O ex-BBB Matteus Amaral ingressou no curso de engenharia agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), no Rio Grande do Sul, pelo sistema de cotas, após se autodeclarar preto. A informação consta no Edital nº 046/2014 e foi confirmada pelo instituto nesta sexta-feira, 14.
Em nota, o IFFar informou que “naquela época, de acordo com a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato”. “Não havia mecanismo de verificação ou comprovação da declaração do candidato”, acrescentou a instituição.
Ainda conforme o instituto, possíveis fraudes às políticas de ações afirmativas eram apuradas apenas se houvesse denúncia formal na Ouvidoria da instituição, mas nenhuma denúncia desse tipo foi feita na época.
Em 2021, o curso de engenharia agrícola deixou de ser ofertado no IFFar. No ano seguinte, Matteus ingressou na Unipampa em processo seletivo no qual participou via ampla concorrência.
Segundo o IFFar, a política nacional de cotas foi aperfeiçoada com o tempo, e hoje conta com o mecanismo da heteroidentificação, adotada pela instituição desde as seleções realizadas em 2022 para ingresso em 2023.
O caso ganhou repercussão após uma publicação nas redes sociais trazer o assunto à tona. O ex-BBB ainda não havia se pronunciado até a publicação desta matéria.