Mundo

  • Início •
  • Blog

Morre, aos 86 anos, o ex-presidente do Peru Alberto Fujimori

Da redação

12/09/2024


Morreu nesta quarta-feira, 11, aos 86 anos, o ex-presidente do Peru Alberto Fujimori, após longa batalha contra um câncer. Ele estava internado em um hospital da capital Lima, em estado grave.

Fujimori ficou conhecido pelo crescimento ecônomico no Peru durante a década de 90, mas ficou marcado também por ter sido preso – por duas vezes,  por crimes contra a humanidade  e abuso de direitos humanos durante uma guerra contra rebeldes masoístas. Fujimo. Além disso, o ex-presidente fugiu do país após acusações de corrupção durante a sua década de governo.

Além da luta contra o câncer, Alberto Fujimori sofria com diversas outras comorbidades. Ele deixou quatro filhos e cinco netos.

Em comunicado oficial, o Governo do Peru lamentou a morte de Fujimori e desejou condolências à família. “A Presidência da República lamenta o sensível falecimento do ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori. Nossas sinceras condolências à família, a quem acompanhamos em sua profunda dor. Que Deus o tenha em Sua glória e que descanse em paz”, disse o comunicado.

Histórico

Apenas dois anos depois de chegar ao poder, em 1992, Fujimori fechou Congresso. Nos anos seguintes, surgiram denúncias de violações dos direitos humanos, abuso de poder, corrupção e até de que ele teria mentido à população sobre sua nacionalidade — a oposição afirmou que ele, na verdade, nasceu no Japão, mas adulterou sua certidão de nascimento para poder concorrer à presidência no Peru.

Diante da chuva de denúncias, o ex-presidente deixou o país em segredo. Ele fugiu para o Japão, onde seus pais nasceram, e, de lá, enviou um fax com um pedido de renúnciaFicou em autoexilio por sete anos, mas foi preso durante uma visita ao Chile e extraditado de volta ao Peru, e em 2009, foi condenado pela morte de 25 civis durante dois massacres executados pelo Exército peruano.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1