Domingueira

  • Início •
  • Blog

Sucessão em Nossa Senhora das Dores é marcada por incertezas e aventuras

Por Narcizo Machado

09/06/2024


Município que ocupa a décima oitava posição no número de habitantes e que não está entre as vinte maiores economias de Sergipe, segundo dados do último levantamento do IBGE, em 2021. Aliás, esmiuçando os dados do IBGE de 2022, a situação da cidade é vexatória. Dores tem o décimo segundo maior índice de desemprego e está na posição 63, quando analisado o salário médio mensal em comparação com os demais municípios de Sergipe.

O vivenciar e sentir dessa realidade, constatada em dados publicados após as últimas eleições municipais, talvez tenha sido a mola propulsora que ensejou a população dorense a tomar a decisão por uma mudança, elegendo, em 2020, o Mário da Clínica.

O então prefeito, Dr. Thiago, não foi reeleito. Venceu o empresário, o cuidador da saúde do povo, homem com imagem de ‘nova política’ que estava no Cidadania de Alessandro Vieira. A força de seu discurso de renovação marcou a alma da cidade.

Não sei se por incompetência de gestão ou de erro na estratégia de comunicação, mas a sociedade sergipana só ouve falar de Dores com pautas negativas. No início da gestão, uma certa sensação de insegurança e inexperiência circulava nas informações em redes sociais e na imprensa. No ano seguinte, foram as denúncias de irregularidades em licitações, com suposto favorecimento de membros da gestão que seriam sócios de empresas, além de consultorias não muito bem explicadas. 

2022 teve ainda a eleição geral e, na avaliação de muitos, a traição política do prefeito Mário marcou o pleito. O Cidadania foi abandonado, serviu apenas de desculpa para a conquista do poder dois anos antes. Mário apoiou candidatos de forte poder econômico na região e o atual governador Fábio Mitidieri. Mas a suposta traição não ficaria apenas na mudança de rumos, mas nos resultados. No primeiro turno, Fábio perdeu para Rogério na cidade. O prefeito Mário é apontado como o culpado, e o resultado seria consequência de sua pouca dedicação. 

No segundo turno, veio a virada. Contudo, Mário não ficou com o crédito. Tanto é assim que o PSD manteve a filiação do ex-prefeito Dr. Thiago e a ele tem hipotecado apoio para as próximas eleições. Thiago conta com o apoio do pai do governador, o ex-deputado Luiz Mitidieri, que tem propriedade rural no município.

Restou a Mário a filiação ao União Brasil, para ter a proteção de André Moura e de Cristiano Cavalcante. 

As eleições em Dores, com este cenário de suposta ausência de liderança e bons resultados da administração, estão marcadas por incertezas neste pleito de 2024.

A primeira passa pela decisão de Mário de ir ou não para a reeleição. Sua ausência na cidade e a divulgação de ações fracas e sem impacto geram a impressão de que ele ‘jogou a toalha’. Será? Se o leitor for fazer uma análise das redes sociais da prefeitura e do prefeito, vai corroborar com uma ideia de certa apatia nas ações.

Quem também passa por fragilidade é o ex-prefeito Dr. Thiago. O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) formou maioria para torná-lo inelegível em um processo que analisa abuso de poder político e econômico nas eleições de 2020. Com essa incerteza, ele seguirá no pleito? 

Segundo apuramos, Thiago passou a última semana fazendo reuniões e mais reuniões para tranquilizar seu agrupamento, garantindo que segue no pleito independente do resultado do julgamento, que está suspenso por pedido de vista. Fazer campanha tendo que se justificar não é bom.

E de onde ficam as aventuras? 

O PT apresenta a advogada Thamires Souza, que é irmã do ex-prefeito Dr Thiago, ambos filhos do médico Gilberto Santos, neurologista e ex-diretor do Hospital Cirurgia. Será mesmo que ela entra em um pleito gerando uma briga familiar? 

Por fim, o icônico Almeida Lima. Ruralista no município de Dores, Almeida, que já foi deputado estadual, federal, senador e prefeito de Aracaju por dois anos, lançou o nome e está filiado ao Republicanos de Gustinho Ribeiro.

Quem acompanha suas entrevistas e suas postagens nas redes sociais até encontra conteúdo, afinal, Almeida é inteligente e eloquente. Observa-se, porém, que falta profissionalismo nos formatos. Falta povo, gente, sentimento. 

Lembra muito sua última disputa em Aracaju, quando, em 2020, saiu com humilhantes 572 votos. Será mesmo que ele quer entrar para vencer? Ou estaria demarcando espaço, eleitorado para seu genro, Breno Silveira, que deverá mais uma vez disputar vaga para Alese em 2026? 

A única certeza é que, em agosto, algumas dessas dúvidas serão respondidas e as incertezas confirmadas e/ou contrariadas. Que venha o limite de prazo para o registro das candidaturas.

NOTAS DA SEMANA

Edvaldo, Luiz e os Valadares
O prefeito Edvaldo Nogueira, o ex-senador Valadares e os pré-candidatos a prefeito, Luiz Roberto e Valadares Filho, almoçaram juntos nesse último sábado. O encontro foi político e serviu para estreitar ainda mais a relação. “Papo pra lá de bom”, compartilhou Luiz em grupos de WhatsApp.

Edvaldo, Luiz e os Valadares II
Instigado pela Domingueira a comentar o encontro, Valadares Filho comentou com entusiasmo. “Foi um diálogo franco e transparente de partidos do campo progressista”, afirmou. Como já publicamos em colunas anteriores, podemos afirmar que novidades poderão surgir nos próximos dias.

Edvaldo tem criticado
Em entrevistas ao longo da última semana, o prefeito Edvaldo Nogueira criticou a postura do agrupamento governista de destoar dos pleitos anteriores com o lançamento de diversas pré-candidaturas. Segundo Edvaldo, a unidade foi o que garantiu vitórias. Ele também relembra que, em 2022, aceitou a decisão por Fábio. São declarações com o tom de ‘cobrança de fatura’.

PT lançou Candisse
O Partido dos Trabalhadores (PT) deu mais um passo para consolidar a pré-candidatura de Candisse Carvalho à Prefeitura de Aracaju. Na última sexta-feira, 7, um evento com auditório lotado no Cotinguiba Esporte Clube selou mais uma etapa. Houve a presença de duas lideranças nacionais da agremiação: o deputado federal Henrique Fontana e o senador e líder do governo Lula no Senado, Jaques Wagner.

Candisse “na medida certa”
O senador Rogério Carvalho e a pré-candidata usaram um termo em comum em seus discursos. Afirmaram que a pré-candidatura lançada pelo PT tem perfil de candidatura “na medida certa”. A militância presente demonstrou muita empolgação.

Ausência de Márcio
Como já era esperado, o ministro Márcio Macedo e mais algumas lideranças de correntes internas do PT não marcaram presença. A Domingueira não conseguiu falar com o ministro, mas ao questionar assessores, recebeu a informação de que ele não foi convidado a participar do evento de lançamento de Candisse.

Yandra em Salvador
A pré-candidata e deputada federal Yandra Moura esteve em Salvador na sexta-feira e participou de várias atividades com o prefeito Bruno Reis. Além de atos da gestão, ela manteve reunião com o gestor para troca de experiências. A gestão de Bruno, que é do mesmo partido de Yandra, é muito bem avaliada em Salvador.

Yandra em Salvador II
A pré-candidata ainda esteve com o ex-prefeito ACM Neto, onde passou, segundo ela, “horas de estudo” analisando programas e projetos que deram certo. Em fala registrada em vídeo nas redes sociais de Yandra, ACM lembrou que quando se elegeu prefeito tinha a idade de Yandra, e parabenizou a parlamentar por estar buscando conhecimento e informações para apresentar seu programa de governo.

Marcos não disputa Governo de Sergipe
O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, afirmou em entrevista à Rio FM que, a despeito do convite revendido e revelado em entrevista no nosso programa Play Fan F1, não disputará o governo em 2026. Ele foi categórico ao sentenciar que ser candidato ao governo em 2026 seria uma incoerência com seu compromisso com André Moura.

Marcos assume André
Marcos foi também enfático ao dizer que André Moura será um de seus candidatos ao Senado, caso decida disputar uma das vagas em 2026. Ele disse que tem palavra e aguenta as consequências de suas posições.

Max é Mais
Ao lado do prefeito Edvaldo Nogueira, do pré-candidato Luiz Roberto e do presidente do PSB em Aracaju, Cláudio Mitidieri, o ex-vereador Max Prejuízo lançou a sua pré-candidatura a vereador de Aracaju. O evento ocorreu em frente à Casa Cultural Careca e Camaradas no Augusto Franco. O slogan da pré-campanha é “Max é Mais”. Edvaldo aproveitou e emendou. “Max é mais e Luiz é nois”.

PSB com Luiz
A presença de Cláudio Mitidieri no evento de lançamento de Max, ao lado de Luiz Roberto e Edvaldo Nogueira, demonstra que, a despeito das especulações, o PSB deve marchar com Luiz. Ventilou-se nos últimos dias que o partido poderia seguir com Danielle Garcia. Porém, se isso fosse verdade, o presidente não liberaria um de seus membros e não estaria com sorrisos e abraços em um evento com outro pré-candidato.

Moana e o discurso radical
A esposa do deputado federal Rodrigo Valadares, Moana Valadares, que é pré-candidata a vereadora de Aracaju, concedeu nessa última semana uma entrevista e fez discurso radical contra Edvaldo Nogueira. Segundo ela, Edvaldo não deixa legado.“Qual foi a grande obra estruturante que Edvaldo fez em Aracaju? Qual o legado que Edvaldo deixa?”, questionou ela. Moana está no PL que tem Emília como pré-candidata a prefeita.

PL faz três
O ex-vereador Bertulino Menezes, que está filiado ao PL e disputa novamente uma vaga para a Câmara, acredita que o partido fará três vereadores. Ele argumenta que a votação de Moana, somada ao voto de legenda e ao desempenho dos demais candidatos, resultará na conquista de três vagas. Bertulino está animado e acredita que estará entre os três.

Saúde em Lagarto
A cidade de Lagarto vive um caos na saúde. Maior município da região Centro-Sul, a cidade possui apenas duas unidades 24h, não UPAS, são unidades simples que funcionam precariamente. Recentemente, uma criança de oito meses morreu por chegar em uma dessas unidades já com parada cardíaca. Não havia estrutura para atendimento e ela teve que ser transferida para o Hospital Universitário. Foi a óbito.

Saúde em Lagarto II
A promotora de Saúde do Ministério Público de Sergipe deveria voltar os olhos para a cidade de Lagarto. Uma minuciosa investigação poderia levar o MP a entender o que levou a saúde de Lagarto para o caos. Já o Tribunal de Contas de Sergipe me parece não ter tecnologia e mão de obra suficiente para analisar as contas Lagarto. É compreensível, não acham?

Gustinho prepara rasteira
Nos bastidores da política, comenta-se que o deputado federal Gustinho Ribeiro está preparando uma ‘rasteira’ para dar no governador Fábio Mitidieri. Dizem que o deputado pede constantemente ao governador que não se dedique a eleições em municípios onde tem base, a exemplo de Lagarto.

Gustinho prepara rasteira II
O intuito do pedido seria, segundo aliados do deputado, apenas uma forma de tentar manter e ampliar as suas bases eleitorais. Contudo, mesmo contando com a suposta ‘neutralidade’ de Fábio, ele pula em 2026 para outro palanque. Diante da aproximação do seu partido, o Republicanos, com o governo Lula, o caminho de Gustinho seria um apoio ao PT.

Álvaro Bento e João Eloy
Álvaro Bento (MDB) lançou sua pré-candidatura a vereador de Aracaju em evento na Atalaia, com a presença da pré-candidata a prefeita Danielle Garcia e da deputada federal Katarina Feitoza. Álvaro, dizem nos bastidores, é o nome de João Eloy, secretário da Segurança Pública, neste pleito de 2024.

Ricardo Vasconcelos surpreende
Além de finalizar o processo de independência da Câmara de Vereadores, iniciado pelo vereador Nitinho, o atual presidente, Ricardo Vasconcelos surpreende pela capacidade de liderança junto aos demais colegas de parlamento. No processo de pré-campanha para reeleição, Ricardo tem surpreendido pela disposição em circular Aracaju e pela boa receptividade ao seu nome. Deve figurar entre os mais votados de 2024.

Aumento no repasse
A semana encerrou com a notícia de crescimento de 10,49% das transferências de recursos feitas pelo Governo de Sergipe aos 75 municípios do estado nos cinco primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Com esse aumento, o valor repassado foi superior a R$ 660 milhões. Desse montante, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) correspondeu a R$ 543,1 milhões distribuídos, o que significa um aumento de 10,1% no comparativo com 2023.

Fábio anuncia mais concursos
O governador Fábio Mitidieri anunciou dois concursos públicos: um para a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe, com salários de até R$ 7,3 mil, e outro para a Sergas, com salários de até 10,2 mil.

Fábio anuncia mais concursos II
“Desde o início da gestão, já são 400 novos servidores efetivados, o que mostra nosso compromisso em melhorar a oferta do serviço público, melhorando nosso quadro administrativo”, escreveu o governador em suas redes sociais.

Novo Ipesaúde
Na próxima terça-feira, o governador Fábio Mitidieri e o presidente do Ipesaúde, Cláudio Mitidieri, estarão inaugurando mais uma sede do instituto no interior do estado, em Itabaiana. “Nosso objetivo é ofertar ainda mais especialidades, facilitando o cuidado à saúde sem precisar do deslocamento do paciente até a capital. Para isso, triplicamos os profissionais da terapia ocupacional e duplicamos clínicos gerais, psicólogos e fonoaudiólogos”, disse o presidente do instituto.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1