Domingueira
- Início •
- Blog
Eleições sem fogos trazem o autismo e os pets para a pauta; política pública é o desafio
Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios
21/07/2024
Como gesto de empatia, algumas pré-candidaturas optaram em não usar fogos com estampido. Merecem elogios, uma boa atitude que coloca na agenda das eleições de 2024 as pessoas com neuropatias e os pets. A atitude deverá ter efeito cascata por todo o Estado. Mas, é pouco!
Tradição e desafios contemporâneos sempre duelaram na humanidade. O avanço para leis que proíbam definitivamente o uso de estampidos em fogos precisa ser aprofundado com dados, para que a sociedade se convença. Não pode ser uma abordagem simplista e oportunista, do contrário, a sociedade não abraçará a proposta como um avanço para a convivência inclusiva.
O que os candidatos e candidatas precisam é apresentar um planejamento de políticas que, efeitivamente, supere as barreiras para o atendimento às pessoas com neuropatias e aos pets.
Como resolver o dilema entre a remuneração dos profissionais das mais diversas terapias e especialidades que não querem contratar com o SUS e planos de saúde privados pela baixa remuneração?
Como criar centro específicos de atendimento para zerar filas de espera? Os prazos passam de um ano para conseguir agendamento de terapias e, ainda assim, a quantidade não é a suficiente. A baixa remuneração gera, ainda, a troca constante de profissionais, o que causa retrocessos no comportamento.
No campo dos pets, os entes públicos têm jogado na conta das ONG’s a responsabilidade por alimentação e castração dos animais abandonados. Hospitais Veterinários públicos são realidade em poucas cidades.
Veículos para castração foram enviados para diversos municípios e em poucos têm sido efetivamente usados. Quais as formas de ampliar o financiamento de políticas públicas para os pets?
Faltou vontade política das gestões nos últimos anos! Que o gesto das eleições de 2024 se reverta em ações concretas nas gestões dos vencedores nas mais diversas cidades. Oremos!
NOTAS DA SEMANA
Reunião do Progressistas
O Progressistas reuniu filiados de Aracaju e Barra dos Coqueiros para realizar o ‘Conexão Progressista’. A intensão foi preparar os pré-candidatos das duas cidades para o pleito desse ano. Na oportunidade, o senador Laércio Oliveira referendou apoio a Fabiano Oliveira. “Fabiano demonstrou ter uma grandeza enorme, porque ele assumiu diversos cargos importantes, foi deputado estadual, saiu da política e decidiu recomeçar como vereador. Hoje, é o nosso pré-candidato a prefeito de Aracaju. Temos respeito por todos os pré-candidatos, mas temos o melhor nome”.
Aliança Progressista e MDB
Surgiu, na tarde do sábado, a informação de que o Progressistas teria avançado na proposta da formação de uma nova chapa para disputar a Prefeitura de Aracaju. A chapa seria Fabiano Oliveira prefeito e a delegada Georlize Teles como vice. Tudo seria uma reação de Laércio à chegada de Jackson Barreto no agrupamento de Luiz Roberto.
Georlize e Fabiano
Contatada, Georlize negou ter sido consultada. A delegada afirmou que tirou o sábado, dia 20 de julho, para passar o ‘Dia do Amigo’ com amigos. Georlize assegurou que não recebeu consulta e permanece pré-candidata a vereadora de Aracaju.
Laércio e Fabiano
A Domingueira tentou, mas não obteve sucesso de contato com o senador Laércio Oliveira e com o pré-candidato a prefeito de Aracaju, Fabiano Oliveira, para apurar mais informações. Seguiremos tentando.
JB nega
Outra versão chegada à Domingueira, é de que Jackson Barreto, ao desembarcar no palanque de Luiz Roberto, teria exigido o expurgo de Laércio Oliveira pelo fato do senador ser bolsonarista. Consultado, Jackson Barreto classificou a informação como “fake news”. Explicou que jamais faria a exigência para não criar problemas para Luiz, já que está chegando ao agrupamento.
Expectativa com a Petrobras
Ex-petroleiro, o pré-candidato Luiz Roberto tem grande expectativa pelo retorno das atividades produtivas da Petrobras em Sergipe. Ele relembra que nos anos 1960, a chegada da empresa promoveu uma verdadeira revolução no Estado. “Seria mais um momento histórico para a economia de Sergipe e, sobretudo, de Aracaju, com a reativação de diversas cadeias produtivas e geração de muitos postos de trabalho”, afirma.
Cultura e Arte na Educação
Visão empreendedora e capacidade gerencial na produção artística também são elementos considerados essenciais e foram elencados pelo pré-candidato Luiz Roberto em recente entrevista a um podcast especializado no segmento. A inclusão de Educação Artística no currículo das escolas infantis, que passariam a oferecer o ensino integral também, foi outra prioridade apontada. Segundo Luiz, a inclusão de disciplinas de cidadania , artes e modalidades esportivas são elementos fundamentais.
Fabiano ou Valadares
Nas rodas de conversa envolvendo as possibilidades de formação de chapa do bloco edivaldista, tanto o ex-deputado Valadares Filho (SD) quanto o vereador Fabiano Oliveira (PP) têm predicados considerados muito positivos. A eventual possibilidade de contar com a delegada Danielle Garcia é remota. A articulação do grupo dos Valadares e o conjunto de serviços prestados pelo três vezes federal Valadares Filho e, paralelamente, a inserção do grupo do senador Laércio Oliveira e a conexão de Fabiano com segmentos da juventude e da classe artística, trazem contributos relevantes para o cenário eleitoral. Esta é uma avaliação perenizada em diversas análises.
Dada a largada nas convenções
O clima começa a esquentar em várias cidades sergipanas com a largada das convenções partidárias. Sempre marcados por grande público, esses eventos geram animação nas militâncias dos candidatos. Essa fase segue até 5 de agosto. Serão dias intensos. Além disso, essa reta final ainda marca as movimentações de bastidores, com desistências e novas alianças surgindo.
Convenção de Danielle
Em meio às especulações sobre sua permanência ou não no pleito de 2024, Danielle Garcia já tem data para a sua convenção. Será no dia 4 de agosto. A delegada aumentou o tom de críticas à gestão de Edvaldo nas redes sociais. Parece estratégia dupla: dialogar com o eleitorado de oposição e mandar respostas quanto ao convite de ser vice.
André e o pastel de Edgar
Ontem, a comitiva de André Moura fez uma parada estratégica em Ribeirópolis, no famoso Pastel do Edgar, antes de seguir para São Miguel do Aleixo. O objetivo foi organizar a comitiva, que contou com a presença do deputado estadual Marcelo Sobral, do vereador Max de Zé de Toinho, do pré-candidato Mário de Mi Fontes, de Riachão do Dantas, e do pré-vice de Itabaiana, Agnaldo de Verso. A parada também serviu para um lanche reforçado, onde todos puderam apreciar os pastéis do Edgar, que são conhecidos pela qualidade. Após o lanche, a comitiva seguiu fortalecida para o evento político.
André em São Miguel do Aleixo
André Moura participou da convenção partidária em São Miguel do Aleixo, que marcou o início oficial da campanha de Cleane para prefeita e Rogério Barbosa para vice. O evento emocionou os presentes, especialmente quando André Moura relembrou a memória do irmão da candidata, Everton Lima, falecido há quatro anos. Moura destacou que, apesar da ausência física de Everton, seu legado continua vivo e será perpetuado por Cleane. A convenção contou com ampla participação da comunidade local, que demonstrou seu apoio entusiástico à candidatura de Cleane e Rogério. Cidade que deve ter candidatura única.
André em Monte Alegre
André Moura esteve também em Monte Alegre de Sergipe para encontrar-se com os pré-candidatos locais. Ele foi recebido por Evandro da Saúde e Bibiu, pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Moura elogiou a energia e o apoio da comunidade, afirmando estar confiante no futuro promissor de Monte Alegre. Durante a visita, ele registrou fotos com os pré-candidatos a vereadores do União Brasil e de partidos aliados, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento da cidade.
André em Canindé de São Francisco
Outra cidade que contou com a presença de André Moura, neste sábado, foi Canindé de São Francisco. Um ato político organizado pelo União Brasil, lançou oficialmente a candidatura de Machadinho para prefeito e Pank para vice. Moura destacou a popularidade de Machadinho, evidenciada pela lotação do ginásio municipal. O evento contou com a presença de diversas lideranças, incluindo o deputado estadual Marcelo Sobral. André Moura ressaltou a união e o compromisso de todos com o futuro de Canindé, afirmando que estão prontos para colocar ordem na cidade e garantir seu avanço.
Sérgio recebe adesões
O deputado estadual Sérgio Reis foi o que mais recebeu adesões nesta reta final de pré-campanha. Vereador com mandato e ex-vereadores passaram a integrar o projeto de mudança proposto por Sérgio. Além disso, o ex-secretário de Saúde de Lagarto, Marlysson Magalhães, anuncia apoio durante a convenção deste domingo.
Sérgio recebe adesões II
Ao longo das próximas semanas, e até o fim do período das convenções, Sérgio deve receber adesões de outras pré-candidaturas. As especulações nos bastidores são grandes, mas a coordenação política do PSD, guarda segredo sobre esses novos apoios.
Gustinho e a desatenção
Boa parte dos aliados de Gustinho que decidiram apoiar Sérgio Reis, argumentam que o deputado federal Gustinho é desatencioso com os aliados. No fundo, os bastidores da política de Lagarto apontam que as adesões argumentam desatenção, mas têm como motivação a tendência de vitória de Sérgio Reis. É a chamada ‘expectativa de poder’.
Pesquisa em Itabaianinha
Repercute no município de Itabaianinha pesquisa divulgada hoje no Fan F1. Realizado pelo Exclusivo Instituto de Pesquisa e Ensino (EIPE), o levantamento ouviu 478 eleitores entre os dias 15 e 17 de julho de 2024, com margem de erro de 4,45 pontos percentuais e nível de confiança de 95%, sob o número SE-03034/2024.
Pesquisa em Itabaianinha II
No cenário espontâneo, Robson da Laranja aparece em primeiro com 30,54%, seguido por Eraldo do Frigorífico com 20,08%, Danilo de Joaldo com 8,79% e, em último, Zominho do Doce Mel com 0,63% das intenções. Já no Cenário Induzido, Robson da Laranja continua em primeiro com 45,19%, seguido por Eraldo do Frigorífico com 30,96% e Zominho do Doce Mel com 1,67% das intenções de voto.
Homenagem ao amigo Lula
O ministro Márcio Macedo aproveitou a comemoração do ‘Dia do Amigo’ para homenagear o presidente Lula, a quem se referiu como líder e amigo. Márcio buscou fotos antigas ao lado do presidente, algumas que demonstram o afeto existente entre eles e mostrando que a relação, de décadas, se consolidou na missão ministerial a que Márcio foi guinado.
Sucesso no encontro de Lula com movimentos
Márcio Macedo cooordenou a segunda reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a sociedade civil organizada, realizada em São Paulo na última semana, no Espaço Carlito Maia. A Secretaria-Geral da Presidência da República demonstrou mais uma vez seu compromisso com a coordenação e articulação das relações políticas do Governo com diferentes segmentos da sociedade civil e juventude. As imagens mostraram um Lula sorridente e em constante diálogo com Márcio. Como gostam de dizer por aí: isso a Globo não mostra!
Referência nacional
Sergipe é pioneiro no país na distribuição de medicamentos, por meio do SUS, à base da Cannabis . O estado possui um Núcleo de Atendimento em Terapias Especializadas (Nate) no Huse, que foi lançado no fim do ano passado juntamente com o primeiro protocolo, e atende mais de 50 pacientes com epilepsia refratária. Na última semana, foi lançado o segundo protocolo clínico para tratamento do comportamento agressivo no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Escritório em SP e Petrobras no RJ
O governador Fábio Mitidieri inaugurou, na última semana, o escritório da Desenvolve-SE em São Paulo, ao lado do presidente Milton Andrade e do secretário da Casa Civil, Jorginho Araujo. Já na capital carioca, o governador se reuniu com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e discutiu projetos de desenvolvimento econômico do Estado, entre eles, o aguardado ‘Sergipe Águas Profundas e Sergipe Águas Rasas’, previsto para os próximos anos.
Semana movimentada
Falando ainda do setor energético, Sergipe sedia discussões sobre Petróleo, Gás e Energia a partir de amanhã e segue até a próxima sexta-feira. Entre os eventos da semana, está a inauguração do gasoduto que conecta o Terminal de GNL da Eneva à rede da TAG, com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Na quarta-feira, será aberta a terceira edição do maior evento de petróleo e gás do Estado: o Sergipe Oil & Gas 2024, que prossegue até o dia 26 no Centro de Convenções AM Malls.
Meu pirão primeiro
Na última votação antes do recesso na Alese, o que chamou atenção foi a ‘choradeira’ dos auditores fiscais pela antecipação de um bônus que vai impactar mais de R$ 15 milhões anuais aos cofres públicos. Bônus mensal que teve aumento de 80%, passando de R$ 2,5 mil para R$ 4,5 mil. Eles pleiteavam o pagamento para esse ano, mas o governo garantiu para janeiro de 2025, justamente por já ter concedido reajuste salarial, diminuição do tempo da progressão de carreira, bem como outros benefícios. A categoria é uma das mais bem remuneradas do Estado e foi a única a emplacar três projetos de reestruturação. Como diz o ditado popular: ‘farinha pouca, meu pirão primeiro!’
PMA desfez polêmica
A Secom da PMA, comandada pelo jornalista Elton Coelho, não tem deixado sem respostas as polêmicas e críticas da oposição, normais nesse período eleitoral. Um exemplo foi o episódio recente do Parque da Sementeira. “Nosso projeto fará o plantio de mais de 1.500 árvores”, afirmou Elton. A PMA conseguiu aval do Crea, que fez inspeção e atestou regularidade na supressão de árvores que já estavam doentes.