Domingueira
- Início •
- Blog
Um apelo a Bolsonaro: devolva Rodrigo Valadares para ser deputado de Sergipe
Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios
14/04/2024
Há algum crime em defender Bolsonaro? Não! A democracia permite, e como sou democrata não criminalizo. Mesmo sob o risco de ser criminalizado quando emito opiniões e críticas.
Já é esperado, e por isso estamos preparados e conscientes de que os 49.696 eleitores de Rodrigo Valadares podem vir à página e nos detonar. Sabemos também que o exército digital, humano ou robôs, virão com as frases em clichê. Normal! O importante é que, ao final, Rodrigo reflita, e mesmo que não mude de rota imediatamente, ao menos num futuro próximo cuide dos sergipanos e das sergipanas.
Para que elegemos um deputado federal? Qual o papel da Câmara dos Deputados na República? Representação, elaboração de leis e a fiscalização, essas tarefas políticas e protocolares resumem.
Se formos às redes sociais do deputado sergipano, que, sem dúvidas, é o melhor representante do bolsonarismo em Sergipe, pouco encontramos dos problemas nossos e, muito menos, acharemos qualquer sinal de que o deputado atue para ajudar a resolvê-los.
Para não agir com injustiça, três situações, ou melhor, três postagens foram vistas: uma com recursos para Simão Dias, outra com recursos para Itabaiana. É uma atuação importante. Por fim, uma defesa de que haja mais agilidade para a liberação de licenças ambientais. Nada mais!
No cenário nacional, há críticas ao governo Lula, postagens que podem levar Rodrigo a dizer que está atuando como fiscal. Tudo bem! Aceitemos como uma fiscalização. Mas, muito mais poderia ser feito. Inteligente que é, Rodrigo poderia aprofundar assuntos e não se resumir a postar suposta fiscalização sem maiores desdobramentos.
Encontramos também uma pontual crítica à aproximação de Danielle Garcia com o prefeito Edvaldo Nogueira. Que bom que acompanha a política da Capital, onde pretende eleger a esposa vereadora.
No mais, o foco é Bolsonaro, Bolsonaro, Bolsonaro e, além disso, Bolsonaro. Para esta Domingueira, foram verificadas as contas no Instagram (@rodrigovaladares_) e X (@DepRodrigo_). Em ambas, Rodrigo alimenta o público bolsonarista não só de Sergipe, mas de todo o Brasil.
Viagens internacionais em defesa da direita e viagens por outros estados brasileiros. Seria conhecendo realidades e políticas públicas para cobrar inovações em Sergipe? Não! O mesmo de sempre, perseguindo Bolsonaro.
No meio da última semana, Rodrigo participou de uma live com Eduardo Bolsonaro. Nela, a prova cabal de que há uma urgente necessidade de reavaliação. A pergunta é: um deputado é eleito para defender o povo, ou um líder político?
Valadares diz, na live, que deve seu mandato a Deus, ao ex-presidente Bolsonaro e a Eduardo Bolsonaro. Está explicado porque as pautas de Sergipe não estão em seu foco.
Mas, Rodrigo não quer parar com o desvirtuamento da função legislativa resumida em sua presença na Câmara Deputados. Ele também disse a Eduardo, que os bolsonaristas devem votar em representantes para a Câmara de Vereadores que estejam comprometidos com Bolsonaro e suas pautas conservadoras.
Bolsonaro acima de tudo, Bolsonaro acima de todos!
E Sergipe?
Com a palavra, o eleitor.
NOTAS DA SEMANA
Yandra relembra PL 507
Em sua rede social, a deputada federal Yandra Moura relembrou a aprovação do PL 507/2023, de sua autoria, que garante o laudo, de caráter permanente, para pessoas com autismo e deficiências.
Ícaro comemora ação na 235
O deputado federal Ícaro de Valmir fez postagem agradecendo ao DNIT a recuperação das vias paralelas à BR 235, em Itabaiana. Ele disse ter feito a solicitação na quarta e já no dia seguinte as intervenções começaram.
Nitinho e ressonância do HUSE
Em entrevista ao Jornal da Fan na última sexta-feira, 12, o deputado federal Nitinho Vitale disse estar lutando em Brasília para conseguir a liberação de R$ 10 milhões, que deverão ser destinados à compra de um novo aparelho de ressonância para o Hospital de Urgências João Alves Filho. Boa notícia!
Thiago transfere recursos
O deputado federal Thiago de Joaldo usou suas redes sociais para anunciar a transferência de recursos para cidades sergipanas. Riachão do Dantas, Simão Dias, Santa Luzia do Itanhy, Salgado, Pedrinhas, Tobias Barreto, Tomar do Geru, Cristinápolis e Arauá estão entre as contempladas.
Katarina pautou atenção ao autismo
A deputada federal Katarina Feitoza pautou, esta semana, uma discussão mais aprofundada sobre o autismo. A delegada condenou a teoria do capacitismo e defendeu a inclusão como caminho único para o acolhimento às pessoas com autismo.
Hilda agradece Gustinho
O parlamentar postou em suas redes sociais um agradecimento da esposa e prefeita, Hilda Ribeiro. Ela enalteceu o papel de Gustinho na transferência de recursos para a cidade de Lagarto, que possibilitaram o calçamento de vias de acesso a diversos povoados. O deputado também registrou participação na Feira dos Transportes de Lagarto.
João Daniel e agricultura familiar
O petista João Daniel registrou participação em reunião, realizada na última semana, com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. Ele considerou o fato como um momento estratégico para a agricultura familiar no Brasil.
Sergipe na Feira de Turismo
Até o próximo dia 17, Sergipe é um dos expositores da World Travel Market (WTM) Latin America 2024, que ocorre em São Paulo. O evento é reconhecido como um dos maiores no segmento turístico e reúne cerca de 27 mil profissionais de viagens de 40 países.
Sergipe na Feira do Turismo II
Fazem parte da lista de atrações, os festejos juninos e outras programações realizadas pelo Governo do Estado. A Vila do Natal Iluminado, a Vila da Páscoa e a retomada do Verão Sergipe são alguns exemplos que demonstram foco em fortalecer o turismo de eventos em Sergipe.
Fábio na feira
Essa oportunidade de divulgação do potencial do turismo sergipano contará com a presença do governador Fábio Mitidieri. Ele pretende fazer contatos para promover os atrativos turísticos do Estado e construir novas parcerias.
Rosália pode voltar à Assistência
A Secretaria de Assistência Social de Aracaju é espaço político de indicação do PSD, do governador Fábio Mitidieri na gestão de Edvaldo. Com o afastamento de Simone Santana, para disputar eleição em Boquim, a assistente social Rosália Rabelo pode ser indicada. Ela já foi secretária por outras vezes nas gestões passadas de Edvaldo. A informação é de que ela foi a escolhida pela primeira-dama Érica Mitidieri para a indicação.
Gustavo assume Funcap
O empresário Gustavo Paixão deve ser anunciado, nos próximos dias, como novo presidente da Funcap. Ele foi uma indicação do vereador Nitinho Vitale. Atualmente, Gustavo estava na diretoria de eventos da Secretaria de Turismo.
Luiz define prazo
O pré-candidato Luiz Roberto (PDT) já tem prazo para deixar o comando da Sedurbi e se dedicar integralmente ao seu sonho de ser o sucessor de Edvaldo Nogueira. Questionado pela Domingueira, ele disse que sairá ao final deste mês de abril.
Força-Tarefa na Saúde
A informação oficial da Secom do Governo do Estado é de que essa semana se inicia uma nova etapa do planejamento estratégico da gestão. Nela, uma força-tarefa foi formada para ajustar ações, e seus prazos, nas mais diversas secretarias. O início será pela Saúde e já amanhã, segunda-feira, a equipe inicia os trabalhos na sede da Secretaria.
Força-Tarefa e suas coincidências
Na semana retrasada, a primeira-dama Érica Mitidieri esteve no HUSE e despachou por dois dias na sede da SES. A visita ao HUSE não teria agradado Érica, que constatou problemas de falta de medicamentos. Na última quarta-feira, uma reunião nos Despachos teria definido a Saúde como alvo da força-tarefa. Desta reunião, assessores da Saúde não puderam participar por ordem do governador, que estava muito irritado.
Formação da Força-Tarefa
A equipe que irá passar pente fino na Saúde será composta pela Secretaria da Fazenda, Secretaria de Planejamento e Secretaria de Transparência e Controle.
Ex-secretário da Bahia em SE
Esta semana, quem visitou o HUSE, mais especificamente o setor de hemodinâmica e as obras do Hospital do Câncer, foi o ex-secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Ele é cardiologista e esteve no comando da Saúde da Bahia de 2017 a 2021, durante a gestão do petista e hoje ministro Rui Costa. Vilas-Boas esteve recentemente na festa de aniversário do governador e postou nas redes sociais os cumprimentos ao ‘xará’.