Cidade

  • Início •
  • Blog

Aeroporto Internacional de Aracaju é reinaugurado após passar por reforma e ampliação

Da Redação

08/06/2024


Imagem: Eduardo Freire/AENA

O Aeroporto Internacional de Aracaju foi reinaugurado na última sexta-feira, 7, após passar por reforma e ampliação.  A obra foi realizada pela Concessionária Aeroportos Nordeste do Brasil (Aena), empresa espanhola que é responsável desde fevereiro de 2020 pelo gerenciamento operacional da unidade aeroportuária da cidade. 

A reforma trouxe melhorias que deixaram pátios e pistas mais seguros, com iluminação em LED, áreas de escape protegidas nas duas cabeceiras e pavimentação recuperada. Além disso, a circulação de passageiros também passou por reparos que proporcionam mais conforto e acessibilidade. Outra novidade é a área de embarque, que foi transferida para o primeiro andar e, assim como a sala de desembarque, teve o espaço ampliado.

Participam da solenidade a diretoria da Aena, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, representantes da Anac, da Secretaria de Aviação Civil, o governador Fábio Mitidieri, o prefeito Edvaldo Nogueira, entre outras autoridades, além do trade turístico local.

Imagem: Mandala 360

Obras

O aeródromo de Aracaju ganhou um novo projeto arquitetônico, com uma decoração que inclui três painéis com pinturas que retratam paisagens e o folclore de Sergipe. Transferida para o primeiro andar, a área de embarque foi mais que duplicada, passando de 735 m² para 2,2 mil m². Já o desembarque aumentou de 785 m² para 1,15 mil m². O terminal passou a contar com duas pontes de embarque (fingers) que, junto com as novas escadas rolantes e elevadores, proporcionam mais conforto e acessibilidade para os passageiros.

Além disso, foram instalados leitores eletrônicos de cartões de embarque, sistemas automatizados de bagagem, monitores do sistema informativo de voos e preparação para inspeção de volumes por raios-X. Além disso, toda a infraestrutura ganhou novas câmeras de segurança. Uma sinalização mais intuitiva em todo o terminal melhora o fluxo de passageiros, reforçados por nova pintura, iluminação e adaptações de acessibilidade. Também foi realizada a renovação completa dos banheiros.

Imagem: Mandala 360

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1