Nacional
- Início •
- Blog
Reprovação do Governo Lula perante o mercado financeiro sobe para 90%, aponta pesquisa Quaest
Da redação
04/12/2024
Uma pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 4, aponta um crescimento da reprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva perante o mercado financeiro.
A avaliação negativa do presidente subiu de 64% para 90% desde o levantamento anterior, realizado no mês de março. Com o resultado, a reprovação do governo sob a ótica desses agentes voltou ao mesmo patamar do início do mandato.
Outros 3% avaliam o governo Lula como positivo, marcando uma queda de 4% em relação ao resultado de março. A avaliação regular do governo Lula caiu, se comparada à primeira pesquisa do ano, de 30% para 7%.
Entre os dias 29 de novembro a 3 de dezembro, foram ouvidos 105 gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado financeiro em fundos de investimento para compor o levantamento. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes, a reação negativa tem relação com o pacote de corte de gastos anunciado na quarta-feira da semana passada.
Entre os entrevistados, 86% acreditam que Lula está preocupado com sua popularidade e 29%, com o equilíbrio das contas públicas.
O levantamento também mostrou que a reprovação do mercado sobre o desempenho do Congresso subiu. O índice chegou a 41%, frente aos 17% de novembro do ano passado, quando a questão havia entrado na pesquisa pela última vez.
Uma possível explicação, ainda segundo Felipe Nunes, é que o mercado não concorda com o aumento da tributação para quem ganha mais de R$ 50 mil por mês.