Cidade
- Início •
- Blog
Seca deve se agravar em Sergipe nos próximos meses, aponta meteorologista
Da redação
20/12/2024
A proximidade do verão, que começa neste sábado, 21, acende um alerta para o aumento das temperaturas e a manutenção da ausência de chuva em todas as regiões do estado.
Um boletim divulgado nessa quinta-feira, 19, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), apontou que a seca grave se manteve no território do alto sertão sergipano. Nos territórios do médio sertão, agreste central e em uma pequena porção do centro-sul Sergipano, registrou-se a expansão da seca moderada para grave.
Já em uma pequena porção dos territórios do sul, grande Aracaju, leste e baixo São Francisco, ocorreu a expansão da seca de fraca para moderada, enquanto nos demais municípios desses territórios manteve-se a seca fraca.
Em entrevista ao Portal Fan F1, a meteorologista Wanda Tathyana de Castro Silva disse que a chuva nos próximos meses deve ser abaixo da média, o que pode influenciar na intensidade do calor.
“Quanto à temperatura do ar, deve ser acima da média histórica em toda a região, mas principalmente no interior do estado, por serem localidades que não são influenciadas pela maritimidade, como também, por conta da redução das chuvas e da redução da nebulosidade”, explicou.
Além disso, a seca deve se agravar nos próximos meses. “Os níveis de água no solo tendem a permanecer baixos, principalmente nos municípios do interior do estado, dificultando o desenvolvimento da agropecuária. Esse cenário deve provocar alteração gradual nos Recursos Hídricos do estado afetando o volume de água dos reservatórios. Diante disso, deverá haver o agravamento do cenário de seca nos próximos meses”, alertou a meteorologista.