Domingueira

  • Início •
  • Blog

Barra dos Coqueiros: o ‘salto alto’, a fake news e a eficiência da Comunicação

Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios

12/05/2024


Se tem uma cidade onde houve uma certa arrogância, e a comemoração antecipada por parte de um pré-candidato, foi a Barra dos Coqueiros. Várias pessoas relatam terem ouvido do ex-prefeito Airton Martins, e do seu irmão, deputado estadual Adailton Martins, como também dos aliados mais próximos a eles, que a vitória é certa e com larga vantagem, “2×1” nas urnas.

O chamado ‘salto alto’ em campanhas eleitorais é o caminho certo para a derrota. Não, não estamos afirmando que Airton perdeu a eleição.
Seria uma aberração cravar esta afirmação. Mas, sem dúvida alguma, a família Martins perdeu o favoritismo. O atual prefeito Alberto Macedo, segundo duas pesquisas de consumo interno que tivemos acesso, diminuiu a distância e hoje a vantagem de Airton está abaixo do dois dígitos, ou seja, menor que 10%.

O fato é tão perceptível, que uma fake news impactou a normalidade do município esta semana. A abertura de um procedimento administrativo no Ministério Público Estadual, para análise da necessidade de possível intervenção na prefeitura da Barra dos Coqueiros, foi publicada de forma errônea, como se fosse uma decisão judicial que teria por consequência o afastamento de Alberto. Estratégias erradas e desesperadoras como esta, quando corrigidas por uma imprensa responsável, costumam ter efeito contrário.

Qual o motivo do crescimento de Alberto Macedo nas pesquisas? Fácil! Comunicação. Com um planejamento e estratégias que se aparentam corretas, a gestão conseguiu mudar a percepção de parte da população.

Numa cidade como a Barra, que vive uma efervescência cultural, com a convivência de nativos da Ilha de Santa Luzia e novos moradores, não se pode prescindir de profissionalismo na Comunicação.

Um longo período ainda nos afasta do pleito, portanto, tudo pode ocorrer. Airton precisará mudar a postura e rever suas táticas. Alberto que tem ainda, segundo fonte da gestão, um grande volume de obras a entregar vai precisar continuar comunicando bem.

Ainda existe a esperança de Danilo Segundo, que se apresentará como Danilo de Lula, já que é genro do presidente, e levará como pauta da sua campanha as ações de gestões petistas em Sergipe e os programas e projetos sociais da atual gestão de Lula no Brasil. Os petistas apostam que serão o ‘efeito surpresa’ no pleito.

O desenho é de uma eleição disputada, acirrada e com muitas pautas e fatos, que terão ampla atenção da sociedade barra-coqueirense e da imprensa.

NOTAS DA SEMANA

Eleitorado bolsonarista
Talvez a única cidade sergipana em que o eleitorado bolsonarista terá uma atenção especial de pré-candidaturas, será Aracaju. Nos demais 74 municípios, a pauta da polarização parece não atingir o pleito de 2024. Na Capital, até o momento, três nomes devem atrair o eleitorado chamado de ‘bolsonarista raiz’.

Eleitorado bolsonarista II
Emília Corrêa, filiada ao PL do ex-presidente e da ex-primeira-dama. O procurador Zé Paulo, homem de boa intelectualidade e discurso, vem pelo Novo. Yandra Moura, no União Brasil, possui ao seu lado lideranças evangélicas e também influenciadores bolsonaristas. Estes são os nomes que disputarão esse nicho do eleitorado.

Palestra de Michelle
Realizada em um hotel, a palestra da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foi voltada para um seleto grupo de mulheres, que exercem algum tipo de liderança. Michelle falou entre outras coisas, sobre sua atuação no governo Bolsonaro e pautas que lhes são importantes, entre elas as ações de voluntariado. Emília Corrêa e Clécia Carvalho, pré-candidatas em Aracaju e Socorro, marcaram presença.

Emília e Michelle deu ‘match’
A pré-candidata Emília Corrêa fez uma fala durante o evento. A recepção de Michelle a Emília foi de muito carinho e atenção. A coluna teve acesso a imagens que mostram a empatia entre as duas. Como dizem nas plataformas de relacionamento ‘deu match’.

Encontro de Michelle esvaziado
Imagens postadas nas redes sociais mostram que o evento de ontem, não foi o sucesso esperado. Sem grandes lideranças locais, à excessão de Emília Corrêa, o Centro de Convenções não estava lotado. Várias fileiras de cadeiras vazias e nada de interferência no trânsito. Mobilização perdeu força.

Emília sem salto alto
A pré-candidata a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, se posicionou sobre críticas feitas à sua equipe durante o Jornal da Fan. O ‘salto alto’ e o ‘já ganhou’ chegou à sua campanha. Ela afirmou em áudio que não está de salto alto e que não subestima adversário. Assegurou também que não tem exército virtual e que não incitou reações à matéria da Domingueira da semana passada.

Emília admira trabalho de Narcizo
A vereadora aproveitou a oportunidade para dizer que só enviou a resposta e a posição “pela admiração que tenho ao seu trabalho”, disse ela. A gente agradece e registra, nutrindo sempre esse clima de respeito.

Sítio do Pica-Pau Amarelo
Um momento que levou o público a risadas foi Michelle cantar “Emília, Emília, Emília”, para se dirigir a Emília Corrêa.
A atitude não agradou o público ‘bolsonarista raiz’ como um todo, alguns acharam um ato infantil. Tanto é assim, que informação chega à Domingueira.

Assume o PT e expulsa Fábio
O prefeito de Socorro, Padre Inaldo, bem ao seu estilo de fazer política ‘com o fígado’, colocou o PT no palanque em Socorro, sem dialogar com o governador Fábio Mitidieri e deixar claro sua movimentação. Aliados do governador estão avaliando como uma traição. “Está indo para a oposição?”, questionam.

Assume o PT e expulsa Fábio II
O governador Fábio Mitidieri sempre anunciou que seu palanque em Socorro é o de Inaldo. Contudo, Inaldo parece responsabilizar o governador, por alguns membros do governo estarem apoiando Samuel Carvalho. Revoltado e movido ‘pelo fígado’, ele anunciou aliança com o PT e deve colocar Klewerton Siqueira como vice.

Zé Franco expurgado?
O ex-prefeito Zé Franco foi expurgado da chapa? Dizem que ele contava ficar com a vice e não deve ficar com ela. Ao menos é o que dizem, já que o PT exigiu a vice para Klewerton Siqueira.

Zé Franco e Carminha não se entendem
Em recente conversa amistosa no programa do amigo radialista Focca, Zé Franco disse que continuaria indicando a vice e que o fato já estava como “favas contadas”. Na sequência, Carminha, quando indagada, não deixou tão certo assim a permanência de Manelito Franco na chapa. “Ainda não temos vice”, disse ela. Ou seja, desautorizou a fala de Zé Franco.

Solidariedade promove encontro
Valadares Filho, presidente estadual do Solidariedade em Sergipe, será o anfitrião de membros da direção nacional do partido em Aracaju no próximo sábado, 18. O encontro ocorrerá na Capital sergipana durante o “Qualifica Eleições”, um curso oferecido pela Fundação 1º de Maio, considerada o braço intelectual do partido e voltado especialmente para os pré-candidatos da legenda. A 5ª edição deste projeto, que já percorreu diversas regiões do país, será sediada em Sergipe. O evento será realizado no Hotel Aquarius e está programado para começar às 8 horas.

Yandra com agenda aquecida
Uma rápida olhada na agenda de Yandra Moura e logo vem a impressão de que a pré-campanha dela colocou o pé no acelerador. Reuniões em igrejas, eventos com público evangélico e católico, reunião no Santos Dumont, e, hoje pela manhã, foi à missa das mães na Igreja São Judas Tadeu.

Luiz ‘Cola com nóis’
Com direito a grito de guerra e animação de torcida organizada, o pré-candidato Luiz Roberto se movimentou muito. Um grande evento foi realizado com a juventude do partido. Além deste momento com a juventude, ele foi a culto na Assembleia de Deus e a eventos comunitários de homenagem às mães.

Agendas paradas
Dois pré-candidatos que estão com agendas paradas, e não se movimentam para dialogar com o eleitorado aracajuano, são Fabiano Oliveira e Danielle Garcia. O ‘Cabeça’ tem realizado seus programas em bairros diferentes, mas isso se mistura ao profissional, não são eventos políticos. Danielle, por exemplo, focou em Socorro, ajudando Samuel em eventos. Será que vão manter os nomes mesmo?

Agência de Desenvolvimento em NY
O presidente da Agência de Desenvolvimento, Milton Andrade, está em Nova Iorque, foi partícipe de um evento sobre sustentabilidade e desenvolvimento, tendo como pauta o hidrogênio verde. Milton apresentou ações de desburocratização e falou sobre investimentos esperados em Sergipe. A expectativa é de atuação de negócios para o estado.

Fábio na Europa
O governador Fábio Mitidieri também está em viagem. Participa, com os demais governadores do Nordeste, de um evento para atrair investimentos na área de sustentabilidade, meio ambiente e infraestrutura urbana e que amenizem impactos dos desastres ambientais.

Zezinho governador e interpretações diferentes
Zezinho Sobral está governador até o próximo dia 20. Na interpretação de alguns advogados eleitorais, ele estaria, com este ato, fora do pleito de 2024, se enquadrando no artigo 14, inciso 7 da Constituição. Outros avaliam que não. A mesma interpretação foi dada pela CNN no caso do vice-governador da Bahia, que está oficialmente em pré-campanha em Salvador. Já estando no exercício da função, a dúvida só será esclarecida se ele vier a registrar candidatura.

Valmir no palanque de Fábio
Questionado, no Jornal da Fan da última sexta-feira, se poderia vir a apoiar a reeleição de Fábio Mitidieri, o pré-candidato a prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, não descartou a possibilidade. Disse que tudo é possível e que 2026 se trata em 2026. Se o canal de diálogo está aberto, é porque alguma movimentação nos bastidores ocorreu.

Thiago de Joaldo em solidariedade
O deputado federal Thiago de Joaldo agiu em solidariedade ao Rio Grande do Sul e destinou R$ 500 mil de suas emendas para o Estado. Gesto importante, pois toda ajuda é bem-vinda.

Rodrigo diz que topa
Na última segunda-feira provocamos os senadores e deputados sergipanos a apresentarem uma emenda ao Orçamento da União para que parte, ou integralmente, do Fundo de Financiamento de Campanha seja destinado ao Rio Grande do Sul. Rodrigo escreveu numa postagem que concorda, mas não efetivou a apresentação. Os demais silenciaram.

Atividades da esquerda
Militantes do PT e do PSOL movimentaram suas militâncias na última sexta-feira e no sábado, com a presença, aqui em Aracaju, do deputado estadual do Paraná Renato Freitas e da vereadora de Campinas, Guida Calixto. Eles realizaram debates e conversas na CUT e na UFS. Renato conheceu e conviveu um pouco com moradores do Santa Maria, onde inclusive jogou sinuca.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1