Política
- Início •
- Blog
Em debate, Rafaela não defendeu a mãe e violou as regras combinadas
Da redação
18/09/2024
Bastidores
Por Narcizo Machado
O ponto mais crítico do debate da FM Sergipe foi o momento em que a candidata Rafaela e sua assessoria foram repreendidos ao vivo por violarem as regras, fato que contrariou a equipe da emissora e que pode ter diversas interpretações pelo eleitorado lagartense.
O segundo debate da FM Sergipe, desta vez com os candidatos à Prefeitura de Lagarto, teve um cenário que talvez tenha sido consequência das últimas pesquisas realizadas, que mostram o candidato Sérgio na liderança.
Sérgio foi bem marcado pelos dois adversários. Rafaela estava bem treinada e segura num roteiro, ela tentou a todo custo trazer a rivalidade histórica dos grupos políticos de Lagarto. Prova disso, sua fixação em pichar em Sérgio a figura de um ‘condenado’.
Sérgio lembrou a adversária, a quem chamou carinhosamente de “Rafa”, que o fato de ser candidato, por si só, já elimina a potencialidade de tais acusações. Se condenado fosse, Sérgio não estaria com sua candidatura deferida.
Benizário, opositor dos dois, aproveitou bem a oportunidade para mostrar as contradições de ambos e jogou livre, mostrando domínio das pautas históricas do PT e de suas propostas. Saiu-se muito bem.
Rafaela mostrou falas distantes da realidade e, por muitas vezes, vazias. Provocada a falar de Planejamento, a candidata perdeu seu tempo com palavras gerais e sem demonstrar domínio. Foi, inclusive, criticada por isso pelo candidato Benizário. É bem verdade que sua fala doce, postada e sua postura bem dosada ajudam e ajudaram na construção de uma imagem positiva e difícil de desconstrução.
Mais natural e sem polimento, Sérgio, em algumas vezes, mostrou certo nervosismo, mas encerrou o debate vencendo o duelo com a candidata Rafaela, que provocou Sérgio sobre conduta ética e teve que ouvir que sua mãe foi investigada pela Polícia Federal por supostos desvios de verbas da Covid, além de Gustinho ter sido condenado no caso das subvenções.
O golpe parece ter sido sentido, Rafaela tentou salvar a prefeita Hilda, o deputado Gustinho e abandonou a defesa da mãe, simplesmente ignorou.
Quanto à organização e mediação, é fundamental reiterar elogios a equipe da coirmã FM Sergipe. Show!