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Confira as propostas dos candidatos à Prefeitura de Aracaju para o transporte público coletivo

Da redação

10/09/2024


O sistema de transporte público coletivo que opera em Aracaju e na Região Metropolitana atende diariamente, 170 mil usuários, totalizando 3,5 milhões passageiros ao mês. 

Detentora da maior parcela da população do estado, com 602.757 habitantes, Aracaju tem uma frota de ônibus composta por 218 veículos, segundo informações da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Considerando o transporte público coletivo como uma ponte para o acesso a equipamentos públicos e o exercício da cidadania, o Portal Fan F1 reuniu as propostas dos candidatos à Prefeitura de Aracaju sobre o tema. Confira: 

Candisse Carvalho (PT)

  • Implantar uma reestruturação do transporte público, integrando vários locais, modernizando o sistema e ampliando a gratuidade e a qualidade, com a adoção de Tarifa Zero; 
  • Melhorar a infraestrutura urbana, como iluminação e transporte público, para criar ambientes mais seguros;
  • Propõe a criação de um fundo de custeio baseado na diversificação de receitas extra tarifárias que podem ser recursos de repasses estaduais e federais, além de receitas provenientes de estacionamentos rotativos, multas de trânsito, exploração de ações publicitárias, dentre outras atividades;
  • Sistema de Gestão de Dados e Informações Técnicas: para melhor planejamento urbano e redes de transporte;
  • Sistemas de Informações ao Cidadão: acessíveis por aplicativos e painéis públicos, com suporte em braille e apoio sonoro;
  • Transporte de Baixa Emissão: priorizando ônibus de qualidade com tecnologia energia verde, elétrica e híbrida;
  • Integração de Modais de Transporte: facilitando o uso combinado de ônibus, bicicletas e outros meios para melhorar a mobilidade dos cidadãos;
  • Campanhas de conscientização: sobre os benefícios do uso do transporte público sustentável com a divulgação periódica dos resultados e impactos ambientais positivos decorrentes da adoção de veículos sustentáveis no transporte urbano;
  • Monitoramento e Ajuste de Rotas: Implementar um sistema de monitoramento em tempo real para ajustar as rotas e horários conforme a demanda e as condições de tráfego;
  • Instalação e Melhoria nas Infraestruturas de Pontos de Ônibus e Terminais: Reformar os pontos de ônibus e terminais para serem mais acessíveis, com sinalização adequada e abrigo para proteção contra intempéries;
  • Recuperar terminais nos finais de linha dos bairros. E melhorar a sinalização de ruas e avenidas da cidade;
  • Ônibus de Alta Frequência: Implementar linhas de ônibus expressas e de alta frequência em corredores de alta demanda, reduzindo o tempo de espera e aumentando a eficiência;
  • Ampliação de Linhas de Ônibus: Expandir e diversificar as linhas de ônibus para cobrir novas áreas e melhorar o acesso ao transporte público em regiões periféricas e bairros em crescimento;
  • Corredores de Ônibus: fazer uso dos corredores exclusivos para ônibus em vias principais com o aumento da frota para melhorar a fluidez e a pontualidade dos serviços de transporte coletivo;
  • Consultas e Feedback: Estabelecer canais contínuos de comunicação com a comunidade para obter feedback sobre as necessidades e problemas de mobilidade e incorporar essas informações nas estratégias de planejamento;
  • Desenvolver políticas para melhorar o transporte público nas regiões periféricas, incluindo a ampliação de linhas de ônibus e a presença da Guarda Municipal fazendo rondas em pontos de ônibus de localidades com elevados índices de criminalidade;
  • Desenvolver um sistema de videomonitoramento para a frota de ônibus e pontos de ônibus, em colaboração com empresas de transporte e a Guarda Municipal, para aumentar a segurança dos usuários e trabalhadores;
  • Eletrificar as frotas de ônibus municipais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa;
  • Instalar pontos de recarga de veículos elétricos nas garagens de ônibus, utilizando sistemas de Geração Distribuída;
  • Incentivar o uso de biocombustíveis e combustíveis sintéticos renováveis em frotas de ônibus municipais não elétricos como alternativa de baixa emissão de carbono;
  • Segurança na Mobilidade Urbana: Implementar junto às empresas de ônibus um protocolo de segurança para lidar com as situações constantes de assédio que acontecem dentro dos ônibus ou pontos de ônibus;
  • Desenvolver políticas para melhorar o transporte público nas regiões periféricas, incluindo a ampliação de linhas de ônibus e a presença da Guarda Municipal fazendo rondas em pontos de ônibus de localidades com elevados índices de criminalidade;

Danielle Garcia (MDB)

  • Garantir a melhoria e a eficiência do transporte público;
  • Programa de reestruturação do transporte público urbano; 

Emília Corrêa (PL)

  • Compromisso de garantir um transporte público de qualidade e seguro, com o cumprimento rigoroso dos horários;
  • Promover um transporte público de qualidade e integrando todos os modais;
  • Revisão, adequações e ampliação dos corredores existentes;
  • Desenvolvimento de um novo modelo de alta capacidade de transporte para Aracaju. – Revisão e adequações dos terminais existentes para aumentar capacidade com modernização e segurança;
  • Desenvolvimento de sistema de informações turísticas e inteligentes através de monitores e aplicativos do transporte público de Aracaju;
  • Implantação de um centro de operações e controle com sala de crise para monitorar trânsito, transporte, defesa civil e espaços públicos e integrar as forças de segurança municipais;
  • Integrar a SMTT e GMA com o SISP – Sistema Único de Segurança Pública, através das imagens e informações colhidas pelas câmeras de segurança e monitoramento;
  • Implantar zonas de wi-fi nos Terminais e abrigos de ônibus;
  • Atualizar a lei de tarifas de transporte público e licitação;
  • Integração do sistema cicloviário com o transporte público coletivo em seus terminais;
  • Planejamento e integração dos modais de transporte para garantir opções de transporte em todos os bairros;
  • Implantação e modernização de novos abrigos de ônibus;
  • Correção das condições de acessibilidade nas principais avenidas, corredores, áreas de atração de pessoas e transporte público;
  •  Integração dos terminais de transporte com outros sistemas de transporte;
  • Melhorar o transporte público e as condições das vias de acesso aos pontos turísticos, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência;
  • Melhorar o transporte público e criação de rotas de fácil acesso ao Centro, incluindo bicicletários e estacionamentos para veículos.

Felipe Vilanova de Góis Andrad (PCO)

  • Estatizar totalmente o sistema de transporte;
  • A empresa estatal de transporte deve garantir que todo o sistema seja integrado e que seja gratuito para toda a população.

Luiz Roberto (PDT)

  • Assegurar acessibilidade no transporte público com ônibus, pontos e terminais de integração adaptados;
  • Garantir a continuidade do Consórcio Metropolitano, priorizando a Licitação do Transporte Público de Aracaju e Grande Aracaju, com celeridade e transparência no processo, mantendo os termos de subsídios para manutenção do preço da tarifa, ampliando o quantitativo e requalificando as linhas de ônibus, melhorando a frequência em bairros que necessitarem, oferecendo à população veículos com idade máxima de 5 anos e meio, sinal de Wi-Fi, carregadores de celular e a instalação gradativa de ar-condicionado;

Niully Campos (PSOL)

  • Revogação da política de subsídio para as empresas privadas de transporte coletivo urbano intermunicipal;
  • Defendemos Tarifa Zero a partir da criação de uma EPMT – Empresa Pública Municipal de Transporte, a municipalização do transporte público com controle popular; 
  • Circulação dos ônibus 24h; 
  • Redução da jornada de trabalho sem redução de salário para os motoristas, cobradores e fiscais; 
  • Campanhas Educativas contra o assédio, machismo e LGBTFobia dentro do sistema de transporte coletivo, bem como combate ao racismo, que tem se expressado na violência contra jovens negros que não possuem dinheiro para pagar a passagem de ônibus; 
  • Plebiscito e Consultas populares sobre os grandes temas como aumento da passagem de ônibus;
  • Buscar um processo de descarbonização para utilização de outras fontes;
  • Garantir acesso ao transporte público seguro, com aumento da frota e reserva de ônibus para mulheres;
  • Promover uma cidade com mais acessibilidade, mais transporte público adaptado circulando pela cidade; 
  • Transporte público escolar adaptado para as crianças e adolescentes com seus acompanhantes; 
  • Acessibilidade segura nas ruas do centro da cidade e nos bairros, garantido o direito de ir e vir.

Yandra (União)

  • Parceria: Criação de parcerias entre empresas de ônibus da Grande Aracaju e a prefeitura para colaboração em áreas como infraestrutura, rotas otimizadas, modernização da frota, sustentabilidade e políticas tarifárias ajustadas, visando melhorias significativas no transporte público;
  • Sistema de Bilhetagem Integrada: Desenvolver um sistema de bilhetagem eletrônica que permita a integração entre diferentes modais de transporte (ônibus, bicicletas compartilhadas, serviços de trânsito futuro), facilitando o uso e melhorando a experiência do usuário;
  • Acessibilidade: Ampliar a frota de transporte público com veículos totalmente acessíveis e garantir a formação de funcionários para atendimento adequado às pessoas com deficiência;
  • Novas Linhas: Ampliar o número de linhas de transporte público para atender áreas periféricas com demanda não atendida, melhorando a acessibilidade e conectividade dessas regiões com o restante da cidade,melhorando a locomoção da população;
  • Microônibus: Implementar linhas de microônibus em áreas distantes da cidade durante horários de baixo fluxo para garantir o atendimento contínuo aos usuários, proporcionando maior eficiência operacional e economia de recursos;
  • Melhorar os serviços de transporte público, saúde e educação para garantir que todos os indivíduos com TEA e suas famílias tenham acesso equitativo a cuidados e oportunidades;
  • Infraestrutura e melhorias dos Terminais: Implementação de uma estrutura comercial nos terminais para oferecer serviços, comodidades, espaços culturais e entretenimento, visando melhorar a experiência dos passageiros e transformar os terminais em centros dinâmicos de atividades urbanas;
  • Parceria Público-Privada (PPP): Efetivação da reformulação dos terminais por meio de PPP’s, onde investimentos privados contribuem para a modernização dos terminais, mantendo a supervisão pública para garantir benefícios para a comunidade e os investidores;
  • Oferecer aos usuários a possibilidade de realizar múltiplas viagens dentro de um período específico pagando apenas uma tarifa;
  • Proporcionar mais flexibilidade e conveniência aos passageiros, adaptando o serviço às suas necessidades sem a necessidade de utilizar os terminais existentes na Grande Aracaju;
  • Estudo para implementar o passe livre para estudantes (principalmente os que residem na Zona Norte e Zona de Expansão);
  • Criar aplicativos móveis que permitam aos cidadãos reportar problemas urbanos, acessar informações de transporte público e participar de consultas públicas.

Zé Paulo (Novo)

  • Revogar a licitação do transporte, restabelecendo-a com critérios mais claros, previsão orçamentária do subsídio da passagem, ônibus com ar- condicionado e em maior número, além de parte da frota “articulada”, para utilização prioritária nos horários de pico. Os veículos refrigerados devem garantir maior conforto aos 170 mil usuários (3,5 milhões de passageiros/mês); 
  • Avaliar a viabilidade e implementação de ônibus elétricos e veículos sobre trilhos, como uma alternativa limpa e sustentável apta a contribuir para a redução de emissões de poluentes e ruídos, além de oferecer benefícios operacionais a longo prazo, com aproveitamento da via férrea de Aracaju; 
  • Suspensão das faixas exclusivas; 
  • Nos entroncamentos em que pistas com menor número de faixas ingressem em outras com maior número, aumentar o tempo de abertura do sinal relativo à faixa excedente; 
  • Implementar um sistema de monitoramento e gestão de frota para reduzir os tempos de espera nos pontos de ônibus e terminais, proporcionando um serviço mais eficiente e confiável. 
  • Adotar a tecnologia de gel para substituir as pinturas tradicionais de asfalto. Essa mudança aumentará a durabilidade e a visibilidade da sinalização horizontal, contribuindo para a segurança viária a longo prazo; 
  • Aderir à utilização de asfalto poroso em novos projetos de pavimentação. Este tipo de pavimento ajuda na drenagem da água da chuva, reduzindo o risco de aquaplanagem e melhorando a segurança nas vias durante períodos chuvosos; 
  • Efetivar uma gestão inteligente do tráfego por meio da reprogramação dos semáforos, criando uma “Onda Verde”. A medida pode melhorar o fluxo, reduzindo o tempo de deslocamento e os congestionamentos, além de promover economia de combustível e redução das emissões de poluentes; 
  • Em relação ao monitoramento e controle do tráfego, propõe-se a utilização de tecnologias avançadas para monitoramento e controle em tempo real, permitindo ajustes dinâmicos na gestão de semáforos e na sinalização viária para otimizar o fluxo de veículos;
  • Quanto à segurança viária e melhoria da infraestrutura, propõe-se a revisão e melhoria dos radares de velocidade, a partir de uma análise completa da localização e eficácia daqueles existentes e sua reposição estratégica, com base em dados atualizados de acidentes e fluxo de tráfego, garantindo transparência na sinalização e comunicação clara com a população sobre sua função preventiva; 
  • Em relação a investimentos em segurança urbana, propõe-se a instalação de guard rails ou recuperação dos já existentes nos canais de modo a reduzir riscos de acidentes e valorizar a infraestrutura urbana; 
  • Para incentivar e efetivar maior participação comunitária e transparência nesse campo, propõe-se a realização de consultas públicas e campanhas educativas para conscientizar a população sobre os benefícios das medidas adotadas e incentivar o respeito às normas de trânsito.

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