Política
- Início •
- Blog
Julgamento dos registros de candidatura termina nesta segunda-feira, 16
Da Redação
16/09/2024
A apenas 20 dias do primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, terminam prazos importantes do calendário eleitoral, como o julgamento dos registros de candidatura. Além disso, também expira o prazo para substituição de candidaturas e divulgação do horário e local do sorteio das seções que terão urnas auditadas no primeiro turno.
Julgamento dos registros de candidatura
Termina nesta segunda-feira, 16, o prazo para que todos os pedidos de registro de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, incluindo aqueles que sofreram impugnação e respectivos recursos, sejam julgados pelas instâncias ordinárias e as decisões publicadas.
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) informou também que, em observância ao princípio da transparência, e ao grande interesse público envolvido, um pequeno percentual das impugnações necessitarão do elastecimento do prazo, em alguns dias, para a conclusão dos litígios.
Substituição de Candidaturas e validação de dados de Urna
Também termina nesta segunda, o prazo para pedido de substituição de candidatas ou de candidatos para os cargos majoritários e proporcionais. A exceção é se a substituição decorrer de falecimento, que poderá ser realizada em data posterior, observando o prazo de até 10 (dez) dias contados do fato, inclusive anulação de convenção, ou da decisão judicial que deu origem à substituição.
Auditoria das Urnas
Por fim, termina hoje o prazo final para que a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica notifique os partidos políticos, as entidades fiscalizadoras e a sociedade em geral sobre o horário e o local onde ocorrerá o sorteio das seções que terão suas urnas auditadas no primeiro turno, bem como o cronograma da auditoria.
Em Sergipe, o TRE-SE já disponibilizou para consulta pública as informações sobre os locais onde serão realizadas as auditorias de funcionamento das urnas, cumprindo o prazo estabelecido. Os eleitores podem acessar essas informações no site do tribunal, por meio da página dedicada à Auditoria das Urnas.
*Com informações do TRE-SE