Cidade

  • Início •
  • Blog

Edital de licitação para transporte coletivo na Grande Aracaju é lançado

Da Redação

20/06/2024


O edital de licitação para o transporte coletivo na Grande Aracaju foi lançado nesta quinta-feira, 20, pelos prefeitos dos quatros municípios que formam o  Consórcio do Transporte Coletivo Metropolitano. O texto, prevê a contratação de duas empresas para operar as frotas de ônibus nos quatro municípios e estabelece requisitos como veículos com idade máxima de cinco anos e meio, com sinal Wi-Fi, inserção progressiva de ar-condicionado nos ônibus, entre outros benefícios.

As prefeituras de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, e Barra dos Coqueiros, estarão investindo um subsídio de R$ 126 milhões, rateado entre cada uma delas de acordo com o quantitativo populacional. O edital contempla dois lotes e estabelece uma frota de 473 ônibus para circular na região metropolitana.

Para a formulação do edital, foi analisada a divisão entre lotes, as linhas de ônibus, a quantidade atual de veículos que operam no sistema, entre outros aspectos acordados com os entes envolvidos no Consórcio Metropolitano. 

A versão final do documento contempla uma sequência de ações foram efetivadas, entre as mais importantes estão: a instalação da autarquia; e a contratação da consultoria da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), responsável pela análise e diagnóstico do sistema de transporte que abrange as quatro cidades.  

O edital de licitação estará aberto para concorrência nacional de toda e qualquer empresa do setor que queira operar o sistema na Grande Aracaju. A previsão  é que a assinatura do contrato seja feita no final do ano, dependendo do rito legal da concorrência. O interesse em participar da disputa já foi sinalizado por empresas que já realizam o serviço na região metropolitana.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1