Nacional

  • Início •
  • Blog

Homem detona explosivos em torno da Praça dos Três Poderes, em Brasília; segurança é reforçada

Da redação

14/11/2024


Um homem detonou explosivos em frente à Praça dos Três Poderes, próximo ao Superior Tribunal Eleitoral (STF), e Brasília,  na noite desta quarta-feira, 13.Ele foi identificado como Francisco Wanderley Luiz, que foi candidato a vereador pelo PL nas eleições municipais de 2020 e não se elegeu.

Foram duas explosões em intervalo de 20s. A área foi isolada. Inicialmente um carro explodiu no estacionamento que fica entre o STF e o Anexo IV da Câmara dos Deputados. No porta-malas, havia fogos de artifício e tijolos. Após isso, o homem detonou explosivos na Praça dos Três Poderes (que fica entre o STF, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto).

As informações apontam que antes da explosão em frente ao STF, o homem tentou entrar no prédio, jogando um explosivo embaixo da marquise do edifício,e em seguida mostrou ao vigilante que tinha artefatos presos ao corpo,se deitou e acionou explosivo na nuca.

Na hora do fato ocorriam sessões de plenário na Câmara e no Senado, que foram suspensas. Ministros servidores foram retirados em segurança.

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, disse na noite desta quarta, que, após as explosões na Praça dos Três Poderes, todas as áreas dos poderes públicos em Brasília, incluindo Esplanada dos Ministérios, foram reforçadas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não estava no Planalto no momento das explosões. Ele deixou o local por volta das 17h30 em direção ao Palácio da Alvorada.

 

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1