Política
- Início •
- Blog
Eleições 2024: Confira as propostas dos candidatos à Prefeitura de Aracaju voltadas para a Saúde
Da redação
O serviços de saúde ofertados à população aracajuana estão entre a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco (Zona Sul) e a do Nestor Piva (Zona Norte), além de 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS) distribuídos por toda a capital sergipana.
Considerando a importância desses serviços prestados aos cidadãos, o Portal Fan F1 reuniu as propostas dos candidatos à Prefeitura de Aracaju sobre o tema. Confira:
Candisse Carvalho (PT)
Na Atenção Básica:
- Rapidez no acolhimento e no acesso à marcação de consultas e exames.
- Reestruturação e ampliação das equipes de saúde da família, bem como do número de unidades básicas de saúde, com a construção de pelo menos mais 10 UBS’s.
- ATENÇÃO BÁSICA com o Saúde Todo Dia:
- Ressignificar o trabalho de Agentes Comunitários de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde com base no olhar sob o território e famílias, a vulnerabilidade e riscos, a vigilância, a prevenção e aprimorar à saúde, garantindo assim as condições de acolhimento à população.
- Reorganizar e ampliar os eMulti (equipes multidisciplinares no atendimento ao usuário)
- Universalizar o atendimento odontológico na atenção básica, com a ampliação de equipes, implementação de Raio-X Odontológico, incluindo cirurgião dentista no Programa Melhor Em Casa.
- Ampliar o programa Melhor Em Casa com novas equipes multiprofissionais para garantir assistência domiciliar, articulada aos demais níveis de assistência.
- Implantar o Programa de Cuidados Paliativos para atendimento humanizado em domicílio.
- Implantar no acolhimento de acesso o indicador sobre segurança alimentar, avaliando os riscos de domicílio para garantir o cuidado em saúde e inclusão nas políticas de assistência social.
- Qualificar as equipes em princípios de segurança alimentar e nutricional com vistas a implantação de um Programa Municipal de Combate ao excesso de peso e a obesidade.
- Implementar o Programa Consultório Na Rua, fazendo a busca ativa para atualização dos serviços de saúde da população vulnerável, especialmente os moradores de rua.
- Organizar uma Rede de Formação em Saúde Pública que envolva todas e todos os serviços de saúde municipais e instituições de ensino focado na formação técnicopolítica dos profissionais com restabelecimento do Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde.
- Implementar e fortalecer a política de atenção integral à saúde da mulher, com a prevenção, agilidade no diagnóstico, exames e consultas especializadas e encaminhamentos para rapidez na resolutividade das questões em saúde.
- Estruturar o atendimento especializado à vítima de violência doméstica e abuso sexual, capacitando as equipes de saúde no atendimento humanizado à vítima.
- Construir e implantar o Plano de Ação da Primeira Infância na Saúde de Aracaju com a criação de núcleo articulador com as demais políticas de assistência.
- Implementação de uma política de atenção integral à saúde da criança com ênfase em assistência ao aleitamento materno, vacinação, atendimento especializado, acesso aos testes rápidos e acolhimento humanizado.
- Implementar o prontuário eletrônico conectando-o às redes assistenciais de saúde.
- Dar prioridade ao combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
- Informatizar a Rede, com uso de Telessaúde, integrando-a à atenção básica e outros serviços do SUS.
- Ampliar o Programa Nacional de Imunizações, com ampla mobilização e ampliação de investimentos que garantam cobertura superior a 95% da população, ao mesmo tempo desenvolvendo estratégias que combatam as fake news e o movimento antivacina.
- Enfrentar as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), com prioridade para o câncer e as enfermidades cardiovasculares, com medidas e ações preventivas e diagnóstico precoce.
- Orientar as políticas de prevenção e controle do uso abusivo de álcool e outras drogas, fortalecendo a rede de atenção psicossocial com base no cuidado, liberdade e respeito aos Direitos Humanos.
- Fortalecer no nível municipal o Programa Farmácia Popular, a Farmácia Viva e Fitoterápicos, a política nacional de assistência farmacêutica em todos os níveis de atenção, permitindo o acesso rápido, qualificado, racional e eficaz aos medicamentos.
- Reestruturar a assistência farmacêutica do município, considerando os princípios do SUS, implantando uma política de distribuição com qualidade e regularidade nos diversos programas de assistência.
- Fortalecer a participação popular democrática e o controle social no SUS por meio das Conferências e Conselhos municipais, os quais devem ser referência para a deliberação de políticas de saúde, com planejamento participativo, transparência de gestão e ampliação da base social de defesa do SUS.
- Investir na descentralização do SUS, regionalização e pactuação tripartite de compromissos.
- Valorizar o trabalho em saúde para que os trabalhadores/as da saúde tenham vínculos protegidos por concursos, salários, jornadas e ambientes de trabalhos dignos, saudáveis e seguros
- Retomar as mesas permanentes de negociação coletiva, sempre que cabível, no plano municipal.
- Articular universidades e instituições de ensino, gestão pública, serviços de saúde, trabalhadores/as e movimentos sociais.
- Garantia da Atenção integral a ̀Saúde da pessoa idosa.
- Intensificar a parceria com a Secretaria de Educação para realizar ações do Programa Saúde na Escola fortalecendo as políticas de saúde e educação.
- Reativar e ampliar o número de academias populares nos bairros.
- Incentivar a prática de atividades físicas através da implantação de programa de ginástica laboral.
- Promover mutirões, campanhas, palestras e oficinas, com o objetivo de orientar o autocuidado em todas as dimensões da saúde.
- Promover ações de educação alimentar com foco nas crianças, adolescentes e idosos a partir das escolas municipais.
- Reconhecer a importância do quesito raça/cor nos sistemas de informação em saúde.
- Consolidar a Rede de Atenção a ̀pessoa com deficiência.• Reduzir a taxa de mortalidade infantil.
NA ATENÇÃO HOSPITALAR com o Saúde Todo Dia:
- Reestruturar a Rede Hospitalar, identificando as áreas de desequilíbrio na atenção hospitalar de média e alta complexidade, buscando equalizar as ofertas nos leitos Clínicos, Obstétricos, Pediátricos e de UTI conforme a necessidade da população.
- Reorganizar a Rede Hospitalar articulando as unidades assistenciais, de modo a garantir ofertas complementares entre os Hospitais, fomentando áreas críticas da alta complexidade como a Cirurgia Cardíaca, Ortopédicas, Neurocirurgia, Cabeça e Pescoço e Cirurgias Oncológicas, buscando o atendimento das demandas de saúde.
- Remapear os hospitais municipais conforme perfil assistencial, propondo a reorganização e reestruturação da rede de assistência hospitalar a fim de viabilizar o acesso aos níveis de complexidade em saúde que as necessidades exigirem;
- Reavaliar as contratualizações com os prestadores hospitalares, com o intuito de ampliar a oferta de serviços em todos os níveis de complexidade conforme a demanda, buscando a excelência no atendimento da população.
- Consolidar o padrão de integralidade na rede hospitalar interligando-a às outras redes assistenciais, buscando a continuidade da linha do cuidado do usuário no sistema de saúde municipal.
- Implantar os protocolos de urgência mental, serviço hospitalar de referência AD, leitos de CAPS e ações no território sob a coordenação da Atenção Psicossocial.
URGÊNCIA:
- Construção de pelo menos 3 novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA`S), bem como a revisão do contrato vigente com a UPANestor Piva.
- Implementar nas UPA`s um acolhimento com protocolo integral para as vítimas de AVC, infarto agudo do miocárdio e trauma.
- Reestruturar com novos protocolos e novas tecnologias, o Controle, Regulação e Monitoramento da Secretaria, com vistas a melhoria na prestação de serviços e exames especializados.
- Instituir o SAMU Aracaju (192) sendo regulado por meio da Central de Regulação Municipal.
- Implantação de atendimento no SAMU ao usuário com comorbidade de obesidade.
- Implementar o protocolo de atendimento no SAMU ao paciente psiquiátrico para garantir a segurança e o acolhimento adequado para situações de crise.
ESPECIALIDADES:
- Ampliar a capacidade instalada nos centros de especialidades, descentralizando serviços e tornando-os mais acessíveis e resolutivos.
- Investir na densidade tecnológica dos Centros de Especialidades, em consonância com a política do Ministério da Saúde “Programa Mais Acesso a Especialistas”, visando ampliar a oferta dos serviços e a qualificação do cuidado.
- Implementar o Centro de Reabilitação para cuidar das pessoas que precisam de tratamento neuromotores, intelectuais, auditivos, visuais, e pessoas ostomizadas.
- Reorganização da rede de Atenção Psicossocial com ampliação de profissionais, capacidade instalada dos CAP`s, e leitos de urgência.
- Reestruturar a rede de atenção aos usuários de álcool e drogas.
- Garantir o diagnóstico e acompanhamento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
- Garantir o fornecimento permanente de insumos e medicamentos e equipamentos nos atendimentos odontológicos especializados.
- Implementar a rede de cuidado da Atenção Materno Infantil e da Saúde da Criança, com foco na agilidade no atendimento e na prevenção.
- Implantar um novo Centro de Especialidade Odontológica na zona norte da capital.
- Implementar um Núcleo de Especialidades Médicas da Mulher com foco na agilidade no atendimento e prevenção de doenças.
- Revisar contrato da nova maternidade municipal a fim de garantir o funcionamento humanizado aos usuários.
- Fortalecer os serviços de IST/AIDS do município.
- Garantir a regularidade na distribuição ininterrupta de medicamentos nas unidades básicas de saúde, bem como de insumos para pacientes diabéticos.
- Garantir o atendimento humanizado à população LGBTQIA + com protocolos definidos, respeitando suas especificidades.
- Reativar o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e torná-lo articulado com demais serviços da saúde, assistência social e previdência (INSS).
- Reavaliação periódica da lista de medicamentos distribuídos nas unidades de saúde, garantindo a atualização de novos medicamentos de acordo com as necessidades da população.
- Fortalecer a Ouvidoria Municipal de Saúde garantindo profissionais qualificados para uma escuta ativa diante dos problemas internos e das demandas externas da população.
- Reestruturar os serviços de referência em tuberculose, hanseníase e leishmaniose.
Delegada Danielle (MDB)
- Promover a saúde da população com foco em qualidade de vida e saúde integral.
- Zerar a fila de exames.
- Profissionalizar, informatizar e despartidarizar a gestão da saúde.
- Adequar a rede de atenção à saúde para a transição demográfica.
Emília Corrêa (PL)
Atenção Primária à Saúde (APS)
- Ampliar o número de equipes do PSF para garantir cobertura total em todas as áreas de Aracaju, especialmente nas regiões mais vulneráveis.
- Implementar e fortalecer farmácias populares nas UBSs, garantindo a distribuição gratuita de medicamentos essenciais e insumos básicos.
- Estabelecer parcerias com instituições de ensino para promover ações de saúde comunitária e projetos de extensão.
- Os servidores e profissionais da saúde seguirão em processo de formação continuada, com o fortalecimento do Centro de Educação Permanente, a fim de garantir a qualidade do atendimento, assegurando uma postura de atenção e cuidado que responda efetivamente à expectativa da população.
- Implementar ações de saúde preventiva focadas em doenças crônicas, saúde mental, saúde da mulher, do idoso, do homem, da criança e da comunidade LGBTQIAPN+ em Aracaju, promovendo saúde integral e bem-estar.
Saúde Materno-Infantil
- Implementar um sistema exclusivo de agendamento on-line para consultas de pré-natal e pediatria, ampliando a cobertura de exames pré-natais, garantindo que todas as UBSs ofereçam serviços completos.
- Credenciar Aracaju com o “Selo Cidade Amiga da Criança”, com incentivo ao aleitamento materno, desde o pré- -natal, formando as equipes de agentes de saúde e todos os profissionais das UBSs, no manejo da amamentação.
- Reformular a Maternidade Municipal, transformando-a em um Centro de Atenção e Acolhimento Materno Infantil: Hospital da Mulher e da Criança.
Saúde do Idoso
- Mapear a população idosa e suas necessidades, criando um banco de dados para monitoramento contínuo, acompanhando a mudança demográfica da população e suas necessidades.
- Implementar ações de acompanhamento domiciliar para idosos com mobilidade reduzida, como por exemplo as doenças de Alzheimer e Parkinson, garantindo atendimento médico e suporte nutricional.
Saúde do Homem
- Lançar campanhas de conscientização sobre a importância de exames preventivos, sobretudo, para prevenção do câncer de próstata e outros.
- Criar nas UBS estratégias para oferecer consultas e marcação de exames especializados, mesmo aos que trabalham com horários alternativos.
- Implementar programas de apoio psicológico e grupos de apoio para homens, focando em saúde mental, alcoolismo e prevenção ao suicídio.
Saúde da Família
- Implantar o Programa “Aracaju Vivendo Mais e Melhor”, com ações itinerantes de saúde, objetivando levar serviços de saúde para os bairros, a exemplo de mamografias, ultrassonografias, exame de lâmina, oftalmologia, entre outros;
- Otimizar o consultório de rua para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
- Realizar campanhas de promoção da saúde, focando em prevenção de doenças crônicas e hábitos saudáveis, através de ações conjuntas de longevidade.
Saúde da Pessoa Com Deficiência (PCD)
- Adaptar todas as UBS’s para garantir acessibilidade e atendimento especializado para pessoas com deficiência.
- Otimizar programas de reabilitação e fisioterapia, oferecendo suporte contínuo para a melhoria da qualidade de vida.
- Implementar programas de inclusão social e laboral, promovendo a autonomia e a integração das pessoas com deficiência.
- Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, ampliar o atendimento de crianças neurodivergentes com estratégias individuais e em grupo, além da criação de um centro para tratamento específico.
Atendimento de Urgência
- Construir uma nova Unidade de Pronto Atendimento (Hospital de Pequeno-Porte/ HPP) na Zona de Expansão.
- Reestruturar os HPPs da Zona Norte (Nestor Piva) e Zona Sul (Fernando Franco).
- Implantar Centro de Diagnóstico por Imagem e Centro de Especialidades vinculados aos Hospitais da Zona Norte e Zona Sul.
- Integrar os serviços de urgência com a Atenção Primária da Saúde, garantindo que os pacientes recebam acompanhamento contínuo após o atendimento de emergência (Prontuário único).
- Formação continuada das equipes de urgência para o atendimento adequado de pessoas com deficiência, idosos, garantindo acessibilidade e cuidados específicos, inclusive para as crianças neurodivergentes
Vigilância em Saúde
- Fortalecer a vigilância epidemiológica de doenças que afetam gestantes, crianças, idosos garantindo a prevenção e o controle de surtos.
- Integrar a Vigilância em Saúde com a Atenção Primária de Saúde, garantindo que as informações coletadas sejam utilizadas para planejar ações de prevenção e promoção da saúde.
- Promover a formação continuada dos Agentes Comunitários de Saúde para que sejam atuantes na vigilância epidemiológica como na educação em saúde, garantindo inovação tecnológica (equipamento eletrônico) em favor da saúde.
Monitoramento em Saúde
- Ampliar e divulgar os canais de comunicação para que a população possa dar opinião, fazer críticas, elogios, sobre os serviços de saúde, garantindo transparência e responsividade, como também servindo de parâmetro para reconhecimento aos profissionais que se destacarem.
- Criar um serviço on-line de acolhimento pré-hospitalar, responsável pela classificação de risco, coordenando o atendimento de urgência entre os HPPs e as UBSs, garantindo uma resposta rápida e eficiente, evitando que casos não urgentes sejam encaminhados para os HPPs.
Atenção Especializada
- Expandir o uso da telemedicina para consultas de triagem, acompanhamento de doenças crônicas e orientação de saúde.
- Ampliar e fortalecer os CAPS, oferecendo suporte adequado para pessoas com transtornos mentais, dependentes químicos e suas famílias.
- Integrar os cuidados com a Neurodiversidade junto a educação e assistência social, de forma a estender o cuidado à família.
- Ampliar a oferta de atendimento de fisioterapia motora, com equipamentos modernos e de alta tecnologia.
- Criação do Ambulatório de Serviços em saúde para a população trans, oferecendo atendimento especializado e acolhedor. Os serviços devem incluir saúde mental, endocrinologia, ginecologia, urologia, infectologia, e suporte social, além de programas de prevenção de doenças.
- Criar o Centro de Suporte ao Tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Neurodivergentes.
Saúde Bucal
- Expandir os serviços de saúde bucal nas UBSs, oferecendo condições de trabalho aos odontólogos, e garantindo acesso a tratamentos preventivos e curativos para toda a população.
- Criar um CEO (Centro de Especialidade Odontológica) vinculado ao Hospital Nestor Piva e reestruturar o CEO do Hospital Fernando Franco.
- Reestruturar a Urgência Odontológica 24h.
- Criar o gabinete odontológico itinerante para visitar escolas e instituições (Aracaju Vivendo Mais e Melhor).
- Criar uma assistência odontológica para crianças neurodivergentes e mulheres.
Assistência Farmacêutica
- Reestruturar a Coordenação de Assistência Farmacêutica do Município de Aracaju, com a criação de uma Central de Distribuição de Medicamentos, fortalecendo a gestão da assistência farmacêutica, aprimorando a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população e garantindo o uso eficiente dos recursos públicos.
- Estabelecimento da Assistência Farmacêutica Integral em todas as farmácias da rede municipal de saúde, fundamentada nas leis 13.021 de 2014 e 5.991 de 1973.
- Implementação de Farmácias Vivas com participação ativa do farmacêutico, com acesso a plantas medicinais, promoção da saúde e bem-estar, e promovendo orientação aos usuários.
Saúde Animal (Zoonoses)
- Criar o Hospital Municipal Veterinário.
- Criar o PetMóvel que percorrerá diariamente os bairros de Aracaju.
- Estabelecer parcerias com ONGs e abrigos de animais.
- Criar o selo “Empresa Amiga PetAju”, para aquelas empresas que financiarem o tratamento dos animais, a compra de rações e medicamentos para distribuição gratuita a famílias de baixa renda, ONGs e abrigos de animais cadastrados pelo Município.
- Estruturar o Centro de Zoonoses para um melhor atendimento e prestação de serviços.
- Organizar eventos de adoção regular em parceria com ONG’s
Felipe Vilanova (PCO)
- A saúde pública deve ser colocada a serviço dos trabalhadores. Primeiro, é preciso garantir que nenhuma empresa privada tome controle do SUS como acontece com as OSs. O serviço de saúde público deve ser completamente estatal. Além disso, os trabalhadores devem ganhar um salário digno, como citado no ponto acima. Eles devem ter o controle do sistema de saúde por meio das suas próprias organizações, o que remove o controle desse setor pelos burocratas. Por fim, em todo o Brasil, o SUS é totalmente insuficiente para garantir o mínimo para a população. Sendo assim, deve ser realizado um enorme investimento para que se garanta saúde gratuita e de qualidade para todos os trabalhadores. Pela estatização de todo o sistema de saúde!
Luiz Roberto (PDT)
- Implantar um modelo de atendimento inovador na Atenção Básica de Saúde, da seguinte forma:
-
- Disponibilizar estrategicamente nas Unidades de Saúde da Família – USF uma equipe composta por médicos e enfermeiros que atenderão exclusivamente casos clínicos, sem agendamento prévio, mas que tenham caráter de urgência;
- As unidades que receberem este modelo serão ampliadas e terão ala exclusiva para realizar os atendimentos, que contará com um leito de estabilização, coleta de exames e um aparelho móvel de Raio X;
- Assim, o paciente urgente será atendido de forma mais ágil e, se necessário, será transferido para uma unidade hospitalar. Com esta ampliação da UFS, as UPAs da Zona Norte e Zona Sul terão sua demanda diminuída e proporcionando mais conforto aos pacientes.
- Lançar concurso público para todas as áreas da saúde, contribuindo com o aumento de profissionais habilitados;
- Complementar e ampliar o número de equipes de Atenção Primária nas unidades de saúde e qualificá-las para atenção a populações de maior vulnerabilidade, conforme a necessidade de cada território;
- Ampliar os serviços do CEMAR – Centro de Especialidades Médicas de Aracaju, com equipes completas que supram as necessidades dos pacientes;
- Realizar projeto Continuar Cuidando para atendimento a pacientes em transição, ou seja, aqueles que não precisam mais ficar internados, mas que ainda exigem cuidados que os impeça de ir diretamente para casa, oferecendo um melhor atendimento ao paciente e a sua família, que muitas vezes não possuem estrutura física e nem capacidade financeira para fornecer os cuidados necessários;
- Ampliar significativamente a oferta para reduzir as filas de consultas e exames, com prioridade a especialidades com maior tempo de espera utilizando-se da telemedicina e convênio com a rede privada;
- Ampliar e modernizar as instalações dos Hospitais Zona Sul – Des. Fernando Franco e Zona Norte – Dr. Nestor Piva, melhorando consideravelmente o atendimento a população; 8. Ampliar o acesso da população à saúde construindo novas USF – Unidades de Saúde da Família, nas seguintes regiões:
-
- Bairro Mosqueiro (nova unidade);
- Bairro Porto Dantas (nova unidade);
- Bairro São Conrado (nova unidade);
- Bairro Marivan (nova unidade);
- Bairro Farolândia (nova unidade)
- Bairro Soledade (nova unidade);
- Bairro Aeroporto (nova unidade)
- Bairro Atalaia (nova unidade)
- Bairro Santos Dumont (ampliação)
- Bairro 18 do Forte (ampliação)
- Construir o Centro Materno Infantil, no Bairro 17 de Março, com a finalidade de ampliar a atenção e assistência para atendimento à MULHERES em todas as especialidades. Nessa Unidade será realizado também, o acompanhamento do pré-natal que irá de consultas ao plano de parto e todo o período do puerpério, além do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças de 0 a 11 anos com pediatras e adolescentes de 12 a 18 anos com hebiatras;
- Construir um Centro de Imagem e Diagnóstico, garantindo mais agilidade no atendimento;
- Criar o Centro de Convivência do Idoso totalmente adaptado no bairro Coroa do Meio, com linha de cuidado de saúde completa e exclusiva e com atendimento humanizado exclusivo para esse público;
- Construir um Centro de Referência para Atendimento Especializado exclusivo para pacientes neurodivergentes. Trata-se de um complexo neurossensorial, com instalações adequadas projetado segundo os princípios da neuroarquitetura para proporcionar a esses pacientes um tratamento especializado e humanizado por meio de uma abordagem integrada, com espaços inovadores e inclusivos, proporcionando o desenvolvimento psicomotor, lúdico e emocional das crianças;
- Criar o Projeto Amor para Quem Cuida para dar apoio emocional, suporte psicológico e treinamento aos pais atípicos e/ou responsáveis, ou cuidadores de paciente neurodivergentes;
- Capacitar todos os profissionais da saúde para melhor atender os pacientes neurodivergentes;
- Manter a Linha do Cuidado Integral de Atenção à Pessoa com Deficiência a fim de efetivar a integralidade na assistência à saúde, em todos os pontos da RAS (Rede de Atenção à Saúde);
- Ampliar e reforçar as equipes da Rede de Atenção Psicossocial trabalhando em parceria com o AMENT – Unidade de Referência em Psicologia e Psiquiatria para pacientes com transtornos de ansiedade, de humor, dependência química, ideação suicida, auto mutilação, acumuladores, entre outros;
- Ampliar o horário de atendimento de Unidades de Saúde da Família (USF) conforme a necessidade da região e avaliação de indicadores de saúde;
- Construir um complexo com o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, uma Unidade Saúde da Família e uma unidade da Academia da Cidade, no Bairro Farolândia;
- Implantar a Unidade de Odontologia Móvel – UOM para facilitar o acesso da população a esse serviço;
- Ampliar a cobertura de saúde bucal na rede básica e dar ênfase no desenvolvimento das ações preventivas, e a continuidade do cuidado em todos os níveis de complexidade, sob a ótica das redes de atenção à saúde, além de realizar convênio para atendimento de Urgência Odontológica 24 horas;
- Dar seguimento para contratação dos procedimentos da linha de cuidado da oftalmologia, de forma integral (consultas, exames e cirurgias) e promover ações preventivas em escolas;
- Fortalecer a Política de Promoção à Saúde, de forma articulada intra e Inter institucionalmente, com a FUNDAT, SEMED, SEMFAS e SEJESP incluindo ações para melhoria da saúde mental, diminuição da mortalidade infantil e prevenção através de atividades educacionais (cursos), ocupacionais e físicas;
- Reforçar as ações do SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar, promovendo a saúde, prevenindo e tratando de doenças em domicílio, integrando as redes de atenção à saúde, através da estratégia da saúde da família;
- Avançar na qualificação tecnológica da saúde:
- Reforçar o prontuário eletrônico (busca ativa, possibilidade de o usuário inserir o pedido de alta complexidade, certificação digital, receita eletrônica, acompanhamento de pacientes internados pela família);
- Instalar totens de atendimento para viabilizar o atendimento nas unidades básicas e hospitais municipais; • Dispor de processo de regulação com inteligência artificial e automatização de procedimentos;
- Implantar no almoxarifado, sistema tecnológico de gestão para fins, inclusive, de unitarização e controle de perdas;
- Reforçar a divulgação do aplicativo de marcação de consulta e resultado de exames, para evitar a ida dos pacientes a USF para esse fim.
- Reforçar e ampliar os atendimentos por telemedicina, ganhando ainda mais eficiência no atendimento e diminuindo o tempo de espera;
- Implantar a teleinterconsulta, trata-se de convênios firmados com instituições de saúde nacionais e/ou internacionais, para que os médicos das USF possam se comunicar com médicos especialistas direcionando o melhor tratamento para os pacientes;
- Ampliar o número de unidades de referência com farmacêuticos, possibilitando a melhora do acesso da população a dispensação de antimicrobianos e medicamentos controlados;
- Estruturar a coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, estabelecendo pontos de controles e indicadores relacionados ao monitoramento de dados da área de saúde ambiental, que venha assegurar melhor qualidade de saúde e bem-estar à população, na redução dos impactos que a mudança climática vem trazendo como problema de saúde pública.
Niully Campos (PSOL)
- Não aceitar nenhum tipo de parceria público-privada (PPP) no âmbito da saúde!
- Fortalecer a saúde pública com a máxima prioridade!;
- Realização de concurso público para área da saúde,
- Valorização dos serviços administrados diretamente pelos municípios, combatendo a terceirização e quarteirização na saúde através de convênios com ONGs e OS;
- Retirada das formas de terceirização da gestão da Maternidade Pública “Lourdes Nogueira” e do Hospital Nestor Piva gerando economia de recursos e uma prestação de serviço de qualidade e humanizada!
- Reabertura imediata da urgência pediátrica do Hospital Nestor Piva e estabelecimento de Plano Municipal de Enfrentamento às doenças respiratórias em Pediatria, durante o período sazonal em Aracaju.
- Reformas e estruturação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com possibilidade oferta do0 atendimento estendido e aos finais de semana;
- Fortalecer programas de prevenção a Zika Vírus, Dengue, Chikungunya, Calazar.
- Manutenção de políticas públicas para fortalecimento de programas de educação em saúde nas comunidades, escolas e mídia;
- Fortalecimento e ampliação do Programa de Saúde da Família (PSF), para acompanhamento sistemático da saúde da população;
- Ampliação e valorização do número de agentes de saúde para atuação junto às comunidades;
- Atendimento odontológico curativo e preventivo, nas comunidades e escolas;
- Concursos públicos para médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos e demais profissionais que compõem a equipe multiprofissional, para atendimento nas unidades de saúde; fortalecendo assim o PSF e Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) com garantia de ginecologista, obstetra, pediatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionista, profissional de Educação Física, entre outros;
- Estabelecer programas de atendimento a grupos específicos, como gestantes, crianças, deficientes físicos e pacientes portadores de doenças crônicas;
- estabelecer programa eficiente de saúde da mulher;
- Incentivar o preenchimento e coleta do quesito cor em todas as ações e programas de saúde;
- Ampliar os Programas de prevenção das doenças que mais afetam a população negra (Diabetes, Doenças Cardiovasculares, Doença Renal Crônica e Cânceres);
- Formação profissional dos trabalhadores da saúde para atendimento da população LGBTQIA+; serviços especializados em aborto legal nos hospitais municipais;
- Atividades físicas comunitárias em praças e espaços públicos dos bairros;
- Melhoria da rede de atendimento à saúde mental nos CAPS;
- Criação de rede de atendimento específico multidisciplinar para toxicômanos de forma separada dos quadros de doenças mentais;
- Gestão democrática de hospitais e postos de saúde;
- Diálogo aberto com os profissionais da saúde com o objetivo de aumento salarial, plano de carreira, etc. Conselhos municipais de saúde, gestão e concurso público;
- Controle social e fiscalização da saúde. Toda a administração da saúde deve estar submetida a um rigoroso controle social através de um organismo de fiscalização formado por profissionais do setor e membros das comunidades que fique responsável por monitorar todos os gastos com compra de equipamentos, medicamentos e demais insumos.
- Transparência nas filas de espera para procedimentos especializados, como agendamentos de cirurgia, entre outros.
- Instituir e incentivar programas e ações de reversão dos dados de mortalidade materna das mulheres negras;
- Propor redistribuição da renda dentro do Sistema Único de Saúde garantido melhorias nos Centro de Atenção Psicossocial;
- Propor a formação em saúde mental da população negra para profissionais em saúde e assistência social que atuam no CAPs;
- Propor Projeto de Lei que estabeleça a obrigatoriedade dos boletins epidemiológicos e os demais documentos oficiais do município apresentarem informações detalhadas sobre ocorrência e a evolução das doenças incluindo quesito raça/ cor;
- Implementar políticas de Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos nas áreas da saúde, educação e da segurança, conscientizando sobre planejamento familiar e garantindo a livre orientação sexual, as identidades de gênero, a autonomia do corpo da mulher;
- Promover formações para as e os profissionais de saúde voltadas para as relações de gênero e sexualidade;
- Instituir Programa de atenção humanizada ao maconha legal, no âmbito do município por meio da rede de assistência obstétrica do município que preze pelo acolhimento, orientação e atendimento clínico adequado, segundo referenciais éticos, legais e bioéticos, prezando pela saúde da mulher;
Yandra Moura (UB)
Estratégia Saúde da Família
- Apoiar a implantação do programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica (PMAQ);
- Ampliação das Unidades Básicas de Saúde, entre 8 a 10 novas unidades;
- Ampliar o horário de atendimento das unidades básicas de saúde, até às 22h, estrategicamente por bairros;
- Ampliar as equipes da estratégia saúde da família em mais 20 equipes;
- Revitalizar e modernizar as unidades de saúde com garantia da sustentabilidade e acesso ao atendimento;
- Criar um centro de atendimento de doenças crônicas;
- Melhorar o acesso aos serviços de saúde, através da gestão com profissionais capacitados, investimento em tecnologia e otimização do atendimento;
- Atendimento integrado de acordo com a realidade das famílias e os problemas de saúde a que estão expostas, garantindo a assistência a todos.
Rede de Urgência e Emergência
- Reforma e modernização dos dois hospitais de pequeno porte – zona sul e zona norte, para somar aos equipamentos de saúde de urgência e emergência, qualificando a assistência pediátrica e adulta.
- Construção de um Hospital Municipal tipo 2, sendo uma unidade de urgência/ emergência e recursos tecnológicos e humanos adequados para o atendimento geral das urgências/emergências de natureza clínica e cirúrgica.
Programas de Saúde
- Estruturar e ampliação do serviço do Melhor em Casa;
- Ampliar o Programa Saúde na Escola, com a ênfase no combate à obesidade, na promoção da atividade física, e focando no programa Enxergando o Futuro, que é fazendo os exames oftalmológicos nas crianças, para que eles evitem o baixo rendimento na sala de aula em virtude do problema visual, do problema oftalmológico.
- Implantar o Programa de Atendimento de Grupos Vulneráveis;
- Criar o Programa Saúde da Mulher, com tratamento da endometriose e síndrome do ovário policístico;
- Programa Mulher Enxuta;
- Aumento da cobertura vacinal em 10%;
- Intesificar e ampliar através de parcerios as Campanhas de Vacinação;
- Ofertar todas as vacinas com qualidade a todas as crianças;
- Ampliação de horários das salas de Vacina nas Unidades Básicas de Saúde;
- Aproveitar o momento das consultas ou outros procedimentos nas Unidades de Saúde para avaliar o cartão vacinal.
- Ampliação e revitalização do Programa de Trasporte Seguro: serviço de remoção domiciliar de pacientes com necessidade de realizar procedimentos e que tenham dificuldade de locomoção;
- Criação do Programa “Viver Bem” que engloba alimentação, hábitos e sustentabilidade;
- Fortalecimento do programa de saúde mental do município;
- Criar Centro de Atendimento para as pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade – (TDAH) juntamento com suas famílias, promovendo inclusão e desenvolvimento pleno.
- Reduzir a incidência e prevalência de zoonoses;
- Criação do hospital veterinário 24h, com uso do Castramóvel (projeto página 26);
- Fortalecimento do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cerest) – Cerest Aracaju Anísio Dário.
TEA
- Para apoiar os portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Aracaju, é vamos investir na capacitação e contratação de profissionais especializados, como psicólogos, monitores e terapeutas ocupacionais. Além disso, a melhorar os serviços de transporte público, saúde e educação para garantir que todos os indivíduos com TEA e suas famílias tenham acesso equitativo a cuidados e oportunidades. Essas medidas visam proporcionar um suporte adequado e integrado, assegurando que as necessidades específicas dos portadores de TEA sejam atendidas de forma eficiente.
Saúde Mental
- Ampliar estrategicamente os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) 24h, de modo a garantir a assistência aos usuários em tempo integral;
- Ampliar e garantir o acesso a uma rede de cuidado e apoio familiar, mediante psicólogos e psiquiatras nas comunidades.
- Criar um programa de cuidado e apoio a ex-usuários de drogas e álcool, bem como apoio aos familiares reinclusão social.
Reduzir a Mortalidade Infantil
- Reduzir significativamente a taxa de mortalidade infantil no município através ampliação do atendimento pediátrico para todas as UBS.
Atendimento Especializado
- Criar um hospital dia, para cirurgias de pequena complexidade.
- Garantir a referência e contrarreferência do atendimento ao usuário com a criação de: canais diretos de comunicação entre as secretarias, indicadores de saúde na rede de atenção, informações do usuário no sistema e continuidade do cuidado.
- Ampliar serviços de consultas e exames especializados.
- Desenvolvimento de um aplicativo de acessibilidade da Rede de SaúdedeAracaju. Reestruturar e modernizar a central de regulação do município – a Regulação.
- Estruturar a oferta de serviços de exames por imagens.
- Criação do gabinete de monitoramento e gerenciamento de crise.
- Ampliar serviços de consultas e exames especializados.
Colaboradores
- Promover um Programa de Educação Continuada Estruturada (Educação Permanente).
- Restruturação do Plano de Carreira.
- Melhores condições de trabalho com aumento do número de profissionais em serviços com grande demanda, aquisição de equipamentos e insumos necessários para o atendimento de qualidade, seguro e eficiente para a população de Aracaju.
- Efetuar processo seletivo para contratação dos profissionais que irão gerenciar as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
- Criação imediata da Mesa Permanente Efetiva de Negociação dos Servidores Municipais de Aracaju.
- Estudo e implementação do Piso Salarial, conforme contido na Emenda Constitucional nº120 na Lei Federal 61/2023,respeitaremos as Datas Bases.
- Criar um programa de educação permanente para atualizar os profissionais sobre melhores práticas.
- Assegurar a entrega regular de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais de proteção necessários para a função,promovendo um ambiente de trabalho seguro e eficaz.
Direito À Saúde Da Mulher e da Criança nos Primeiros 1.000 Dias
FASE 1 – PRÉ NATAL:
- Através da atenção primária (Unidades Básicas de Saúde), iremos Garantir a Oferta:
- Consultas pré-natais
- Exames laboratoriais pré-natais
- Acompanhamento na Caderneta da Gestante (ou Cartão da Gestante)
- Acompanhante de livre escolha em todo o pré-natal
- Ao encaminhamento (referenciamento) para serviços especializados
- Orientações, desde o pré-natal, sobre boas práticas no parto
- Informações, desde o pré-natal, sobre os benefícios e riscos das diversas vias do parto
- Saber o local onde ocorrerá o parto
- Plano de Parto
- Orientações, desde o pré-natal, sobre o aleitamento
- Orientações sobre boas práticas alimentares e suplementação
- Vacinação
FASE 2 – PARTO E NASCIMENTO
- Através da Maternidade Municipal, iremos Garantir a Oferta:
- Acolhimento com Classificação de Risco
- Acompanhante de livre escolha em tempo integral durante toda a internação
- Um profissional responsável pelo atendimento ao parto
- Ter acesso a diferentes formas de alívio da dor
- A receber cuidado baseado em boas práticas no parto e nascimento
- À atenção humanizada em situação de interrupção da gestação
- Ao contato pele a pele e ao aleitamento materno na primeira hora de vida
- Ter o cordão umbilical cortado em tempo oportuno
- Ao alojamento conjunto com sua mãe
- Ser internado no componente da Unidade Neonatal de acordo com sua necessidade
- Ao livre acesso e permanência dos pais na Unidade Neonatal e na Unidade de Cuidados Intermediários
FASE 3 – PUERPÉRIO:
- Através da Maternidade Municipal, iremos Garantir a Oferta:
PUERPÉRIO IMEDIATO
- Mulheres portadoras de HIV/HTLV
- À alta qualificada e responsável
- À Visita Domiciliar
- A amamentar seu filho ou sua filha
PUERPÉRIO TARDIO E REMOTO
- Ao pronto atendimento na maternidade com garantia da presença do seu bebê e do acompanhante
- De atenção especializada em situação de depressão pós-parto
- A entregar o(s) filho(s) para adoção
- Ao Planejamento Familiar
- Ao atendimento de consultas e cirurgias ginecológicas.
FASE 4 – RECEM NASCIDO ATÉ 29 DIAS:
- Através da Maternidade Municipal, iremos Garantir a Oferta:
- Ao Registro Civil gratuito
- A Triagens Neonatais em tempo oportuno
- À Caderneta da Criança
- Às vacinas indicadas no Calendário Básico
- Ao aleitamento materno
- A cuidados especiais, quando necessário
- À assistência à saúde especializada, quando necessário
FASE 5 – RECEM NASCIDO ACIMA DE 29 DIAS ATÉ 2 ANOS:
- Através da atenção primária (Unidades Básicas de Saúde), iremos Garantir a Oferta:
- A receber visita domiciliar da equipe da Atenção Primária
- Ao aleitamento materno
- Ao acompanhamento do crescimento e desenvolvimento
- A Tratamento Fora do Domicílio e transporte seguro
- A receber proteção e socorro em primeiro lugar, em emergências
Primeira Infância:
- Garantir o direito das crianças com acesso a CRECHES em Aracaju.
- Creches e Apoio à Maternidade: Ampliar a rede de creches públicas para apoiar mulheres que trabalham ou estudam, garantindo um ambiente seguro para seus filhos durante a jornada de trabalho ou estudo.
Mais Creche Aracaju
- O Programa destina-se a pagar vagas em escolas privadas para crianças de 0 a 3 anos que aguardam atendimento na rede pública e conveniada. A prefeitura cobrirá esses custos diretamente, sem repassar recursos para as famílias, enquanto novas unidades não são construídas. Esse investimento visa suprir a carência de vagas na educação infantil, complementando a rede existente sem afetar a estrutura atual das escolas municipais
Mãezona:
- O Mãezona é um programa focado na educação infantil que visa expandir o acesso à educação de qualidade na primeira infância em Aracaju. O projeto inclui a construção de novas creches e a ampliação das existentes, com o objetivo de dobrar o número de vagas disponíveis. Além de proporcionar um ambiente seguro e estimulante para as crianças, o programa apoia as famílias, especialmente as mães, oferecendo cursos profissionalizantes para gerar trabalho nas comunidades da Zona Norte e Zona de Expansão.As creches serão ambientes coloridos, equipados com materiais didáticos e brinquedos educativos, e terão uma rotina diária que inclui atividades lúdicas e educativas. O Mãezona também criará empregos ao contratar uma equipe multidisciplinar, beneficiando diretamente as crianças e suas famílias, e promovendo o desenvolvimento social e educacional de Aracaju.Além disso, No Projeto Mãezona, mães habilidosas em costura e confecção serão responsáveis pelos uniformes escolares e roupas para desfiles cívicos das escolas municipais, com a Prefeitura comprando diretamente delas,gerando oportunidades e renda para as famílias
Zé Paulo (NOVO)
- Adotar todos os mecanismos disponíveis para que a vida seja preservada desde a concepção, com total apoio à gestante, em todos os âmbitos, inclusive auxiliando na hipótese em que deseje entregar o filho à adoção;
- Instituir a carreiras de profissionais da saúde do município, especificamente nas áreas da medicina, enfermagem e fisioterapia;
- Retomar o Programa Saúde da Família em toda Aracaju, com ampliação das equipes multidisciplinares vinculadas ao programa;
- Reestruturar e ampliar as unidades básicas de saúde do município, por meio de parcerias público-privadas;
- Diligenciar para que Aracaju conte com uma unidade do Hospital do câncer e da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação;
- Instalar um centro de atendimento traumato-ortopédico em Aracaju;
- Instalar Centrais de Exames nos bairros mais populosos do município;
- Estruturar um Centro de Atendimento às Pessoas com Doenças mentais;
- Estruturar um centro de atendimento a pessoas atípicas, com autismo;
- Celebrar convênios com instituições capacitadas para qualificar profissionais e dar atendimento a pessoas atípicas;
- Estruturar um centro de atendimento a pessoas com problemas mentais;
- Instalar, especialmente por meio de parcerias público-privadas, unidades especializadas de atendimento aos dependentes químicos, quer em unidades terapêuticas de atendimento ambulatorial, ou em casos extremos e em estrito respeito ao marco legal e deontológico, em unidades de internação;
- Devolver aos médicos a liberdade para agendamento de exames;
- Vincular o médico do primeiro atendimento ao paciente consultado;
- Utilizar prontuário eletrônico, com atualização em tempo real e limitação de mudanças das últimas informações cadastradas, após determinado prazo;
- Desenvolver aplicativo que permita ao próprio paciente, a partir de pedido de médico do Município, solicitar o agendamento de exames, bem como visualizar o número de pessoas que fizeram a solicitação, caso haja fila de espera, com a indicação da ordem do pedido, de modo a impedir favorecimentos de quaisquer tipos;
- Conveniar com a rede privada o uso da capacidade ociosa de seus equipamentos e aumentar a quantidade de vagas para exames;
- Estender o horário de atendimento nos serviços de atenção básica;
- Regulamentar e estimular o uso da telemedicina, quando compatível com o tipo de atendimento e sempre respeitada a autonomia médica;
- Fortalecer o programa “Melhor em Casa”, promovendo os cuidados dos pacientes em suas residências, sempre que possível;
- Criar um Centro de Prevenção aos Erros Médicos, com objetivo exclusivamente preventivo;