Nacional
- Início •
- Blog
Governo vai investigar denúncias de assédio sexual contra o ministro Silvio Almeida
Da redação
06/09/2024
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Nessa última quinta-feira, 5, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi chamado para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, em razão de supostas denúncias de assédio sexual publicadas na imprensa.
Segundo a ONG Me Too Brasil, mulheres denunciaram ter sido vítimas de assédio sexual e moral por parte do ministro. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco é, segundo auxiliares do Planalto, a autora de uma das denúncias.
Já nesta sexta-feira, 6, em entrevista à Rádio Difusora, de Goiânia (GO), o presidente Lula afirmou que “alguém que pratica assédio não vai ficar no governo”, mas ponderou que deve ser permitido ao ministro o direito à defesa e a presunção da inocência.
De acordo com nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias.
Conforme a Secom, o próprio ministro irá encaminhar ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Geral da República (PGR) para que investiguem o caso
Em nota divulgada à imprensa na noite de ontem, Silvio Almeida diz repudiar “com absoluta veemência” as acusações, às quais ele se referiu como “mentiras” e “ilações absurdas” com o objetivo de prejudicá-lo.