Domingueira

  • Início •
  • Blog

Suposta farra milionária em Socorro e Lagarto é desafio para a fiscalização eleitoral

Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios

07/07/2024


Abusos ocorrem em todas as cidades. Mas, as duas que destacamos neste texto chamam atenção no cenário político-eleitoral de 2024 pela forma livre e aberta com que se comenta nos bastidores, detalhes que demonstram profundo desrespeito ao erário.

A responsabilidade política é da sociedade. São os cidadãos e cidadãs de cada cidade que devem sempre lembrar, que farra milionária em campanha eleitoral tem sempre um preço pago de forma parcelada, em quatro anos.

A corrupção eleitoral é a mãe de todas as corrupções. Dela se deriva toda sorte de assalto aos cofres públicos.

Nas eleições municipais, a competência de julgar possíveis crimes eleitorais é do juiz de direito de primeiro grau, ou seja, os magistrados que estão nas Comarcas, responsáveis muitas vezes por vários municípios.

Este é o primeiro indício de dificuldade para o juiz conseguir evitar que abusos ocorram. O magistrado para julgar precisa receber o processo que deriva de denúncias feitas por qualquer pessoa, partidos ou por iniciativa do Ministério Público.

Outra importante instituição a ser acionada, e pronta para atuar, é a Polícia Federal. Nas eleições de 2020, por exemplo, a PF pediu autorização para realizar busca e apreensão em Nossa Senhora do Socorro. Mas um fato atrapalhou, a oposição soltou o conteúdo da denúncia antes da autorização. O juiz entendeu assim, que a ação poderia ser precipitada e inferir no resultado.

Mesmo com todo esse aparato estatal pronto para agir e tentar conter a corrupção eleitoral, a farra de dinheiro corre solta.

Há duas cidades em que nos bastidores, interlocutores falam com muita tranquilidade que alguns personagens políticos estão dispostos a usarem a máquina pública à exaustão, além de especularem disposição para injetar cifras volumosas até outubro.

Lagarto e Nossa Senhora do Socorro são cidades onde parece reinar a impunidade. Líderes políticos que, ou têm ‘costas largas’, ou como dizem no popular ‘têm coragem de mamar em onça’.

Tanto assim, que se fala em ‘coragem e disposição’ para ‘soltar’ entre R$ 15 e R$ 20 milhões na reta final do processo eleitoral.

Além disso, há denúncias de farra em nomeações, que podem ser fiscalizadas pela transparência apenas em Socorro, Lagarto não tem Diário Oficial, mesmo sendo uma cidade que deveria dar exemplo ao Tribunal de Contas de Sergipe, afinal, a prefeita é nora de um conselheiro.

Em cada cidade também é possível se averiguar milhões em licitações lançadas às pressas nos últimos dias, o que seria normal, mas em ano eleitoral sempre levanta suspeitas.

Especulação, teoria da conspiração e efetiva corrupção eleitoral, este é o tripé que ronda essas duas cidades. Qual órgão conseguirá de fato comprovar os abusos e evitar que a democracia seja afetada pelo abuso de poder econômico e político nestas duas cidades?

Até outubro poderemos ter respostas…

NOTAS DA SEMANA

Luiz avança em mais apoios
O pré-candidato Luiz Roberto segue aglutinando novas adesões. Na última quinta-feira, 4, foi a vez da deputada federal Katarina Feitoza declarar apoio. Apesar de ser do PSD, partido do governador, Katarina dialogava com Danielle Garcia e Fabiano Oliveira. Ao fim, prevaleceu a posição de fidelidade ao grupo e ao partido.

Especulações sobre Katarina
Após a decisão de Katarina, começaram as especulações. Uma é de que ela seria a vice. Possibilidade que é totalmente descartada. A segunda é que haveria um acordo para, em caso Luiz não emplaque, ela seria o nome. Nada disso foi acertado. Ela estaria levando Luiz a fazer um acordo de derrotado, se colocasse esse ponto na mesa. Se aderiu ao projeto é para engajamento, no mais, fatos da rotina da política.

Danielle não retira
Membros da coordenação da campanha de Danielle Garcia garantem que ela não retira a sua pré-candidatura, corroboram com o que a delegada declarou em entrevista ao Jornal da Fan da última sexta-feira. Mesmo com a movimentação de aglutinar todos em torno de Luiz Roberto, os aliados de Danielle garantem que ela não marchará com ele neste primeiro turno.

Danielle não retira II
O recado dado foi claro e direto. Chega à Domingueira, a informação de que, se houver um movimento de isolamento para provocar a desistência de Danielle, o caminho dela não será ser vice de Luiz, e mais ainda, desistindo pode optar pela neutralidade, mas com riscos de apoio a Emília. Com esse clima quente, muita habilidade será necessária. A manutenção de Danielle no páreo é estratégico para vários interesses e ela nada perde, ao contrário.

Decisão acertada de Emília
A pré-candidata Emília Corrêa deu um passo acertado ao decidir por Ricardo Marques para seu vice. Essa era a formação de chapa mais defendida pelos seguidores de Emília. O acerto redobra de tamanho quando lembramos que caso fosse o ex-senador Eduardo Amorim, ela estaria puxando a imagem de subalterna aos irmãos Amorim.

Progressistas já tem prazo
O Progressistas definiu prazo para se posicionar sobre Aracaju. Laércio Oliveira está em viagem, retornando no dia 17. No próximo dia 20, já tem uma reunião marcada com a direção do partido. Manter candidatura, apoiar Luiz ou Danielle, com a possibilidade de Fabiano compor de vice com qualquer um dos dois.

Político de palavra
Fabiano Oliveira disse à Domingueira que está tranquilo, fazendo sua parte e deu uma declaração que manda recados em vários destinos. “Todo político tem vários defeitos, mas uma grande qualidade que Fábio Mitidieri tem é ser um homem de palavra, nisso ele combina comigo. Somos homens de palavra”, disse o vereador.

PSB pressionado
O senador Alessandro Vieira não gostou da informação de que o PSB já está fechado com Luiz Roberto e pediu conversa com o governador Fábio. A movimentação deixaria Danielle Garcia isolada e com extrema dificuldade de manter o nome no pleito. Por este motivo, o partido ainda não anunciou sua posição. O desfecho está sob as habilidades de Mitidieri.

PSB com Luiz
Uma fonte do partido disse que a agremiação está fechada com Luiz. O anúncio só não foi feito devido ao ‘esperneio’ de Alessandro Vieira. Uma mudança de rota seria muito difícil, pois vários nomes que disputarão vaga para a Câmara já estão fechados e fazendo pré-campanha para Luiz.

Alessandro faz a mesma estratégia
A pré-candidatura de Danielle Garcia tem como maior beneficiado e interessado o senador Alessandro Vieira. Ele precisa se posicionar de forma independente com vistas a 2026.

Alessandro faz a mesma estratégia II
Alessandro já fez críticas a Luiz e Yandra e elogios a Emília. Por isso, a habilidade de Fábio terá como foco não fazer movimentação errada para não ‘jogar’ Alessandro gratuitamente no palanque de Emília Corrêa.

Diálogo da esquerda em Aracaju
O PT convidou o PSOL para um diálogo com vistas à possibilidade de formação de uma aliança para 2024. O passo dado sem os demais membros da Federação já foi algo errado e estranho, participaram apenas Rogério Carvalho e Sílvio Santos. Para completar, Candisse não pôde comparecer. Niully, colocando em prática a sororidade, propôs avançar o diálogo apelando para um segundo encontro, em respeito à ausência da pré-candidata petista. O PSOL pediu a ampliação para demais partidos que fazem parte da base de Lula em Aracaju e às direções partidárias.

Diálogo da esquerda em Aracaju II
Numa demonstração de que não pretende abrir mão de ser a protagonista, Candisse Carvalho postou foto ao lado de Niully dizendo acreditar na unidade da esquerda, mas mandando recado subliminar. “Nossa pré-candidatura segue firme e forte”. O PT quer diálogo para construção ou fará apenas movimentos para tentar angariar apoio à Candisse? Este foi um questionamento de uma importante liderança do PSOL que pediu reservas.

Três projetos de Yandra
A deputada federal Yandra Moura (União), pré-candidata a prefeita de Aracaju, protocolou três projetos de lei, de temas considerados importantes, antes de se licenciar do mandato na Câmara dos Deputados para se dedicar integralmente à sua pré-candidatura. O projeto “Bairro Mais Perto” visa facilitar o acesso a serviços básicos, promover a mobilidade sustentável, a inclusão social, o desenvolvimento econômico, a qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental.

Três projetos de Yandra II
O segundo projeto, intitulado “1000 Dias”, tem o objetivo de fortalecer o desenvolvimento e o apoio social a gestantes, crianças e seus familiares. Por fim, o terceiro projeto trata do apoio a jovens egressos de unidades de acolhimento institucional. Atuante em seu trabalho legislativo, Yandra construiu uma trajetória no parlamento intocável.

Toma posse terça
Fábio Henrique toma posse oficialmente na próxima terça-feira, 9, às 14h, no Plenário da Câmara dos Deputados. Fábio estará substituindo, temporariamente, Yandra Moura, que se licenciou para dedicação exclusiva à sua campanha.

Samuel capacita aliados
Em Nossa Senhora do Socorro, o agrupamento do deputado estadual e pré-candidato a prefeito do município, Samuel Carvalho (Cidadania), reuniu os pré-candidatos a vereadores em um treinamento preparatório para as Eleições 2024. No curso, ministrado pelo estrategista político Glauco Kozlowaski, os pré-candidatos aprenderam técnicas de planejamento e estratégias para a campanha eleitoral. Atualmente, o agrupamento de Samuel conta com 13 vereadores eleitos e possui um grande potencial para ampliar esse número no pleito que está por vir.

Trecho interditado
A rodovia SE-175, no trecho entre os municípios de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Glória, está interditada desde às 5h da manhã deste domingo. O Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) informou que a interrupção do tráfego é devido à montagem e içamento de uma estrutura metálica para passagem de uma adutora de água de 600 mm de diâmetro, realizada pela Deso. A previsão de liberação do tráfego é a partir das 14h.

Oportunidade
No dia 27 de julho, os sergipanos terão a oportunidade de assistir o jogo Legends, que reunirá ícones do futebol nacional e internacional, como o ex-atacante Adriano Imperador; Clarence Seedorf, meio-campista que jogou em times como Internazionale e Milan; e Claude Makelele, ex-volante do Real Madri e Paris Saint-Germain; entre muitos outros nomes lendários do esporte. A partida faz parte das comemorações dos 55 anos do Batistão, completados na próxima terça-feira, 9, quando haverá uma programação para marcar a data, nas instalações da casa do futebol sergipano, a partir das 8 horas.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1