Domingueira
- Início •
- Blog
Não é impossível um segundo turno sem a presença de Emília Corrêa
Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios
28/07/2024
A tese mais defendida é a de que Emília Corrêa está com caminho sólido para o segundo turno. E é verdade! E se é verdade, porque então levantar a tese de que ela poderia ter uma reversão de rota? Simples, há um eleitorado, e alguns fatores, que podem ser decisivos para a mudança do quadro eleitoral na Capital.
Emília Corrêa incorre em alguns erros. O principal deles é fazer uma campanha, até aqui, baseada em críticas, na tese de uma Aracaju em caos e sem aprofundar os assuntos. Quem sabe ao começar o programa eleitoral ela mostre ao eleitorado que tem soluções reais para os problemas.
O congelamento do IPTU, por exemplo, acalenta o sonho de que a sociedade tem de pagar menos impostos. Mas, se não aprofundar, mostrando qual será o percentual a ser congelado e apresentar valores, formas de reposição de receitas e/ou onde cortará gastos, a proposta soará como eleitoreira.
Em 2022, Valmir de Francisquinho era um fenômeno e onde ele passava arrastava volume de pessoas. Emília, por enquanto, tem feito atos de pré-campanha com público relativamente baixo. Imagem impacta na decisão do eleitorado, ou não?
Por fim, administrar uma cidade é a capacidade de aglutinar forças políticas. Não se dispensa apoios, mesmo que eles pareçam incoerentes. Dispensar o apoio de Alessandro Vieira, mesmo que este não tenha sido ofertado, talvez tenha sido uma demonstração, ao eleitorado, de uma incapacidade de liderar.
O eleitor de Emília entendeu a aliança com Eduardo e Edivan Amorim, e não entenderia com Alessandro Vieira? Como assim? O eleitorado aracajuano é de protesto, mas não de radicalidades.
Em 2000, com a desistência de João Augusto Gama, o senador Antônio Carlos Valadares iniciou o pleito na liderança e com larga vantagem. Almeida Lima parecia ser seu principal adversário. O eleito naquele ano foi Marcelo Déda, que começou pontuando abaixo de dois dígitos nas pesquisas. O petista iniciou a campanha pregando a desprivatização da Prefeitura, e com críticas ao sistema de parquímetro implantado no Centro por Gama. Déda chegou aos 20%, tornando-se competitivo e uma ameaça aos líderes, acabando eleito graças ao apoio de Gama. Trago esse exemplo para mostrar que nem sempre o eleitor fiel a um perfil de candidato, se afugenta quando um apoio antagônico chega.
Enquanto isso, Emília tem enconstada a ela uma pré-candidata que surpreende pela leveza da sua comunicação, por um carisma aglutinador e a força política de um grupo grande de pré-candidatos e pré-candidatas à Câmara Municipal.
Yandra, além de mobilização, buscou penetração em setores que, em tese, estariam inclinados a votar em Emília. Líderes do bolsonarismo migraram para Yandra. As mais fortes igrejas evangélicas da Capital estão com Yandra. Isso pode ou não ser um diferencial?
Caso seja candidata, Danielle Garcia também deve beliscar o eleitorado de oposição. O fato de ter sido secretária do governo Fábio Mitidieri não lhe tirou da posição de independência. Isso também pode tirar votos de Emília Corrêa. Danielle foi ao segundo turno de 2020, na sua primeira disputa, e em 2022 foi a mais votada para o Senado na Capital, desbancando o lulismo de Valadares Filho, o bolsonarismo de Amorim e a rica campanha de Laércio Oliveira.
Luiz Roberto chega, como já escrevemos em outras oportunidades, com capacidade de superar as dúvidas e aglutinando apoios importantes. Se conseguir ter Danielle de vice, dará um salto maior ainda. Luiz cresceu nas pesquisas e deve, em curto espaço de tempo, engrossar a disputa por vaga no segundo turno.
Luiz tem perfil técnico, que encaixa bem com o que busca setores do eleitorado, e tem dois cabos eleitorais com boa imagem na Capital. Edvaldo Nogueira e Fábio Mitidieri arregaçaram as mangas e farão de tudo pela vitória de Luiz.
Em mais trinta dias, a sociedade enfim sairá da desatenção e começará a avaliar, com mais foco, os nomes à sua disposição. A eleição de 2024, em Aracaju, entrará para a história como uma das mais disputadas e emocionantes.
NOTAS DA SEMANA
Vice na segunda
Nesta segunda-feira, 29, partidos que fazem parte da aliança governista que está no entorno de apoio a Luiz Roberto, devem se reunir e sacramentar o nome de Fabiano Oliveira como vice de Luiz Roberto. É o desfecho de uma novela, que teve como expectativa a desistência de Danielle Garcia para compor com Luiz.
Fabiano animado
Fontes ligadas ao vereador e empresário Fabiano Oliveira revelaram para a Domingueira que ele está animado. Sendo o nome de consenso para a unidade dos partidos que estão aliados a Luiz Roberto, ele aceitará o convite.
Danielle confirmada
A delegada Danielle Garcia será mesmo candidata a prefeita de Aracaju. E isso será confirmado no próximo domingo, dia 4, durante convenção do MDB. Antes, o evento seria realizado em um hotel na Coroa do Meio, agora será realizado no Colégio Estadual 24 de Outubro, situado à Av. Visconde de Maracaju, n°. 388, no bairro 18 do Forte, às 10h30. Levar a convenção para a Zona Norte e se aproximar da população são pontos positivos para o pontapé inicial de uma campanha. Danielle já faz conversas para definir a vaga de vice e o martelo deve ser batido durante esta semana.
Luiz e o Plano de Governo
Na reta final das articulações políticas para a consolidação da chapa e realização da convenção, o pré-candidato Luiz Roberto (PDT) está intensificando a conclusão do seu plano de governo, cuja principal característica, segundo ele, será a conexão com as reais necessidades da população aracajuana. Ele quer que, quando os cidadãos o leiam, identifiquem de imediato qual a situação do seu entorno que será impactada.
Coordenação do Plano
O responsável pela coordenação do plano, o advogado e gestor Wilson Amaral, que também foi o coordenador do Planejamento Estratégico da PMA, assegura que o plano será a síntese das principais demandas da população com o que há de mais atual nos mecanismos de gestão municipal. “Tecnicidade e Resolutividade”, sintetiza o coordenador.
Interação com Evangélicos
Luiz Roberto aproveitou o final de semana para interagir com lideranças do movimento evangélico. Iniciou, na sexta à noite, participando de lançamento de uma pré-candidatura a vereador pelo Republicanos, no bairro Dom Luciano, e, no sábado pela manhã, foi recebido por pastores e lideranças para um café da manhã, ao lado do pré-candidato a vereador Fábio Meireles. No final da tarde do sábado, participou da 31ª edição da Marcha para Jesus, que reuniu milhares de pessoas nas ruas do Centro da Capital, da praça da Bandeira até a praça de eventos Hilton Lopes.
Luiz sempre colaborou
Luiz Roberto, que presidiu durante sete anos a Emsurb, destacou que sempre colaborou com a realização da marcha, e de outros eventos da comunidade evangélica, mantendo um relacionamento produtivo e respeitoso não só com os evangélicos, como com todos os segmentos religiosos.
Yandra, do descrédito ao Inevitável
A pré-candidatura de Yandra Moura para a Prefeitura de Aracaju passou do descrédito à realidade. Sua convenção foi, até agora, o evento de maior impacto e repercussão. Segundo a organização, mais de 7 mil pessoas compareceram ao Gonzagão para prestigiar o evento. O avanço significativo de seu nome e sua representatividade têm sido notáveis. O trabalho de Yandra, ouvindo a população e seus anseios nos diversos bairros, e com isso escrevendo suas propostas de governo, tem trazido muitos créditos positivos em sua trajetória.
Yandra, do descrédito ao Inevitável II
Yandra Moura tem ampliado seu discurso e apresentado suas propostas, percorrendo intensamente os quatro cantos de Aracaju. Com um discurso direto, ela afirma que, se eleita, manterá o que funciona e melhorará o que está deficitário. Yandra destaca seu compromisso com as pessoas e garante que não desperdiçará tempo, nem oportunidades para avançar. Sua pré-candidatura à Prefeitura de Aracaju tem atraído importantes apoios e, a cada dia, se fortalece na luta por uma vaga no segundo turno. Como estamos observando atentamente, ela estará inserida nos grandes embates políticos deste pleito.
Gustinho caroneiro
Após anúncio do Governo Federal de liberação de recursos para Sergipe, através do PAC Seleções, o deputado federal Gustinho Ribeiro usou suas redes sociais para informar que foi ele o interventor da chegada de mais de R$ 100 milhões para obras de saneamento em Sergipe. Gustinho não informa quais as cidades beneficiadas, nem detalha como se deu a liberação. Argumenta apenas que foi uma “indicação” de seu mandato. O anúncio fez Gustinho ser apelidado de ‘caroneiro’ nas redes sociais.
Diogo Machado tenta reeleição em Carira
O PSD confirmou, no domingo passado, a candidatura à reeleição do prefeito Diogo Machado e da vice-prefeita Joilda Dutra (PP). O evento mostrou a força política do agrupamento. Além do PSD e PP, também compõe a coligação o PT. “Começamos a nossa caminhada, do grupo que demonstra com ações que tem compromisso com Carira, que vai continuar avançando com Diogo Machado e Joilda Dutra, trabalhando com seriedade para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população”, afirmou Diogo Machado.
Nitinho com Yandra
O vereador Nitinho, que disputa reeleição para a Câmara de Vereadores e ainda exerce mandato de deputado federal, declarou apoio a Yandra Moura. Nitinho é do PSD do governador Fábio Mitidieri, que apoia Luiz Roberto. O gesto de Nitinho já era esperado, mas causou chateações na cúpula governista. A grande dúvida agora é saber se Nitinho participará do programa eleitoral de rádio e TV, onde os candidatos à Câmara são obrigados a pedir voto ao candidato a prefeito que seus partidos apoiam.
Gracinha Garcez forte em Itaporanga D’Ajuda
No município de Itaporanga D’Ajuda, o Partido Republicanos confirmou a candidatura de Gracinha Garcez à Prefeitura, e do pré-candidato a vice-prefeito Victor Mandarino para compor a chapa majoritária. A “Coligação Esperança na Mudança” é formada pelos partidos Republicanos, PP, PDT, Novo e Solidariedade. A convenção contou com a presença e apoio do ministro Márcio Macêdo, dos senadores Rogério Carvalho e Láercio Oliveira, do padre Willams Oliveira, do ex-prefeito César Mandarino, do atual vice-prefeito professor Humberto.
Sergipe do gás
A semana foi intensa em Sergipe com a programação voltada para a potencialidade energética do Estado, especialmente no segmento de óleo e gás. Houve a entrega das obras do gasoduto que liga o Terminal de GNL de Sergipe ao resto do país, e a presença de autoridades, investidores e empresários do setor, para debater temas relacionados aos investimentos em Sergipe. Diante dos ministros Alexandre Silveira (de Minas e Energia) e Márcio Macêdo (da Secretaria-Geral da Presidência), o governador Fábio Mitidieri refrescou a memória dos presentes, ao falar que o Estado tem um grande desafio pela frente, que é interiorizar o gás, e para essa missão precisa contar com o engajamento de todos, Governo Federal, Petrobras e investidores.
PL com Diego em São Cristóvão
O Partido Liberal deliberou nesse sábado, 27, por apoio à pré-candidatura de Diego Prado à Prefeitura de São Cristóvão. Os filiados e pré-candidatos e pré-candidatas à Câmara da cidade, entenderam que Diego representa seus valores e pauta “Deus, Pátria e Família”. Diego foi um dos coordenadores da campanha de Bolsonaro em São Cristóvão, em 2022.
Júlio de Marcos Santana faz grande ato
O União Brasil oficializou, ontem, a candidatura de Júlio de Marcos Sanatana à Prefeitura de São Cristóvão e Gedalva Umbaubá (PT) a vice-prefeita. “Com muita força, dedicação e compromisso, estamos aqui de forma harmônica, em prol de seguir e ampliar esse projeto em favor de São Cristóvão”, ressaltou. O evento, que reuniu mais de mil pessoas, contou com a presença do prefeito Marcos Santana, do deputado estadual Paulo Júnior, do deputado federal Fábio Reis, do ex-deputado federal André Moura, da ex-deputada estadual Lila Moura, da candidata à Prefeitura de Aracaju Yandra Moura, do senador Rogério Carvalho, além de dezenas de lideranças políticas de São Cristóvão.
Maratona de André Moura
Na manhã de ontem, 27, André Moura visitou Poço Redondo, onde apoia o pré-candidato a prefeito Vado Gavião e o vice João Torres. Em Graccho Cardoso, participou da convenção do União Brasil, que oficializou a chapa de Cassinho de Quichabeira para prefeito e Beto do Sertão para vice. Já no período da tarde, foi recebido pelo prefeito Marcos Santana em São Cristóvão, e participou da convenção de Júlio de Marcos Santana para prefeito e de Gedalva para vice, ele estava acompanhado da pré-candidata Yandra Moura.
Maratona de André Moura II
De São Cristóvão para o Agreste. André Moura participou da convenção, em Macambira, ao lado de Carivaldo Souza, que busca a reeleição com o pré-vice Toinho do Trator. De lá foi a Itabaiana, e prestigiou a convenção de Edson de Itabaiana para prefeito e Agnaldo de Verso para vice. O sábado foi encerrado em Areia Branca onde, ao lado do prefeito Alan, assistiu a homologação da candidatura de Agripino para prefeito e de Dr. Sampaio para vice.
Capital Nacional da Vaquejada
A cidade de Lagarto tornou-se a Capital Nacional da Vaquejada. A Lei 14.930/24, que institui a medida, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira, 23. O projeto de lei foi do deputado federal Fábio Reis. Katarina Feitoza e Rogério Carvalho foram os relatores na Câmara e no Senado, respectivamente.
Capital Nacional da Vaquejada II
A notícia foi dada em primeira mão no Jornal da 102, com a participação de Fábio Reis que estava eufórico e comemorando muito. A medida pode trazer dividendos para o crescimento do turismo em Lagarto. Atualmente, a cidade não tem uma política de turismo eficiente.
Agricultura forte
Neste domingo, 28 de julho, é celebrado o Dia do Agricultor e Sergipe tem muito a comemorar, além de possuir cultivos fortes, como do milho, cana-de-açúcar, laranja e coco, a diversidade de frutas, hortaliças e verduras estão presentes na mesa dos sergipanos graças à agricultura familiar, que conta com o apoio do Governo de Sergipe. Somente em 2022 e 2023, por meio das ações da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), já são R$ 60 milhões investidos na agricultura pela gestão. O apoio do Governo à atividade agrícola, especialmente à agricultura familiar, se dá, principalmente, a partir da assistência técnica, irrigação, doação de sementes e auxílio a créditos rurais, ações que fortalecem a agricultura no Estado e valorizam o trabalho dos agricultores.