Cidade

  • Início •
  • Blog

“Não tem cidade que resista”, diz secretário da Defesa Social e da Cidadania sobre balanço das chuvas de ontem

Da Redação

24/04/2024


Em entrevista ao Jornal da Fan nesta quarta-feira, 24, o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, fez um balanço das chuvas registradas em Aracaju na terça-feira, 23, e afirmou que para evitar alagamentos é preciso fazer obras de estruturação nos canais de drenagem da cidade.

Em Aracaju, o previsto em balanço era de que chovesse até 50 mm, mas no total choveu 84 mm em apenas quatro horas. “Destes 84 mm, 40mm foi apenas em uma hora, muito concentrado alí no centro da cidade”, afirmou o tenente. 

Segundo ele, por conta das mudanças climáticas as chuvas estão vindo cada vez mais fortes e com uma frequência maior. 

“Não tem cidade nenhuma no Brasil e no mundo que resista a uma velocidade de chuva de 70mm. Com uma velocidade de chuva dessas, não tem rede de drenagem urbana, que funcione exclusivamente por gravidade, que faça o escoamento da água na mesma velocidade que essa chuva cai”, explicou. 

O tenente ainda afirmou que no dia de ontem a pasta atendeu doze ocorrências, sendo oito delas de alagamento, a maioria concentrada no Centro da capital. “Não tivemos nenhuma ocorrência de maior gravidade, mesmo com esse volume de chuva muito além do esperado”, comentou.

Além disso, também foi registrado transbordamento no canal da avenida Airton Teles, no centro da cidade, que causou alguns transtornos no trânsito. Segundo ele, para evitar esse tipo de problema é preciso que sejam feitas obras de estruturação nesses canais de drenagem. 

“Hoje a gente tem que ter uma força externa com relação a rede de drenagem urbana, se preparando ainda mais para essas mudanças climáticas. Em termos de gestão, nós já temos que pensar em um sistema de comportas, que já está sendo utilizado em algumas cidades, porque somente por gravidade a gente não consegue escoar a água para a rede de drenagem urbana para entrar em nossos rios”, explicou.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1