Política
- Início •
- Blog
"Seria mais importante refrigerar as salas de aula do que distribuir laptops”, dispara Zé Paulo
Da redação
23/08/2024
No debate promovido pela Fan FM nesta sexta-feira, 23, o candidato a prefeito de Aracaju, Zé Paulo, pelo partido Novo, abordou questões críticas sobre a educação na capital sergipana. Em um dos momentos mais marcantes de sua fala, Zé Paulo declarou que “seria mais importante refrigerar as salas de aula do que distribuir laptops”, enfatizando a necessidade de investir no ambiente escolar básico e nas condições de ensino.
Zé Paulo criticou a atual gestão e seus índices de desempenho educacional. “Aracaju tem um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) baixíssimo de 5,2 para os anos iniciais da educação fundamental e de 4,3 para os anos finais. Não é justificável que, depois de tanto tempo de uma mesma administração, esses índices continuem tão baixos”, afirmou o candidato. Ele destacou que, além de infraestrutura, o foco deve ser em garantir que as crianças aprendam efetivamente a ler, escrever e fazer contas básicas.
O candidato defendeu a retomada de programas comunitários, como o “Mães Cuidadores”, que, segundo ele, foram eficazes em suas épocas. Este programa consistia em designar mulheres responsáveis dentro dos bairros para cuidar das crianças de outras mães, permitindo que estas pudessem trabalhar com tranquilidade. “Não é possível que esse problema tenha uma solução apenas a médio e longo prazo. Imediatamente é preciso fazer alguma coisa”, enfatizou o candidato.
Ao final, Zé Paulo reafirmou seu compromisso com a educação afirmando que: “Educação se faz com bons professores e bom planejamento”, finalizou.