Cidade
- Início •
- Blog
7 de setembro: confira programação de desfile cívico-militar na avenida Barão de Maruim
Da redação
03/09/2024
Foto: Maria Odília
O tradicional desfile cívico-militar alusivo ao 7 de setembro, em comemoração à Independência do Brasil, acontece na avenida Barão de Maruim, em Aracaju.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), serão mais de 7 mil alunos envolvidos de mais de 80 escolas, além das três forças armadas e instituições públicas e privadas.
A logística envolverá o fechamento dos acessos entre o cruzamento das avenidas Gonçalo Prado Rollemberg e Barão de Maruim a partir da sexta-feira, 6.
De acordo com a Seduc, o tradicional hasteamento das bandeiras no pavilhão localizado ao lado do palanque oficial acontece às 7h e, logo depois, o governador Fábio Mitidieri, acompanhado dos comandantes das três forças armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica e autoridades dos três poderes constituídos farão a revista das tropas militares.
Pontualmente, às 8h está previsto o primeiro bloco composto pelas forças armadas e grupamentos militares em solo e no ar com o Grupamento Tático Aéreo.
Em seguida, o segundo bloco está previsto para entrar na avenida às 9h, quando abrirá o desfile cívico com o Pavilhão Nacional e a Secbanda, seguida do pelotão de representação dos grupos culturais, desfiles de carros antigos e 24 unidades escolares dos municípios sergipanos.
Comporão o bloco programado para entrar na avenida às 11h mais 25 escolas das redes pública e privada, além de instituições e organizações não governamentais, a exemplo da Legião da Boa Vontade e dos ex-combatentes da Força Expedicionária Nacional. O desfile seguirá com carros antigos.
No bloco seguinte, das 14h, mais de 25 escolas das redes públicas municipal e estadual de Aracaju desfilarão na avenida com a participação de professores e dirigentes da Diretoria de Educação de Aracaju. Tradicionalmente, o Centro de Excelência Atheneu Sergipense fecha o desfile da Semana da Pátria programado para acabar às 17h.
O tema central será ‘Sergipe no Mundo: Sergipanidade sem fronteira’, em alusão ao resgate da sergipanidade.