Cidade
- Início •
- Blog
Professores da rede municipal de Maruim denunciam atraso de salário e más condições de trabalho
Da redação
03/12/2024
Ao Jornal da Fan desta terça-feira, 3, professores da rede municipal de Maruim denunciaram atraso de salário na rede de ensino infantil e más condições de trabalho nas escolas.
“ O prefeito chegou 30, né, do mês de novembro, como ele paga todo mês dia 30, esse mês ele – a educação infantil – ele deixou sem pagamento. Acho que ele entendeu que nós, né, professores da educação infantil não merecemos nosso salário, né”, relatou uma professora.
De acordo com ela, a prefeitura não tem previsão de quando será feito o pagamento. “ Aí a gente fica nessa incerteza, não sabe quando vai receber, não sabe se vai receber décimo, se vai receber o salário de dezembro, quer dizer, a gente fica nessa situação por causa de uma pessoa por conta, de um gestor que não tem empatia pelo outro, pra ele não importa se pagar, se não pagar, pra ele está tudo bem, nós temos as nossas despesas, os nossos compromissos para cumprir”, expressou.
Além do salário do mês atrasado, a professora relatou ainda que não foi pago o retroativo referente aos reajustes do piso salarial dos últimos cinco anos e criticou as condições de trabalho. “Período quente, né, que nós estamos vivendo, um ventilador que não abrange a tudo, né? A gente vê crianças suadas na sala, porque o ventilador fica numa posição que não pegue a sala toda. O ventilador que não é bom, que não é forte, que não abrange realmente”.
Em razão atraso salarial, os professores da rede de ensino de Maruim vão paralisar as atividades e realizar na próxima quinta-feira, 5, um protesto em frente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). O objetivo é garantir o os pagamentos dos salários referente ao mês de dezembro e das parcelas do 13º.
Sobre as denúncias feitas no Jornal da Fan, a produção solicitou um posicionamento da Prefeitura de Maruim, mas até o momento da publicação não houve retorno.