Nacional
- Início •
- Blog
Enem 2024: PF investiga site criado para simular portal do Inep e “roubar” taxa de inscrição
Da Redação
31/05/2024
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acionou a Polícia Federal para investigar e derrubar uma página que simula o portal de inscrição para o Enem 2024. A página levava o estudante para uma aba de pagamentos, onde o golpe é aplicado.
O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção. As inscrições começaram nesta segunda-feira, 27, com uma taxa de inscrição de R$ 85.
Com o objetivo de subtrair o pagamento dessa taxa, os golpistas simularam a Página do Participante que direcionava a uma plataforma de pagamentos via pix ou cartões para aplicação de golpes.
Em nota, o instituto afirmou que a Página do Participante do Enem está funcionando normalmente sem registros de interferência e que a taxa de inscrição é realizada apenas por boleto.
“É importante ressaltar que o pagamento da taxa de inscrição é feito por meio de boleto do Banco do Brasil que só é disponibilizado ao inscrito após acesso ao sistema do exame por meio do login único do gov.br”, destacou a nota.
A página oficial para a realização da inscrição é: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/