Cidade

  • Início •
  • Blog

Inscrições para concursos de quadrilha junina da Funcap encerram nesta sexta-feira, 17

Da Redação

14/05/2024


As inscrições para os concursos de quadrilha junina Arraiá do ‘Arranca Unha’ e ‘Gonzagão’ e o concurso de Rei e Rainha do País do Forró 2024 organizados pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) terminam nesta sexta-feira, 17. 

Os interessados devem se inscrever exclusivamente online, por meio da plataforma Mapa Cultural de Sergipe, na seção ‘oportunidades’. Os editais completos estão disponíveis no site da Funcap e também no Mapa Cultural de Sergipe.

O concurso e a seleção do novo reinado estão programados para o dia 24 de maio, às 19 horas, no Complexo Cultural Gonzagão, em Aracaju. O evento tem como objetivo valorizar as figuras populares dos festejos juninos e consagrar a representação cultural junina por meio dos brincantes de quadrilhas juninas.

De acordo com informações do edital, os critérios de avaliação para cada apresentação serão: figurino, coreografia e harmonia do casal. É importante que os participantes fiquem atentos a esses aspectos, a fim de se destacarem durante o concurso. 

A coroação do Rei e da Rainha do País do Forró será realizada no Centro de Criatividade, também na capital, no dia 31 de maio, a partir das 19 horas, durante o evento Salva Junina. O casal vencedor será agraciado com um prêmio no valor de R$ 5 mil para cada um e terá a oportunidade de se apresentar em diversos eventos culturais do ciclo junino.

Os concursos de quadrilha junina Arraiá do ‘Arranca Unha’ e ‘Gonzagão’ integram a programação do Encontro Nordestino de Cultura 2024. O Concurso de Quadrilhas Arraiá do ‘Arranca Unha’ será realizado de 5 a 8 de junho, com a grande final ocorrendo no dia 9. 

Já o Concurso de Quadrilhas do Gonzagão acontecerá de 12 a 15 de junho, com a final programada para o dia 16. Serão selecionados 18 grupos de quadrilhas juninas para cada evento. É critério que as apresentações dos grupos foquem em elementos que representem a sergipanidade, reforçando a identidade cultural do estado.

Imagem: Igor Matias 

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1