Domingueira

  • Início •
  • Blog

Lagarto tem festa milionária, cresce pelo capital privado e aparenta um protecionismo

Por Narcizo Machado

26/05/2024


Não se cria política de turismo sem um calendário de eventos. Eventos formam uma cadeia negócios: artistas, estrutura, mão de obra para vários serviços, hotelaria, o comércio de vestuário, beleza e alimentação, o transporte, o trabalhador ambulante, e por ai vai. O turismo de eventos é um caminho promissor e de rápido retorno para economia.

Não se discute a importância do evento para a política de turismo. O que se deve questionar é se uma cidade que aporta milhões em uma festa tem toda a cadeia de comércio e serviços para ter retorno com o investimento feito em um evento artístico. Se não tem, é entretenimento, que tem sua importância, mas não é política de turismo.

A cidade de Lagarto, em seus áureos tempos, foi batizada de ‘capital do interior’. Era referência em desenvolvimento para a região Centro-Sul. Em termos de população, é a quarta maior de Sergipe. Mas nos índices do IBGE, faz tempo que ficou para trás em comparação, inclusive, a municípios menores.

Uma cidade que não tem a cadeia completa e não possui boa estrutura hoteleira em funcionamento, por exemplo, não dispõe de uma estação rodoviária decente para receber turistas. Mesmo assim, terá quase R$ 10 milhões em um evento. Para se ter uma ideia de comparação, ano passado o Governo de Sergipe investiu R$ 15 milhões em 60 dias seguidos de festa. O Festival da Mandioca não tem festa em dias sequenciais, e no total serão 15 dias de atrações. Se for comparar a área de estrutura então, aí é que a discrepância aumenta.

Lagarto tem cerca de 102 mil habitantes e quase 50% dos seus domicílios sobrevivem com meio salário mínimo (IBGE 2021). A mortalidade infantil é uma das maiores do estado. Lagarto é quinta colocada no ranking de pessoas que buscam o SUS com diarreia em Sergipe, um sinal de ausência de saneamento básico e acesso à água de qualidade. São dados que demonstram o quanto existe uma brutal carência de investimentos do poder público para ajudar no geração de renda, emprego, saúde e qualidade de vida.

Tudo que surge de bom e inovador em Lagarto é resultado das iniciativas do setor privado. E como se não bastasse, para funcionarem, passam por pressão política. A exemplo do Shopping Centro-Sul, que pronto para abrir as portas, depende do alvará a ser liberado pela prefeitura. Na cidade, todos comentam a lentidão para a liberação, e os motivos aparentam ser políticos.

Um território onde o poder político do grupo que atualmente o comanda é imenso deveria ser uma potência. O poder poderia servir para que o povo tivesse melhores políticas públicas.

Seis anos no comando da prefeitura, mandatos na Câmara Federal, mandato na Assembleia Legislativa, vaga no Tribunal de Contas, além de um vasto relacionamento nas demais instâncias.

O Ministério Público Estadual e a Justiça nem sempre recebem as informações solicitadas ou, por vezes, são até enredados em uma narrativa de ‘suposta solução’ de problemas. A exemplo do processo seletivo, que acabou tendo como selecionados quase que a totalidade dos que já estavam contratados.

Em Lagarto, a melhor das realidades consiste mesmo é em manter a tradição de comer uma boa jaca.

NOTAS DA SEMANA

Rogério faz acordos para o Senado
Alguns prefeitos que estiveram na Marcha dos Prefeitos, realizada na última semana em Brasília, revelaram que ao sentar com o senador Rogério Carvalho para solicitar emendas, o parlamentar apresentou pedido de apoio para a disputa da reeleição para o Senado.

Rogério faz acordos para o Senado II
O fato mostra que o petista não vislumbra a disputa para o governo em 2026. Rogério, que foi o segundo do PT a vencer uma eleição para o Senado, tentará ser o primeiro petista a ser reeleito por Sergipe. Eduardo Dutra, eleito em 1994, não disputou reeleição em 2002. Naquela eleição ele disputou o governo e foi ao segundo turno contra João Alves Filho.

Fabio e Fabiano desmentem
Ontem uma publicação do portal Folha de Notícias acabou sendo desmentida pelo governador Fábio Mitidieri e pelo pré-candidato a prefeito Fabiano Oliveira. Segundo a publicação, Fabiano estaria sendo nomeado nos próximos dias como secretário de Turismo para desistir da disputa pela Prefeitura de Aracaju.

Fabio e Fabiano desmentem II
O governador Fábio Mitidieri disse desconhecer, e que a informação não passou de invenção. Fabiano gravou vídeo, disse que especulações fazem parte do jogo político, classificou a matéria como “fake news” e disse que continua a “a agenda positiva”.

Laércio reafirma Fabiano
Na sexta-feira, 24, o Partido Progressistas (PP) realizou uma reunião estratégica na sede do diretório estadual com a presença dos pré-candidatos que disputarão as eleições de 2024. O encontro, coordenado pelo senador Laércio Oliveira, presidente de honra do partido, teve como destaque a reafirmação da pré-candidatura de Fabiano Oliveira para prefeito de Aracaju.

Laércio reafirma Fabiano II
“A política é uma construção. Temos respeito por todos os pré-candidatos, mas temos o melhor nome. O Progressistas escolheu Fabiano Oliveira porque, além de sua juventude, experiência e uma cabeça voltada para o futuro, ele está preparado para trazer um novo jeito de viver para a nossa cidade”, afirmou Laércio durante o evento.

Valmir disputa Lagarto
O ex-prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, reformou na última semana através de suas redes sociais que é pré-candidato a prefeito da cidade. Valmir enfrenta um câncer, mas garante que tem condições para disputar o pleito .

Ibrain refuta acordo com os Ribeiros
O deputado estadual Ibrain Monteiro concedeu entrevista ao Jornal da 102, da 102,7 de Lagarto. Ele reafirmou a pré-candidatura do pai e refutou qualquer hipótese de aliança com o ‘bole-bole’, grupo dos Ribeiros. A declaração foi para desmentir especulações que circulam na cidade.

Danielle na disputa
O governador Fábio Mitidieri confirmou que foi comunicado por Danielle Garcia que ela deixa a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres para disputar a Prefeitura de Aracaju. Danielle estará no Jornal da Fan desta segunda-feira, 27. É a primeira entrevista dela após tomar a decisão de se tornar pré-candidata.

A melhor entrevista
Yandra Moura fez uma sequência de entrevistas após o lançamento de sua pré-candidatura. Amantes do rádio acompanham sempre os mais diversos programas. Após entrevista dela na última sexta-feira ao Jornal da Fan, choveu de mensagens de ouvintes e seguidores com a análise de que foi a melhor entrevista que a deputada federal concedeu.

Yandra responde Alessandro
No Jornal da Fan, Yandra foi provocada sobre falas do senador Alessandro Vieira, que tem afirmado que Yandra, se eleita, não comandará a prefeitura e que tem escondido o pai, André Moura. “Eu jamais vou fazer com meu pai, André Moura, o que fizeram com o senador na campanha de Danielle, que é esconder”, responde Yandra.

PDT nacional aprova Luiz
Durante o Congresso Nacional do PDT, a pré-candidatura de Luiz Roberto foi aprovada pelo partido. O anúncio foi feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira em vídeo ao lado de Luiz Roberto. “Vamos começar nossa jornada”, disse empolgado o prefeito Edvaldo.

Luiza elogia Aracaju
A empresária Luiza Trajano, do Magazine Luiza, passou por Sergipe esta semana e, em Aracaju, participou do Fórum Empresarial. No evento, ela fez um elogio ao serviço de limpeza da capital. “É a cidade mais limpa do Nordeste”, disse a empresária.

Reconhecimento
São merecidos os parabéns à equipe de profissionais de saúde do Huse por realizar com sucesso o segundo reimplante de membro. Dessa vez, foi o braço do paciente Natanael Barreto, de 18 anos, que sofreu acidente grave. Esse foi o segundo caso bem-sucedido de reimplante de membro no Huse em menos de um mês.

Reconhecimento II

O sucesso desses procedimentos coloca o Huse na vanguarda da medicina de emergência, demonstrando não apenas a habilidade e o conhecimento dos profissionais envolvidos, mas também a importância do investimento contínuo em equipamentos e treinamento de ponta.

Mais voos
No mês de junho, o Aeroporto de Aracaju vai ter um acréscimo de 10% no fluxo de passageiros, segundo a Aena Brasil. Para atender à demanda, 68 novos voos, ou mais de 10 mil novos assentos, estão previstos para operar na unidade aeroportuária. Desde 2023, a Setur tem feito um trabalho importante para promover não apenas os festejos juninos, mas também a nossa diversidade em atrativos turísticos.

Periferia e choro
Tem uma pré-candidatura que não tem limites para o disfarce e para o teatro. Recentemente, teve vídeo de distribuição de sopão na periferia. Nas imagens, a ‘surpresa’ de um parabéns cantado pelo ‘povo comum’. Eis que tudo termina num ‘emocionado’ choro. São tão artificiais as cenas que já virou meme nas redes sociais.

Eliane distante de Camilo
Ao Jornal da Fan, Eliane Aquino disse que seu desejo é estar longe do vereador Camilo. Camilo, em 2022, atuou de forma direta para fazer crer à militância petista que votar em Eliane seria perder o voto, já que ela enfrentava ação de inelegibilidade. Eliane disse não guardar ressentimentos, mas também não quer convívio.

Eliane desafiaria João e Jeferson
Por um erro, não saiu publicado no Jornal da Fan um desafio de Eliane Aquino a João Daniel e Jeferson Lima. Perdemos um importante fato que com certeza marcaria a história do PT. Se ainda desejarem, o espaço está aberto.

Márcio recebeu comitiva
Enquanto seus opositores seguem plantando versões de um enfraquecimento e possível saída do ministério, Márcio Macedo segue agenda intensa. Durante a semana, ele recebeu movimentos sindicais e populares. Abriu a agenda para atender prefeitos sergipanos e finalizou ontem, participando de evento em São Paulo na cidade Araraquara.

Cipó caboclo em Canindé
O atual prefeito de Canindé, que é do PT, eleito contra o Kaká Andrade, e que hoje desistiu de disputar a reeleição para apoiar Kaká Andrade, fez uma fala infeliz em evento político que acabou repercutindo como uma incitação à violência. Weldo Mariano fala em pegar o cipó caboclo e botar “esse cara para correr”. O clima na cidade é efervescente.

Poço Verde enfrenta problemas
A cidade de Poço Verde passa por um momento ruim. Muitos problemas na Saúde, além de atraso no pagamento de fornecedores e servidores. A visão do mundo político é que o prefeito Iggor Oliveira ‘largou a gestão’, já que não é candidato neste pleito. Segundo aliados de Iggor, há meses que muitos não conseguem sequer falar com o prefeito. Complicado!

Em Dores, especulação de desistência
Na cidade de Nossa Senhora das Dores, aumentam as especulações de que o prefeito Mário da Clínica não disputará a reeleição. Após longo período longe da cidade, Mário reapareceu para participar da Micarense, mas não convenceu de que, de vez, entra no processo eleitoral. Mário é visto como um prefeito distante da cidade e da gestão.

Valadares Filho balançado
O ex-deputado federal Valadares Filho foi incentivado pelo presidente de honra do Solidariedade, Paulinho da Força, a entrar na disputa para a Prefeitura de Aracaju. Valadares postou há poucos instantes em sua conta no Instagram que “está maturando a possibilidade de novos desafios”. Será que vai topar?

Excrescência da comunicação
Até no domingo, a ‘casa da cópia’ funciona. Além de sofrer com cópias de matérias, literalmente cópias mesmo, sem citação de fonte por parte de várias páginas de notícias no Instagram, o Jornal da Fan e o Portal Fan F1 sofrem com veículos e programas oficiais que citam fatos por nós publicados e não nos citam como fonte. Que falta de respeito. Uma excrescência da comunicação.

Sukita e Mega FM
A assessoria jurídica do União Brasil do município de Capela conquistou aquela que é, até o momento, a mais importante decisão da Justiça Eleitoral neste pleito de 2024. O partido acusa Sukita e a emissora Mega FM de propagarem fake news e propaganda negativa antecipada. Contas do Instagram, YouTube e Facebook de Sukita e da emissora já estão fora do ar.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1