Cidade

  • Início •
  • Blog

Dia do Jornalista: entenda a origem da data

Da redação

07/04/2024


Neste domingo, 7 de abril, comemoramos o Dia do Jornalista, data que ressalta o trabalho dos profissionais da imprensa, responsáveis por investigar e fornecer informações em diversas áreas para o público em geral.

Instituída em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), ela faz homenagem ao jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830. Badaró fazia oposição ao imperador D. Pedro I e foi o criador do Observatório Constitucional, tabloide independente que focava em temas políticos e fazia denúncias.

Já a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) foi criada para representar os jornalistas e legitimar a profissão. A data escolhida para a criação oficial foi o dia 7 de abril de 1908. 

Principalmente neste ano, que marca 60 anos desde o início da ditadura no Brasil, a data é também uma oportunidade para lembrar os jornalistas que enfrentaram censura, violência ou foram assassinados no exercício de seu trabalho. 

Desde então, a profissão tem enfrentado diversos desafios para se manter de pé: da sustentabilidade da produção jornalística e o atual modelo de negócios dos veículos até a descredibilização e carências no quesito regulamentação profissional. 

No atual cenário de deterioração da qualidade das notícias, uma dessas lutas diz respeito à mobilização pela Proposta de Emenda Constitucional (PEC) Nº 206/2012, a ‘PEC do Diploma’, que restabelece a obrigatoriedade do diploma em Jornalismo como critério único e impessoal para exercer a profissão. Em 2012, a PEC foi aprovada no Senado, mas está parada na Câmara dos Deputados.

Neste Dia do Jornalista, ressaltamos ainda a necessidade de uma formação sólida para garantir as competências e a ética necessária para a profissão de jornalista. Sem jornalismo não há democracia verdadeira. E sem jornalistas, não há Jornalismo. 

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1