Nacional

  • Início •
  • Blog

Pix Agendado Recorrente passa a valer nesta semana; saiba como funciona

Da redação

29/10/2024


Desde essa última segunda-feira, 28, as instituições financeiras estão obrigadas a ofertar o Pix Agendado Recorrente, uma modalidade que permite automatizar os pagamentos mensais. A medida segue resolução publicada em julho deste ano pelo Banco Central (BC).

Através dela, os usuários podem fazer um agendamento para que um determinado valor caia na conta do recebedor sempre no mesmo dia de cada mês. Funciona para quem paga por serviços diretamente para outra pessoa física ou profissionais autônomos detentores de CNPJ. Assim, cidadãos podem efetuar o pagamento de aluguel ou mesada para os filhos, por exemplo. 

Nessa modalidade, cabe ao próprio usuário pagador fornecer as informações de pagamento na hora de cadastrar a recorrência. Por isso, é preciso ficar atento à chave PIX cadastrada, aos dados da pessoa que vai receber os valores e à data escolhida para que os pagamentos sejam feitos. Confira abaixo como fazer:

  • acesse a opção Pix no aplicativo do banco ou internet banking;
  • insira o valor, a chave Pix do recebedor, a periodicidade do agendamento (diário, semanal, mensal, etc.) e por quanto tempo esse agendamento será válido;
  • autorize a transação com uma senha ou biometria.
  • confirme os detalhes do agendamento e finalize o processo;

Agendamento recorrente x Pix Automático

O agendamento recorrente é diferente do que será o PIX Automático, previsto pelo BC para  junho de 2025, que também será usado em cobranças recorrentes, mas apenas com pagamentos vinculados à CNPJs para serviços como contas de água e luz, mensalidades escolares, condomínios e parcelamento de empréstimos, por exemplo.

Neste caso, é a própria empresa quem fornecerá os dados para a cobrança recorrente e caberá ao cliente autorizar os pagamentos, por meio de celular ou computador.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1