Domingueira
- Início •
- Blog
Votação do Orçamento de 2025 vai por em prova a coerência de Emília Corrêa
Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios
01/12/2024
Era dezembro de 2023, vereadores de Aracaju, situação e oposição, resolveram dar um choque de realidade no prefeito Edvaldo Nogueira. Sempre criticado por ser mal articulador, Edvaldo era acusado de ‘maltratar’ aliados. A demora na liberação das emendas impositivas e o não atendimento de demanda nos órgãos municipais, estavam entre as principais reclamações. Todos os envolvidos sentiam-se sem a atenção devida.
Resultado? Engessaram o Orçamento. Baixaram o percentual de remanejamento de 40% para 5%.
O remanejamento é coisa simples. É a liberdade administrativa e burocrática que o gestor do Executivo tem para direcionar recursos de acordo com as prioridades ou emergências. No popular, seria o tirar de um canto para por no outro.
Com a queda brusca, não se passaram 90 dias de gestão, em 2024, para que Edvaldo necessitasse de aumento do percentual. Em fevereiro, houve autorização para aumento de 5% para 18%, índice com o qual Edvaldo encerra a gestão.
Na votação de dezembro, Emília Corrêa apresentou emenda propondo 20%. Convencida pelos aliados rebeldes de Edvaldo, votou nos 5%. Ricardo Marques não acompanhou o índice tão baixo. Agora estamos diante da votação do Orçamento que Emília irá gerir enquanto prefeita em 2025.
Até o presente momento, pelo que apuramos, ela pessoalmente não fez diálogo com os vereadores. Mas, contudo, entretanto, seu esposo e possível futuro secretário de Governo, ao lado de Eduardo Amorim e Edivan Amorim, já chamaram alguns dos atuais parlamentares para uma conversa ‘ao pé do ouvido’ e querem, segundo informações, 40%.
Opa, estamos então diante de uma incoerência. Se Emília queria 20% para Edvaldo e votou para ele ter 5%, como pode pedir o percentual que antes entendia ser exagerado e que, segundo o discurso da época, inibia a transparência da gestão do Orçamento?
Uma coisa são terceiros por ela atuarem, outra é ela publicizar sua posição. Nos resta aguardar se a prefeita eleita manterá a coerência ou assumirá que a posição de 2023 foi apenas eleitoreira.
NOTAS DA SEMANA
Vereadores chamados I
Uma fonte revelou à Domingueira que na última quinta-feira, 28, vereadores de Aracaju foram chamados à sede do PL para uma conversa. Ao chegar lá, foram atendidos individualmente por Edivan Amorim, Eduardo Amorim, Ricardo Marques e o Pastor Itamar. Na pauta da conversa, o pedido para que fosse aprovada a emenda que seria apresentada à LOA e que estabelece o percentual de 40% de remanejamento do orçamento. Emília não estava presente.
Vereadores chamados II
Segundo a fonte, estiveram na sede do PL, os vereadores: Anderson de Tuca, Binho, Cícero do Santa Maria, Sheyla Galba, Paquito de Todos e Eduardo Lima. Ainda segundo o que apuramos, os vereadores passaram a negociação de posição, de forma unânime, para a presidência da Câmara, no caso, o vereador Ricardo Vasconcelos. Com ele, a responsabilidade.
Vereadores chamados III
Na sexta-feira, 29, o futuro líder do governo de Emília Corrêa, vereador do União Brasil, Isac Silveira, também convidou alguns vereadores para uma conversa, onde na pauta estava a votação do Orçamento.
Fortalecimento de Ricardo
Ao passarem para Ricardo a responsabilidade da negociação da bancada, os vereadores demonstram o quanto o atual presidente se tornou efetivamente um líder na política aracajuana.
Emília anuncia Fábio Andrade
O primeiro secretário da gestão Emília Corrêa anunciado foi da pasta do Turismo. O empresário Fábio Andrade foi o escolhido. O anúncio foi feito em vídeo nas redes sociais, tendo como cenário o mercado Central de Aracaju.
Novos anúncios de Emília
A prefeita eleita, Emília Corrêa, deve anunciar ainda esta semana mais nomes de sua equipe. A expectativa é que sejam confirmadas até cinco Secretarias. A prefeita não confirmou o anúncio através de nossos questionamentos, mas pessoas ligadas a ela asseguram que, oficialmente, um posicionamento deve ocorrer ainda esta semana.
Compra de votos Muribeca
Em Muribeca, surge uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para apurar suposta compra de votos por parte do grupo do prefeito reeleito, Mário de Sandra. Um vídeo mostra um aliado de Mário, trocando santinhos com um eleitor e, supostamente, repassando dinheiro. Segundo informações, o eleitor teria recebido R$ 100 reais. O caso deu delegacia no dia da eleição e se transformou em uma investigação. É aguardar…
Julgamento de Valmir
Está mantido para amanhã o julgamento de Valmir de Francisquinho. Após assumir ter cometido irregularidades e improbidade administrativa para selar acordo com o Ministério Público, o prefeito eleito de Itabaiana aguarda agora a homologação.
Julgamento de Valmir II
De forma precipitada, setores da imprensa e Blogs engoliram a argumentação de Valmir de que “a celeuma jurídica” estava resolvida. Isso porque, o desembargador Cezário Siqueira retirou o processo da pauta. A desembargadora Iolanda Guimarães ‘botou água no chopp’ e recolocou o processo na pauta.
André Moura homenageado
A semana de André Moura, no Rio de Janeiro, foi marcada pela homenagem recebida das mãos do governador Cláudio Castro. André é coordenador da Operação Lei Seca e ela completou 15 anos. André é o organizador do programa desde 2023. Além da medalha, o governador foi visitar André em seu gabinete.
Rogério é líder do PT
O ministro Alexandre Padilha comunicou, em recente entrevista, que o senador sergipano Rogério Carvalho passa a ser líder da bancada petista no Senado. Rogério será líder por todo o ano de 2025. A função deverá lhe aproximar do presidente Lula.
Márcio Macedo em Aracaju
Ao lado de Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, o ministro Márcio Macedo fez importantes entregas para Sergipe. Serão construídas quase 1500 novas cisternas nos mais diversos municípios e Aracaju receberá 382 novas unidade do Minha Casa Minha Vida. Wellington Dias almoçou com a comitiva no restaurante Cariri.
Edvaldo no encontro do PDT
Edvaldo Nogueira foi ao Rio de Janeiro participar de reunião nacional do PDT. Na pauta, a avaliação das eleições 2024. Em Sergipe, o PDT perdeu a Capital e fez apenas uma prefeitura, Japoatã, com Careca da Samam. Um destaque positivo foi a eleição de Estância, com a segunda colocação de Joaquim Ferreira.
Edvaldo se coloca à disposição de Emília
Durante audiência pública na Assembleia Legislativa, o prefeito Edvaldo Nogueira defendeu a permanência do território da Zona de Expansão com Aracaju. O prefeito argumentou que a discussão se deu por “ganância de empresários” que não queriam pagar o IPTU a Aracaju. Edvaldo se colou à disposição de Emília para unir forças e tentar resolver a querela através de plebiscito.
Fraude à cota de gênero
Em mais um município, um partido deve ter problemas com fraude à cota de gênero. Primeira denúncia atingiu a Barra, Podemos e PL estão com candidaturas femininas questionadas por baixa votação. Agora, surge novo fato em Umbaúba. Duas candidatas do União Brasil estão sendo questionadas. Entre elas, Silvanete, mãe de Ronaldo Santos, conhecido como Rone de Zé Romildo, ele obteve 244 votos, segundo informações ele é presidente do partido. Sua mãe, Silvanete, que foi para urna como Silvanete de Beiçola, obteve apenas um voto. Ao menos ela acreditou nela, o restante da família deve ter preferido o filho. Indícios são fortes. Importante lembrar que, em sendo comprovada a fraude, toda a chapa é cassada. O partido elegeu três vereadores.
Oposição quer impor regras na OAB
Na democracia quem vence governa, quem perde não está obrigado ao silêncio, como também não pode querer impor suas visões e vontades. Na OAB de Sergipe, advogados que são da oposição à atual gestão, mas que estão fissurados na disputa do quinto constitucional para o TJ, estão querendo impor a forma de escolha da lista sêxtupla. Ora, me parece um profundo desrespeito, inclusive ao Conselho da Ordem, que é a instância definidora das regras.
Oposição quer impor regras na OAB II
A discussão tem sido levantada na imprensa como se a definição fosse uma prerrogativa do presidente da Ordem e não é. Os membros do Conselho da Ordem são fantoches? Soa desrespeitoso.
Oposição quer impor regras na OAB III
Pelo que apuramos, ainda não há um caminho definido. A escolha poderá ser em votação aberta, em votação híbrida, misturando a escolha direta da advocacia com uma votação prévia ou final do Conselho, como também poderá ser direta apenas no Conselho. Ao invés de expor uma discussão burocrática, os aficionados na vaga deveriam apresentar uma proposta concreta.
Portas Abertas
O Governo lança, na próxima terça-feira, 3, mais um programa estadual. Trata-se do Sergipe Portas Abertas, que visa posicionar o Estado como um destino atrativo e estratégico para a realização de grandes eventos. O encontro vai ser realizado no Centro de Convenções AM Malls, no Auditório Atalaia, das 8h às 13h.
Atakarejo gera empregos
Mais de 3 mil empregos em Sergipe estão sendo gerados com a chegada do Atakarejo, previsto para ser inaugurado no próximo dia 5. A instalação do grupo no Estado teve apoio do governador Fábio Mitidieri, que garante estar proporcionando um ambiente favorável de negócios para as empresas que se instalam por aqui.
Mais empresas
Além do Atakarejo, o Grupo Zagonel, de Santa Catarina, acaba de adquirir a unidade da Corona/Deca/Hydra e prevê a expansão de suas operações em Sergipe. Outro importante empreendimento prospectado pelo governo é a fábrica de distribuição de medicamentos do H.Egídio Group, que inicia as atividades na primeira quinzena de dezembro, com expectativa de geração de 800 empregos diretos e indiretos.
Cenário positivo
Os dados divulgados na última semana pelo Ministério do Trabalho, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontaram que Sergipe fechou o mês de outubro com 342.990 pessoas trabalhando com carteira assinada. Este é o maior estoque de empregos da história e representa um crescimento de cerca de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.
Cenário positivo II
Questionado pela Domingueira sobre essas iniciativas, o governador Fábio Mitidieri comemorou. Desde sua eleição ele prometeu tomar como bandeira principal da sua gestão, a geração de empregos. Fábio disse que, nesses quase dois anos, Sergipe tem tido sucessivos números positivos. “Na semana passada, a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), já tinha apontado que o Estado atingiu, no terceiro quadrimestre de 2024, a menor taxa de desemprego da história, com percentual de 8,4%”, argumentou.