Domingueira
- Início •
- Blog
Beneficiada por suposta trama contra Valmir Monteiro, Hilda passa ilesa, sem culpas
Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios
08/09/2024
Sorrisos, leveza e gentileza fazem de Hilda uma prefeita que, segundo pesquisas, é aprovada. E ela é uma lady mesmo! Tanto assim, que sua oposição mirou críticas, nos últimos anos, em Gustinho Ribeiro e não nela. Não é fácil fazer oposição a uma mulher com essas características. Talvez seja isso que salve a imagem de Hilda como gestora.
A Educação em Lagarto regride, segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), faltam professores e não existe planejamento. Durante os últimos quatro anos faltaram medicamentos básicos e para tratamento de doenças congênitas. Há comunidades com atendimento médico apenas quinzenal. A Assistência Social é básica, o velho ‘feijão com arroz’. Estradas vicinais abandonadas, não há obras de infraestrutura em toda a cidade e as ruas do Centro estão, em sua maioria, destruídas. Lagarto não tem esgotamento sanitário em índices aceitáveis. A população regrediu, segundo o último Censo, a economia também deu passos para trás, o homem do campo vive sem assistência, os mercados municipais funcionam em situação precária, além de tantos outros problemas. Com tudo isso, Hilda ainda segue, segundo as pesquisas, aprovada.
Ocorreu uma suposta trama contra Valmir Monteiro. Hilda era a vice dele e assumiu. A prova mais básica de que algo efetivamente estranho aconteceu se deu entre 2018 e 2019, quando do definitivo afastamento de Valmir, a atitude de Hilda Ribeiro em fazer uma limpeza geral no secretariado e comissionados, retirando de campo os familiares e aliados mais próximos ao ex-prefeito. Se fosse um fato político, ou jurídico isento, qual deveria ser a atitude de uma aliada?
Surge agora a informação de uma suposta falsificação de prova no processo contra Valmir. Não seria mais uma comprovação de que algo errado, tramado, e urdido nos porões ocorreu? Sendo verdade, Hilda foi diretamente beneficiada por este suposto fato. Mesmo assim, repetindo a informação de sua aprovação, parece que ela recebeu o perdão político da população lagartense.
É caso para estudo. Em sendo verdade a trama e com tantos contextos controversos que parecem comprovar a tese, é provável que o grande trunfo foi a beleza, a gentileza e a leveza da lady Hilda.
Se Hilda estaria perdoada em quem recai o pecado? A voz corrente em Lagarto traz a seguinte informação: “a culpa não é dela, o problema é Gustinho”.
O deputado Gustinho Ribeiro é filho de Luiz Augusto Ribeiro, poderoso conselheiro de Contas. O parlamentar nunca fez política de grupo, mas, mesmo assim, conseguiu consecutivas vitórias em eleições gerais, foi deputado estadual e está no seu segundo mandato como federal. Interessante esse feito.
Fica uma grande pergunta: qual o limite para se conquistar o poder?
Por fim, penso que de forma geral e irrestrita, sejam quais forem as situações, enquanto carismas e afagos amenizarem possíveis crimes, muitos seguirão achando que não há limites e que tudo vale pelo poder.
NOTAS DA SEMANA
Manifestação impedida
Uma manifestação em solidariedade às mulheres vítimas de violência e em protesto a diversas realidades de Lagarto foi impedida de entrar na avenida onde ocorria o desfile oficial na cidade de Lagarto. O candidato Sérgio se solidarizou com os manifestantes e foi para a linha de frente, tentando liberar a passagem do grupo.
Encontro com Ibrain e Rafael
Durante o desfile cívico de Lagarto, o candidato Sérgio encontrou com o deputado estadual Ibrain Monteiro e seu irmão, Rafael Monteiro. Ibrain fez cumprimento cordial a Sérgio. Já Rafael, além da cordialidade, demonstrou motivação e gritou de forma efusiva “é por mudança”. É mais um familiar do ex-prefeito Valmir Monteiro que demonstra adesão à campanha de Sérgio, comprovando o que dissemos na Coluna Bastidores da última sexta-feira.
Hilda tenta criar sensacionalismo
A prefeita Hilda Ribeiro proibiu a manifestação e encerrou o desfile. O protesto teria ocorrido durante intervalo entre as escolas, assim como ocorreu o Grito dos Excluídos na maioria dos municípios e em Aracaju. Na noite de ontem, a prefeita postou vídeo nas redes sociais tentando criar sensacionalismo com o fato, mesmo após seu ato coronelista de impedir a livre e pacífica manifestação. Lamentável!
Confiança em alta
As equipes de coordenação política e de marketing do candidato Luiz Roberto seguem confiantes, e muito confiantes, de que ele estará no segundo turno. Atribuem esse sentimento à visão de que a sociedade aracajuana tenderá a manter a gestão nas mãos do indicado de Edvaldo Nogueira, que possui alta aprovação.
Mais dedicação
Uma fonte ligada ao alto comando da campanha de Luiz Roberto revelou à Domingueira, que a despeito da dedicação e apoio do governador Fábio Mitidieri, os membros do governo estadual não têm se dedicado ao apoio efetivo nos atos de campanha de Luiz. Talvez seja pela tríplice candidatura.
Jorginho na coordenação
Surge essa reclamação, mas, na prática, Fábio Mitidieri mostra sua prioridade em eleger Luiz. Tanto assim, que determinou ao secretário da Casa Civil, Jorge Araújo Filho, que se licenciasse, voltasse ao mandato de deputado estadual, com o objetivo de ficar mais livre para a coordenação geral da campanha de Luiz Roberto. Jorginho tem gabarito e experiência em coordenação de campanhas.
Luiz mantém estratégia
A despeito das presões para uma mudança de rota em sua campanha, Luiz não cede ao discurso de que sua campanha não decola. Ele e seus assessores mantêm o caminho e acreditam que estão na trajetória certo rumo ao segundo turno.
Érica coordena mulheres
A primeira-dama Érica Mitidieri também é outra prova prática de que Fábio tem feito esforços para fazer crescer a campanha de Luiz. Érica realizou evento com mulheres para impulsionar o engajamento na campanha de Luiz. O fato ocorreu na última semana e nas redes sociais dela é possível ver a empolgação e o número de participantes.
Danielle comemora receptividade
A candidata Danielle Garcia comemora a receptividade nas ruas de Aracaju. Para a delegada, as ruas demonstram uma nítida aceitação de sua campanha. Ela e seus aliados estão motivados com a possibilidade de, mesmo com pequeno grupo, chegar ao segundo turno.
Danielle e propostas
A candidata do MDB tem sido referenciada como uma das que mais propostas apresenta em seu programa eleitoral. Danielle tem, inclusive, revelado os bastidores de seu cotidiano, desde o bom clima nas gravações até a alimentação com o nosso delicioso acarajé.
Virada na Barra
Recente pesquisa publicada mostra que o prefeito Alberto Macedo virou e é líder na cidade da Barra dos Coqueiros. Os resultados mostram uma realidade que vem sendo comentada no Jornal da Fan há algum tempo, a disputa acirrou e o prefeito conseguiu nesta reta final a empolgação necessária para tentar garantir a vitória.
Crise no clã Martins
A pesquisa empurrou uma crise no clã Martins, que passou os últimos dois anos pregando uma vitória acachapante, com cálculo de 3×1 de votos na urna. Se perder, será a confirmação de que salto alto e soberba são inimigos de uma campanha eleitoral.
Semana dos sonhos para Danilo
A campanha do candidato a prefeito de Barra dos Coqueiros viveu uma semana de conquistas. A primeira delas foi o vídeo do presidente Lula defendendo voto para Danilo Segundo. O candidato tenta ser a via alternativa entre o ex-prefeito Airton Martins e o atual gestor Alberto Macedo, que tenta a reeleição.
Semana dos sonhos para Danilo II
Em uma nova pesquisa divulgada na última semana, está confirmado, segundo os dados divulgados, que Danilo é o candidato que mais cresce. Recente levantamento mostra o petista com quase 16%. Esse percentual é satisfatório para uma campanha que foi questionada em todos os âmbitos.
Semana dos sonhos para Danilo III
Finalizando a ‘semana dos sonhos’, o candidato Danilo Segundo recebeu a sentença de deferimento de sua candidatura a prefeito de Barra dos Coqueiros. Danilo poderia ficar fora do pleito por ser genro do presidente Lula.
Fake News em Socorro
É triste, mas é a realidade. Em Nossa Senhora do Socorro tem ocorrido recorrentes condenações por fake news. E o que é pior, publicações feitas por setores da imprensa. Isso é o fim para nós, pois precisamos combater a desinformação e não desinformar.
Socorro e o limite para substituição
O juiz eleitoral de Nossa Senhora do Socorro abriu prazo de cinco dias para que as partes apresentem as alegações finais, prazo se encerra dia 10. O limite para substituição de candidatos é próximo dia 12. Carminha segue ou será substituída? Como ela já divulgou que ganhou sem ter ganho e como o prefeito Inaldo já disse que Justiça se tem várias instâncias, a perspectiva é de que ela continue e arrisque vitória nas urnas, com a certeza de que depois conquistaria a vitória na Justiça. Brasil!
Fábio em Socorro
O governador Fábio Mitidieri esteve em Socorro e participou de caminhada da candidata Carminha Paiva. Ele discursou e garantiu que sua palavra e seu esforço para a eleição da candidata estão mantidos. As palavras de Fábio foram muito comemoradas pelo prefeito Inaldo, sua candidata e esposa Carminha e a vice Larissa Franco.
Desfile interrompido em São Cristóvão
O desfile cívico da cidade de São Cristóvão, no Centro Histórico, foi interrompido por brigas na plateia. Segundo informações, teve até tiro. Pensando na segurança dos estudantes e da população que prestigiava, o prefeito decidiu por encerrar o evento e transferir as escolas que não se apresentaram, para o desfile que ocorre hoje no Eduardo Gomes.
Desfile interrompido em São Cristóvão II
O deputado estadual Paulo Júnior entrou em contato com o comando da PM-SE e pediu reforço da instituição para o evento de hoje, o que foi prontamente garantido pelo coronel e comandante-geral Alexsandro Ribeiro.
Caixa 2 e ameaça em Pedrinhas
Um vereador de Pedrinhas estará nesta segunda-feira, 9, no Jornal da Fan para denunciar a existência de Caixa 2 e ameaças de morte na cidade de Pedrinhas. Todo o fato foi denunciado à SSP oficialmente e envolve um ex-deputado estadual que já esteve preso e perdeu o mandato por atos de corrupção.
Cassação de Chiquinho Brazão
A deputada federal e candidata a prefeita de Aracaju, Yandra Moura, afirmou, por vídeo postado em suas redes sociais, que pediu ao seu suplente Fábio Henrique que vote pela cassação de Chiquinho Brazão. Afastada para se dedicar à campanha, Yandra garantiu que se estivesse no exercício do mandato votaria pela cassação.
Agora, a expectativa
O grande fato político da semana foi, sem dúvida, o leilão para a concessão parcial dos serviços prestados pela Deso. Depois de quatro concessionárias apresentarem propostas, na última quarta-feira, 4, conheceu-se a vencedora: a Iguá Saneamento. A concessionária ficará com a responsabilidade de prestar os serviços de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto. “Estamos inaugurando hoje um novo ciclo na política de desenvolvimento do nosso Estado, uma virada de página na questão do saneamento público”, comentou Fábio Mitidieri.
Avanço esperado
A concessão parcial dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto em municípios sergipanos representa um avanço significativo no enfrentamento à constante falta de água que tem afetado a população. Esta medida, como disse o governador Fábio Mitidieri, visa otimizar a gestão dos recursos hídricos e melhorar a infraestrutura, garantindo que a população tenha acesso a um abastecimento mais eficiente e seguro. Tomar essa decisão não foi fácil para o governador, mas demonstra o seu compromisso em solucionar um problema que se arrasta há anos, com reclamação diária da população em todos os veículos de imprensa, e nenhum outro governador conseguiu destravar.
Próximos passos
A concessionária Iguá Saneamento deve assinar o contrato em até 60 dias e pagará 60% do valor da outorga de R$ 4,5 bilhões. Em seguida, a empresa terá 180 dias para realizar uma operação assistida com a Deso e, logo após, pagará mais 20% da outorga e assumirá os serviços contratualizados. Os últimos 20% serão pagos depois de 2 anos de operação.