Revitalização do Parque da Sementeira contempla o plantio de mais de 2 mil árvores

AJUSTAR IMAGEM SITE (1)

Foi iniciado nesta sexta-feira, 26, o plantio de 300 novas mudas de árvores no Parque Governador Augusto Franco, popularmente conhecido como Parque da Sementeira, na capital sergipana.

Na ocasião, o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou ainda o plantio de 2.040 árvores até a conclusão das obras, duplicando o número total de árvores existentes no espaço de lazer, que passará a contar com mais de 4 mil espécies arbóreas.

Segundo a Prefeitura de Aracaju, a medida faz parte do projeto de revitalização da área de lazer, a partir do programa de Requalificação Urbana ‘Construindo para o Futuro’, fruto do financiamento firmado entre a Prefeitura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Um dos componentes principais do projeto é aumentar o tamanho da área verde do espaço. Com a obra, os prédios públicos que funcionavam no espaço foram removidos, como as sedes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). A perspectiva é que, com a mudança, a área verde do parque, que hoje ocupa 81% do espaço, seja ampliada para 83%.

Entre as espécies que foram plantadas nesta sexta-feira estão exemplares típicos do bioma no qual a cidade está inserida, como angico, cajueiro, farinha seca, jenipapo, pau brasil, pau ferro, chuva de ouro, pitanga, tamboril, paineira, pata de vaca, saboneteiras, monguba e aroeira.

O projeto

A primeira etapa do projeto de revitalização da Sementeira foi concluída em 2022, quando foi realizada a reforma do cercamento, dos passeios e substituição do gradil, a partir de um investimento aproximado de R$ 2,5 milhões. À época, a Prefeitura já havia realizado o plantio de 779 árvores como um incremento ambiental e paisagístico para o Parque.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.