Domingueira
- Início •
- Blog
Eleições 2024: na busca pelo poder, adversários se unem e ideologias são enterradas
Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios
07/04/2024
O pragmatismo exagerado pode ter como consequência a perda de identidade. A dinamicidade dos posicionamentos políticos é inerente ao processo democrático e as eleições municipais são um belo exemplo das metamorfoses na política. No fundo, todos dirão que o mais importante é o povo e o projeto, e para chegarem a concretizar seus planos de mudanças, será preciso unir forças e aglutinar apoios.
Com a facilidade de elaborar belos discursos, nossos líderes esquecem a ojeriza que sentiam por um adversário e enterram ideologias antes antagônicas. Os partidos se misturam numa salada, ou melhor, formam um “sarapatel de coruja”, como diz o marcante Antônio Oliveira. A última eleição geral, 2022, foi marcada pela consolidação da polarização. A direita dizia que era a luta contra a venezuelização do Brasil, com a chegada de um possível sistema comunista liderado por Lula. A esquerda dizia lutar contra o fascismo, o autoritarismo, a favor da democracia e contra um líder desumano, que matou vidas na pandemia, chamado Bolsonaro. Sendo assim, seria impossível nas disputas estaduais a união entre aqueles que estavam no plano nacional defendendo os extremos, que eram Lula e Bolsonaro. Ledo engano. Lembram da aliança Rogério e Valmir? Em 2024 tem coisa muito pior acontecendo.
Lulistas e bolsonaristas estão abraçados por todos os cantos. Partidos de direita e de esquerda estão aliados em vários municípios. Em Santana do São Francisco, tem bolsonarista que chamou petista de petralha e agora vestiu a camisa vermelha e botou a estrela no peito. Em Umbaúba, tem lulista fazendo aliança aberta com bolsonarista e este com o adendo de ser um investigado por fraudes nas últimas eleições. Em São Cristóvão, o emedebista mais petista que existe em Sergipe, filiou seu nome para a sucessão no União Brasil, partido de Centro e que tem na presidência em Sergipe, um líder que era antes ‘persona non grata’ para a atual gestão. E o interessante, governistas e oposição juntos no mesmo palanque.
Mesmo fato na Barra dos Coqueiros, onde um senador brigou com o PT para permeceer no palanque do prefeito, subiu o tom recentemente acusando o agrupamento governista de corrupção e, agora, estará no mesmo palanque que os governistas. Em Nossa Senhora do Socorro, o governador diz que apoia a candidata da situação, o PSD, no entanto, não o acompanhará. A candidata que o governador apoia, em Socorro, terá também o PT como aliado.
E em Aracaju? Na capital, até este momento, as coisas estão mais tranquilas no sentido de que os antagônicos permanecem, até aqui, distanciados. A maior das dúvidas é, se aqui, o PSD terá o mesmo comportamento de Socorro ou se o governador chamará o feito à ordem e levará a agremiação para o palanque de Luiz Roberto.
Enquanto isso, no andar de baixo, mostram as pesquisas que cerca de 70% do eleitorado não está atento a nada. O povo segue a vida e as suas dificuldades.
NOTAS DA SEMANA
PSD Sergipe
O PSD Sergipe mostrou força ao encher o Constâncio Vieira na última sexta-feira, 5, para solenidade de filiação e posse do governador Fábio Mitidieri como presidente da sigla. O partido tem mais de 40 pré-candidatos às eleições majoritárias deste ano, já teve dois governadores no histórico (Belivaldo foi eleito pelo partido em 2018), quatro deputados estaduais em mandatos e dois federais. A presença do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, referendou o importante momento que a agremiação vive.
PSD Sergipe II
O governador Fábio Mitidieri chega à presidência estadual do PSD Sergipe com objetivo de fortalecer o partido no Interior e de eleger o maior número de prefeitos. A sigla irá para a disputa de outubro em 47 municípios. No partido desde sua fundação, Fábio conquistou os dois mandatos de deputado federal já pelo PSD e foi responsável pela capilarização da sigla nos municípios do Interior. “É mais um desafio que encaro com gratidão e muita disposição. O PSD é um partido jovem, alinhado com as necessidades da sociedade. Nossa missão é desenvolver Sergipe. O PSD é um espaço de diálogo e de construção de uma sociedade mais justa”, disse Fábio.
PSD Aracaju
O PSD caminha para melhorar sua representação na Câmara de Vereadores de Aracaju. Sob a liderança de Jorginho Araújo, o diretório municipal do partido conseguiu atrair nomes importantes da cena política sergipana para reforçar o time nas eleições municipais deste ano. A meta é superar os três assentos conquistados em 2020.
PSD Aracaju II
Com o encerramento da janela partidária, o PSD conquistou reforços de peso, a exemplo dos vereadores Ricardo Vasconcelos, atual presidente da Câmara Municipal de Aracaju, e Miltinho Dantas, atual presidente da Federação Sergipana de Futebol, além da cantora e ex-presidente da Funcap, Antônia Amorosa. “Acredito que nas eleições deste ano, teremos uma grande oportunidade de aumentarmos a nossa base de vereadores em Aracaju, com a chegada de novos nomes, que se somam aos três vereadores do partido que já temos na capital”, comentou Jorginho para a Domingueira.
Lista dos pré-candidatos a prefeitos pelo PSD nos municípios sergipanos.
Lista do PSD
Aquidabã – Euriquinho
Barra dos Coqueiros – Airton Martins
Boquim – Jorge Mitidieri
Brejo Grande – Carlinhos
Canhoba – Edirani Correia
Canindé de São Francisco – Kaká Andrade
Carira – Diogo Machado
Carmópolis – Esmeralda Cruz
Cristinápolis – Dr. Elison
Cumbe – Louro de Vieira
Estância – André Graça
Feira Nova – Jean de Gerino
Frei Paulo – Rafael Costa
Gararu – Zete de Janjão
General Maynard – Marcones Melo
Graccho Cardoso – Arakém
Indiaroba – Marcos Sertanejo
Itabaiana – Edson Passos
Lagarto – Sérgio Reis
Macambira – Gordo de Inês
Malhada dos Bois – Fábio da Saúde
Malhador – Assisinho
Monte Alegre de Sergipe – Evandro Silva
Muribeca – Mário de Sandra
Neópolis – Allysson Tojal
Nossa Senhora Aparecida – Vera
Nossa Senhora da Glória – Luana Oliveira
Nossa Senhora das Dores – Dr. Thiago
Nossa Senhora de Lourdes – Fábio Andrade
Pacatuba – Iara Martins
Pedra Mole – Zé Augusto
Pedrinhas – France de Domingos
Poço Verde – Elmo da Soma
Porto da Folha – Thiago Santana
Propriá – Dr. Valberto
Riachão do Dantas – Galego da Samba
Rosário do Catete – Monteirinho
Santa Luzia do Itanhy – Adauto Amor
Santa Rosa de Lima – Marcondy Anjos
Santana do São Francisco – Ricardo Roriz
São Cristóvão – Diego Prado
São Francisco – Tom
Siriri – Dona Clara
Tobias Barreto – Dilson de Agripino
Tomar do Geru – Jal Construções
Lista do PT
A lista abaixo foi conseguida com fonte do Diretório Estadual. Ocorreria uma reunião sábado, 6, mas foi cancelada. Não conseguimos falar com o presidente João Daniel para atualizar.
Prefeitos:
Aracaju – Candisse Carvalho
General Maynard – Acácia Sobral
Maruim – Gilberto Maynard
Capela – Sukita
Japararuba – Sizi da Saúde
Indiaroba – Ginaldo Bittencourt
Cristinápolis – Sandro de Jesus
Arauá – Dr. Fábio
Simão Dias – Cristiano Viana
Nossa Senhora de Lourdes – Dr. Saulo
Cedro do São João – Dr. Marcos
Nossa Senhora das Dores – Dra. Thamires
Barra dos Coqueiros – Danilo Segundo
Salgado – Givanildo
Possíveis vices:
Umbaúba – Prof. Anderson
Santa Luzia – Édson Cruz
São Cristóvão – Gedalva
Propriá – Rafael Sandes
Porto da Folha – Saininho de Manuel
União 44
O União Brasil disputará 44 prefeituras e terá vices em mais 21 cidades. Tentamos detalhar em quais cidades seriam, mas o presidente André Moura não atendeu aos contatos para detalhar. Concentrador como é, não havia outra pessoa na equipe para repassar as informações. André passou o sábado em Lagarto e Simão Dias.
Lista dos demais partidos
Todos os partidos com expressão no cenário político em Sergipe foram contatados, mas não enviaram em tempo as informações. Motivo? Falta de transparência ou assessoria incompetente.
Gustinho prestigia Sérgio
O deputado federal Gustinho Ribeiro, líder do grupo Bole-Bole em Lagarto, prestigiou o anúncio de Sérgio Reis, do grupo Saramandaia, como candidato do governador Fábio Mitidieri na cidade. Gustinho esteve no evento do PSD e viu o governador anunciar Sérgio como seu nome na disputa. Imagens que circularam nas redes sociais mostram Gustinho em situação de desconforto, mas, contudo, prestigiando o adversário.
Lista do Cidadania
O presidente do Cidadania, Georgeo Passos, disponibilizou a lista abaixo de cidades onde sairá com candidato a prefeito e a vice. O partido alimenta boas perspectivas para o pleito de 2024.
Prefeitos:
Ribeirópolis
Nossa Senhora do Socorro
Malhador
Estância
Itabi
Macambira
Vices:
Santa Rosa de Lima
Nossa Senhora Aparecida
Malhador
Pedra Mole
Santo Amaro
Solidariedade se reconstrói
Com 33 diretórios formados, o Solidariedade, sob a presidência de Valadares Filho, tem um caminho de reconstrução. São cinco pré-candidatos a prefeitos, em cidades como Boquim, com Juquinha das Plantas, Japoatã com Leandro da Saúde e Laranjeiras com Zé Nelson.
Nove pré-candidatos a vice-prefeitos e vice-prefeitas, como Edna de Toinho de Dorinha em Poço Verde, Flávia em Nossa Senhora de Lourdes e Arício em Cumbe. Em todos os diretórios formados, o partido tem chapas proporcionais montadas, inclusive para a disputa da Câmara de Aracaju. O partido recebeu na última sexta-feira, 5, a filiação da ex-deputada Goretti Reis, que é a nova presidente do Solidariedade em Lagarto.
Valadares de vice
Circularam postagens em blogs e redes sociais, afirmando que os Valadares, pai e filho, senador e ex-deputado, teriam sido convidados para serem vices. O primeiro na Barra dos Coqueiros, sendo parceiro de Danilo Segundo, já o filho, em Aracaju, vice de Candisse. Ambos negam. São eleitores de Aracaju. Feita checagem!
JB não saiu
O ex-governador Jackson Barreto, que chegou a analisar convite para disputar a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, não saiu do MDB, não se filiou a outro partido. Sendo assim, a sinalização é de que recuou. O MDB em Socorro estará no palanque de Samuel Carvalho.