Mundo

  • Início •
  • Blog

Em pleito histórico, Claudia Sheinbaum é eleita primeira presidente mulher da história do México

Da redação

03/06/2024


Mexicanos que foram as urnas neste domingo, 2,  elegeram a candidata do governo, Claudia Sheinbaum, como a nova presidente do país. Apadrinhada pelo atual presidente, Andrés Manuel López Obrador, a candidata será a primeira mulher na história mexicana a assumir o cargo.

De acordo com Instituto Nacional Eleitoral (INE), a principal autoridade eleitoral do país, mesmo com 69% das urnas apuradas, a contagem prevê que Sheinbaum obteve entre 58,3% e 60,7% dos votos. Na sequência Xóchitl Gálvez, da oposição,  conquistou entre 26,6% e 28,6%, segundo a projeção.

Claudia Sheinbaum assume a presidência somente no dia 1 de outubro. Vencedora das eleições, a candidata governista é formada em física pela Unam (uma das universidades mais prestigiadas do México), e fez pós-graduação em engenharia ambiental. Na política, Claudia Sheinbaunm atuou  como secretária de Meio-Ambiente da Cidade do México. Na época, o prefeito era Andrés Manuel López Obrador, que viria a se tornar presidente com o partido que ele mesmo fundou, o Morena. Anos depois, ela se tornou prefeita da Cidade do México.

 

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1