O programa Escola Tech tem aprimorado o ensino-aprendizagem da Educação de Aracaju, com o uso de ferramentas tecnológicas. Entre elas está o notebook, equipamento que tem sido entregue a cada estudante do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino da capital. Somente nesta semana, a iniciativa contemplou 1.064 alunos de quatro Escolas Municipais de Ensino Fundamental da cidade, as Emefs Núbia Marques, Ágape, José Airton de Andrade e Nossa Senhora Aparecida. Com isso, a gestão municipal ultrapassou a marca de 11 mil computadores distribuídos, dos 26 mil que foram adquiridos pela ação.
Para o prefeito Edvaldo Nogueira, que tem acompanhado de perto a execução do programa, o Escola Tech “tem proporcionado para os estudantes a oportunidade de um aprendizado mais igualitário”. “Esse é um projeto pioneiro que vem revolucionando a Educação de Aracaju. Na semana passada, já havíamos ultrapassado a marca de 10 mil notebooks entregues para os estudantes da rede municipal e, nesta semana, já somamos a este número mais mil aparelhos, avançando significativamente, o que me deixa muito feliz. Estamos levando para as escolas de Aracaju uma verdadeira transformação digital, através de um pacote tecnológico que beneficia alunos, professores e que tem sido um marco para o ensino-aprendizagem do nosso município”, destacou o prefeito.
Alunos de 23 escolas já foram beneficiados com a entrega de notebooks, sem contar com a instalação dos displays digitais nas salas de aula, que têm transformado a prática do ensino para os professores e do aprendizado para os estudantes. O programa levou ainda para as salas de aulas os totens com câmeras de reconhecimento facial, que estão sendo utilizadas para o registro de presença dos alunos no diário eletrônico, além do uso de sistemas de inteligência artificial e de câmeras de segurança.
“A Prefeitura já tem atuado para modernizar as escolas, com obras de reforma, ampliação ou construção de novas unidades, mas para além disso, estamos com essa iniciativa inédita na cidade. Os nossos alunos estão levando para casa, cada um, um notebook para usar à vontade para a realização de trabalhos escolares e para se aprofundarem nos estudos que aprendem na sala de aula. Esses aparelhos já vêm equipados com diversas ferramentas que proporcionam para os alunos o aprimoramento do aprendizado, sem contar que os pais ou responsáveis também podem utilizar o dispositivo para acessar serviços públicos online, sem que precisem sair de casa. É educação e inclusão digital no mesmo pacote”, detalhou o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu.
As mudanças provocadas por esse projeto são acompanhadas na rotina diária das escolas, durante o processo de aprendizagem dos alunos. Segundo a professora Ana Paula de Barros, da Emef Nossa Senhora Aparecida, a iniciativa da Prefeitura tem sido fundamental para o desenvolvimento do ensino na rede municipal.
“Esses recursos que estão chegando nas escolas, tanto para os alunos como para os professores, têm proporcionado um desenvolvimento significativo para todos nós. Eu trabalho também em uma escola particular e ela não tem esses recursos para os meus alunos, ou seja, eu ainda preciso levar um notebook e um projetor para dar minha aula. Mas aqui, na rede municipal, eu tenho acesso a essa tecnologia diretamente na sala. Sou muito grata por isso, por ver meus alunos levando esses notebooks para as casas deles. Estamos vendo a nossa Educação, agora, à altura do que os nossos alunos merecem”, relatou.










