Cidade

  • Início •
  • Blog

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional na rede estadual iniciam nesta terça-feira, 9

Da redação

09/07/2024


Foto: Ascom Seduc

As inscrições para as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nas escolas da rede pública estadual de ensino foram abertas nesta terça-feira, 9. 

Para ambas as modalidades, as inscrições devem ser feitas gratuitamente por meio do Portal da Matrícula da Seduc. A validação acontece mediante apresentação da documentação exigida no primeiro dia de aula, programado para acontecer em 22 de julho.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), estão sendo disponibilizadas 5.287 vagas para a EJA – Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para as turmas de Educação Profissional no formato subsequente, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio, serão ofertadas 1.530 vagas, distribuídas em 41 cursos.

De acordo com o calendário para a EJA, até esta quarta-feira, 10, acontece a renovação de alunos já matriculados. Da quinta-feira, 11, ao dia 15 de julho, a fase é a de transferência entre escolas da rede, destinada aos estudantes que desejam mudar de escola. Já a última fase, no período de 16 a 19 de julho, contempla novos alunos.

Já para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), os interessados poderão se inscrever desta terça-feira, 9, até 16 de julho.

Educação de Jovens e Adultos

No ato da matrícula para a EJA, os candidatos deverão ficar atentos à idade mínima exigida de 15 anos completos para a EJA- Ensino Fundamental e de 18 anos para a EJA – Ensino Médio.

Serão ofertadas, ao todo, 44 vagas para o Ensino Fundamental I, 743 vagas para o Ensino Fundamental II e 4.500 vagas para o Ensino Médio. Na rede estadual, a EJA está presente em 37 escolas de Ensino Fundamental e em 132 de Ensino Médio.

O curso tem duração de três semestres e totaliza 18 meses. A modalidade é ofertada, principalmente, no turno da noite, dentro das 169 escolas públicas estaduais que se destinam à Educação de Jovens e Adultos.

Educação Profissional e Tecnológica

Para o segundo semestre, serão disponibilizadas vagas somente para a modalidade subsequente, uma vez que são alunos portadores de certificado do Ensino Médio já egressos da rede ou de outras instituições ou até de outro curso técnico.

Para os cursos técnicos na forma subsequente serão ofertadas 1.530 vagas distribuídas em 59 escolas estaduais, 14 das quais são Centros de Excelência em Educação Profissional. Os 41 cursos ofertados são distribuídos em 14 eixos tecnológicos. 

Os principais são os de Enfermagem, Nutrição e Dietética, Segurança do Trabalho, Informática e Redes, Administração e Automação Industrial. Também estão sendo ofertados os cursos de Petróleo e Gás, Saúde Bucal, Cuidador de Idosos, Modelagem do Vestuário, Gerência em Saúde, Energias Renováveis, Agroecologia, entre outros.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1