Governo reforça perícia oficial do estado com nomeação de 86 novos servidores da Polícia Científica de Sergipe

AJUSTAR IMAGEM SITE (4)

Como parte das ações de reestruturação da perícia oficial, o Governo do Estado e a Secretaria da Segurança Pública (SSP) deram posse aos novos 86 servidores da Polícia Científica, aprovados no último concurso público para provimento de vagas em áreas estratégicas da atividade pericial em Sergipe.

A solenidade aconteceu nesta segunda-feira, 12, na Academia de Polícia Civil (Acadepol). A partir dela, o próximo passo dos novos servidores da Polícia Científica de Sergipe é o curso de formação, conforme evidenciou o perito criminal e instrutor Jorge Barreto.

“A formação é composta por diversas disciplinas, desde o núcleo básico aos níveis específicos de cada área. Os novos servidores terão um arcabouço teórico e prático para ter esse primeiro contato com a atividade pericial”, salientou.

Novos servidores

Os novos servidores empossados nesta segunda-feira foram aprovados no concurso público realizado no primeiro semestre deste ano. O certame resultou na convocação de 40 peritos criminais de todas as áreas – a exemplo de bioquímica, engenharia, computação, física, química e medicina veterinária; 19 peritos médico-legistas; três peritos odontolegistas; cinco agentes técnicos de necropsia; e  19 papiloscopistas.

Curso de formação

Com o objetivo de capacitar e preparar os novos servidores, a Polícia Científica deu início ao o II Curso de Formação dos Cargos da instituição. As instruções contemplam uma carga horária de 420h, com aulas teóricas, práticas e estágio acerca das atividades periciais, de acordo com a área de atuação na qual o servidor foi aprovado no último concurso público realizado pelo Governo do Estado.

As aulas, que tiveram início nesta segunda-feira, serão ministradas durante as próximas semanas, nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro. Para as instruções que serão ministradas neste II Curso de Formação dos Cargos de Polícia Científica, instrutores locais e de outros estados da Federação estarão presentes capacitando os novos servidores da Polícia Científica de Sergipe.

Dentre as disciplinas que compõe o curso de formação, estão Sistemas e Instituições de Segurança Pública; Estrutura e Organização da Polícia Científica; Criminologia Aplicada à Segurança Pública; Fundamentos Jurídicos da Atividade Pericial; Direitos Humanos; Análise e Gerenciamento de Crises e Desastres (DVI); Segurança do Trabalho e Biossegurança; e Introdução à Cadeia de Custódia.

A ementa também é composta por disciplinas de Manuseio e Emprego de Armas de Fogo; Noções de Criminalística; Noções de Medicina Legal; Noções de Papiloscopia; Noções de Fotografia Forense; Comunicação e Documentação Técnica; Atuação da Perícia Criminal em Casos de Violência Contra a Mulher; e Sistemas Informatizados. A formação engloba ainda aulas específicas a cada cargo da Polícia Científica.

Ao final do curso, os novos servidores serão lotados, de acordo com a formação, nos institutos que formam a Polícia Científica de Sergipe.

Polícia Científica

A Polícia Científica é a instituição responsável pela perícia oficial do estado, sendo composta por quatro institutos – de Criminalística (IC), de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF), Médico Legal (IML) e de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG). As análises, exames e laudos periciais feitos pelos institutos da Polícia Científica contribuem com as investigações sobre crimes ocorridos em todo o território sergipano, fornecendo subsídio técnico e científico para a responsabilização criminal em Sergipe.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.