Política

  • Início •
  • Blog

“Estou disposto a colocar qualquer divergência política de lado”, diz Rogério sobre avançar com o ‘Volta, Petrobras’

Da redação

04/11/2024


Após debate no Senado com o Laércio Oliveira (PP) na semana passada, o senador Rogério Carvalho (PT) realizou na manhã desta segunda-feira, 4, uma coletiva de imprensa para falar sobre a situação atual do programa ‘Volta, Petrobras’, iniciativa que visa o retorno da estatal a Sergipe e o avanço do programa Sergipe Águas Profundas (SEAP). Em entrevista à repórter Larissa Gaudêncio,  Rogério destacou que fará contato com o Governo do Estado em busca de mais avanços no projeto.

“Estou disposto a colocar qualquer divergência política de lado para garantir que o interesse do Estado de Sergipe e do povo de Sergipe sejam  preservados. E preservar o interesse do Estado e do povo de Sergipe é garantir esses R$ 109 milhões  do PAC através da Petrobrás no nosso Estado. Se essas plataformas não forem implantadas, o resto vai ser interrompido, não teremos. É a base de todo o investimento, é a base para os investimentos da Petrobras, a retomada da sede, a retomada dos trabalhadores aqui, do comando Sergipe-Alagoas, aqui em Sergipe. Ou seja, nós estamos colocando em risco o maior investimento do Estado”, afirmou.

No embate da semana passada, o senador petista apontou que Laércio apresentou uma modificação no Projeto de Lei que institui o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten), que altera substancialmente a Lei do Gás, a qual poderia comprometer a viabilidade dos investimentos planejados pela Petrobras para o estado de Sergipe.

“Ele proíbe que a Petrobras importe gás, mas não proíbe nenhuma outra empresa, o que é estranho. É preciso entender isso, eu não consigo entender. Dois, que ele estabelece um teto em lei – uma vez que não é em lei que se estabelece teto de participação de mercado, quem define e tem lei que já estabeleceu e delegou a definir participação de mercado é ALCAD,  e tem uma outra, no caso de óleo e gás, que é a ANP. Depende muito de quem vai fazer o investimento. Como é uma área de capital intensivo, ou seja, que requer muito dinheiro, não dá pra gente trabalhar com uma lógica simplista de mercado”, explicou.

O projeto o projeto ‘Sergipe Águas Profundas’ tem foco na extração de gás natural, com dois módulos cuja capacidade pode chegar a 22 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Rogério apelou para que Laércio modifique o teor do relatório apresentado perante a comissão de infraestrutura, já que a Petrobras está em fase de preparação do processo licitatório para a construção de plataformas destinadas à produção de gás em águas profundas no litoral sergipano.

Ainda sobre o embat no Senado, Láercio Oliveira (PP-SE), por sua vez, afirmou que a Petrobras está adiando de forma intencional o projeto SEAP (Sergipe Águas Profundas) para evitar um choque de oferta de gás natural, consequentemente uma redução nos preços, e manter sua hegemonia no mercado.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1