipais, o clima volta a esquentar com as eleições das mesas diretoras. Sempre tem fato que gera polêmica, uma traição aqui e outra ali. Tem quem vire o ano presidente e acorde com o pesadelo de nem a mesa compor.
Ricardo não corre risco
Esse risco, o vereador Ricardo Vasconcelos não corre em Aracaju. Além de ser liderança de seus pares, Ricardo construiu boa relação com Emília Corrêa quando comandou a Câmara para impor derrotas a Edvaldo Nogueira. Durante a solenidade de diplomação, Emília voltou a declarar apoio a Ricardo. Esse pode comemorar o réveillon e dormir tranquilo.
Municípios e os recursos da DESO
O Jornal da Fan está apurando e acompanhando a fase de destinação dos recursos da DESO que competem aos municípios. Desde o último dia 18, quando o contrato foi assinado com a empresa Iguá, que eles podem protocolar o pedido dos valores. O TCE emitiu parecer orientando a destinação destes recursos. Vamos ficar de olho!
Reorganização da Comunicação
Merece elogios a decisão do governador Fábio Mitidieri de reorganizar a comunicação em seu governo. A recriação da Secretaria de Comunicação gerou impacto positivo no mercado e nos profissionais de todo o universo da comunicação. Cleon Nascimento comandará a pasta em nova fase e com os mesmo desafios de sempre.
Shows em espaços públicos
Amanhã o Jornal da Fan vai revelar os valores que empresas organizadoras de eventos pagam para realizar shows na Orla de Aracaju. Alguns têm gerado muitos transtornos para moradores e ao setor hoteleiro com a perturbação do sossego. Será que os valores pagos condizem com a lucratividade dos eventos? Veremos…
Érica satisfeita
A primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, tem comemorado os resultados que começam a surgir após dois anos de reestruturação e institucionalização de políticas públicas que, segundo ela, têm transformado positivamente a vida dos sergipanos. Na última semana, o programa de segurança alimentar Prato do Povo alcançou a marca de 800 mil refeições entregues à população em situação de vulnerabilidade social em 21 municípios atendidos. Em 2025, outros oito serão também contemplados.
Érica satisfeita II
Érica enaltece outros programas como a CNH Social, o Rode Bem e os cartões CMais de transferência de renda. Érica comemorou a aprovação na última quinta-feira, 19, de onze projetos de lei na Alese, que visam fortalecer as ações de inclusão e apoio à população. “São leis que representam um marco significativo no fortalecimento dos nossos eixos trabalhados na Seasic. Cada uma dessas iniciativas foi cuidadosamente planejada para atender às necessidades mais prementes da nossa população, garantindo que ninguém fique para trás”, destacou.