Cidade
- Início •
- Blog
Assédio eleitoral no ambiente de trabalho: Sergipe é o terceiro estado do NE com maior número de denúncias
Da redação
13/09/2024
Desde o lançamento de campanha contra o assédio eleitoral no mês de agosto, o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) recebeu 10 denúncias da prática, considerada criminosa e capaz de comprometer a liberdade do voto.
O número coloca Sergipe entre os 10 estados do país com maior número de denúncias de assédio eleitoral e o terceiro no Nordeste, região que concentra a maior parte dos casos recebidos pela instituição.
O ‘Pacto contra o Assédio Eleitoral’ foi lançado pelo MPT, juntamente com o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), o Ministério Público Federal (MPF) e demais instituições parceiras.
Nesse contexto, a Polícia Federal também atua de forma conjunta para coibir a prática, que envolve a influência, constrangimento ou ameaças de empregadores para que o trabalhador vote em determinado candidato.
No site do MPT há uma cartilha com orientações para prevenir e combater o assédio eleitoral. Outra forma de denunciar é via site do Tribunal Superior Eleitoral ou buscando as centrais sindicais.