Política
- Início •
- Blog
Saiba como ocorre o processo eleitoral em municípios com apenas um candidato a prefeito
Da redação
27/09/2024
Em Sergipe, na cidade de São Miguel do Aleixo, apenas a candidata Cleane de Everton (União) aparece entre os pleiteantes ao cargo de prefeito com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ou seja, basta apenas um voto para que seja eleita.
A existência de candidaturas únicas, segundo o coordenador das eleições do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), Marcelo Gerard, é um movimento que tem se intensificado nos últimos anos em diversos municípios pelo Brasil.
Em entrevista ao Jornal da Fan, da rádio Fan FM, nesta sexta-feira, 27, ele explicou como ocorre o processo eleitoral nas cidades que detêm apenas um candidato ao Executivo.
“O fato é que o eleitor vai ter na urna eletrônica três opções: voto em branco, voto nulo e o voto no candidato que está disponível. Nesse caso, é importante saber que a lei determina que a apuração é feita apenas com os votos válidos, nem o voto nulo nem o voto em branco são utilizados para qualquer tipo de cômputo da eleição. Por exemplo, se tiver mais de 50% de votos nulos, isso não significa absolutamente nada para efeito prático da eleição”, explicou.
Como apenas os votos dados aos candidatos contam, apenas um voto é capaz de eleger um pleiteante.
Segundo dados sistematizados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o número de cidades onde há apenas um candidato disputando a prefeitura dobrou na eleição deste ano. Em todo o Brasil, há 214 municípios nesta condição.