Política

  • Início •
  • Blog

Gestor colombiano defende projetos sociais como principal meio de redução da insegurança

Da redação

11/06/2024


Nesta terça-feira, 11, o Jornal da Fan entrevistou o colombiano Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social de Medellín, na Colômbia, conhecido por proporcionar transformações sociais e políticas importantes na cidade colombiana, principalmente no que se refere à redução da insegurança.

O Consultor Internacional em Gestão Pública está em Sergipe a convite da pré-candidata a prefeita de Aracaju, Yandra Moura. A deputada federal tem trocado experiências com Jorge Melguizo, a fim de incorporar elementos para obter sucesso em uma possível administração municipal.

Durante a entrevista, Jorge Melguizo explicou sobre o seu trabalho desenvolvido em Medellín e defendeu a ideia de que a evolução da segurança nas metrópoles se dá a partir de investimentos na área social.

“A principal fórmula de segurança em Medellín não é a polícia. Nós dizemos que o contrário da insegurança não é a segurança. O contrário, o oposto à  insegurança é a convivência. E a convivência se constrói com projetos educativos, com projetos culturais, urbanos”, explicou o consultor.

Ainda usando o sucesso das ações em Medellín, Jorge Melguizo detalha que o aumento de forças policiais não representa melhora da segurança, e reforça a tese de que para um território com maior segurança é preciso dar mais oportunidades aos jovens. “ Investimentos na área social, gerando mais oportunidade a milhares de jovens. Esta é a fórmula em Medellín. […]Você tem que chegar com soluções sociais, educativas, culturais, esta é a transformação da cidade”, expressou.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1