Política
- Início •
- Blog
Emília revela dificuldades para ampliar participação de mulheres no secretariado
Da redação
13/12/2024
Até o momento, a prefeita eleita em Aracaju anunciou sete nomes para secretarias da prefeitura municipal de Aracaju, sendo cinco homens e duas mulheres. Outras duas foram indicadas para assumir autarquias, como Fundat e Procon. Na entrevista ao Jornal da Fan desta sexta-feira, 13, Emília garantiu que está buscando a paridade entre homens e mulheres nas secretarias municipais, mas revelou que tem encontrado dificuldades por recusas de convite.
” Eu estou procurando fazer isso, mas como é interessante, como é difícil, muitas vezes. Eu estive conversando com mulheres topadas que não aceitaram motivos diversos, e eu entendo o seguinte. E agora uma coisa você vai notar e também penso que a sociedade note isso, aliás, a sociedade tem notado muitas coisas – e muitas vezes aqueles que comandam programas e blogs e tal não enxergam ou não querem enxergar – a sociedade tem entendido que a gente tem procurado fazer aquilo que deve ser feito até o momento, pode ser que mude, mas a gente tá na rua. E a bolha, muitas vezes quem tá numa bolha de uma emissora, ou de um blog, ou de um Instagram, ou de grupos, só tem aquela bolha e não tá enxergando o que tá sendo dito lá na frente. Então, é essa questão aí que eu tenho que buscar”, expressou a prefeita eleita.
Emília, porém, reforça que, para ela, as principais pastas foram ocupadas por mulheres. “Eu tenho buscado, agora as pastas mais importantes foram ocupadas por mulheres: saúde, educação, então eu tenho, sempre eu tenho buscado, quando eu vou nomear, quando eu tenho conversado, aí eu quero mulheres, mas não é porque os homens não estão capacitados e não podem, os homens são capacitados e podem, são experientes em algumas matérias, técnicos em outras, tá? Mas eu tenho procurado fazer isso, mas eu tenho encontrado dificuldade na aceitação dos convites, então a gente tem feito como pode”, justificou.