Cidade

  • Início •
  • Blog

Secretário da Defesa Civil afirma que alagamentos em Aracaju foram os piores desde 2017

Da redação

05/04/2024


Na manhã desta sexta-feira, 5, o secretário municipal da Defesa Social de Aracaju, o tenente-coronel Silvio Prado, esteve ao vivo no Jornal da Fan para fazer um balanço das chuvas torrenciais que atingiram a capital no dia anterior.

De acordo com o secretário, foram 60 mm de chuva em cerca de 6 horas, o que provocou alagamentos em diversos pontos da cidade, desde a zona sul, até a região dos mercados centrais. O que não acontecia na mesma intensidade há cerca de 7 anos.

“Nós tivemos basicamente o transbordamento de canais como a principal ocorrência, o que ocasionou vários alagamentos. Pelo menos desde 2017 que não acontecia isso de transbordar cinco canais ao mesmo tempo em nossa cidade, por conta dessa intensidade de chuva”, afirmou Silvio Prado.

Ainda segundo o gestor , não houve nenhuma vítima ferida, mas foram 22 ocorrências: entre alagamentos, riscos de deslizamento de terra, riscos de desabamento, nos quais nenhum chegou a acontecer, mas houve um colapso parcial de uma estrutura, em uma academia em que o teto cedeu por uma concentração de água provocada por uma infiltração.

O secretário ainda alegou que as equipes monitoravam a situação, mas que o volume surpreendeu. No entanto, já existe um trabalho de prevenção sendo feito. “A partir de abril entra o período de chuvas. Então todos os dias serão de possíveis chuvas na cidade. Então todo o comitê de gerenciamento de crise já está preparado para isso”, disse.

De acordo com o serviço de meteorologia da capital, o ClimAju, nesta sexta-feira, a previsão é de céu parcialmente nublado e com previsão de chuva moderada ao longo do dia. Os termômetros devem oscilar entre 26 °C e 30 °C com umidade relativa do ar mínima em torno de 60%, à tarde.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1