Cidade

  • Início •
  • Blog

“Ditadura Nunca Mais”: Comitê Estadual pela Memória realiza ato público no Centro de Aracaju

Da redação

01/04/2024


O Comitê Estadual pela Memória, Verdade e Justiça reuniu sindicatos, coletivos e movimentos sociais na manhã desta segunda-feira, 1º de abril, para um ato público que relembra a história e crimes da Ditadura Militar no Brasil.

O ato é realizado no Centro de Aracaju, no Calçadão da rua João Pessoa. No local, a vice-presidente da CUT-SE, Caroline Santos, falou ao vivo no Jornal da Fan e reforçou a importância de atos como esse, no dia em que o golpe militar completa 60 anos.

“Neste 1º de abril, completam-se 60 anos que o Brasil sofreu um golpe militar. Todos os anos, a gente vem aqui para o calçadão, porque a gente não pode esquecer que esse país viveu 21 anos de ditadura, quando as nossas liberdades foram cerceadas, direitos políticos cassados, trabalhadores e trabalhadoras que foram assassinadas e desaparecidas”

Caroline também lembrou a justificativa dada à época e que ainda é usada hoje. “O Brasil nunca viveu uma ameaça comunista. Essa foi uma desculpa da elite e dos militares da época para impedir que as mudanças estruturais que o Brasil precisava acontecessem. Como a reforma agrária e a reforma educacional que trariam melhorias para a população”, afirmou.

A vice-presidente também alertou sobre que a ação realizada também busca relembrar os recentes atos antidemocráticos no início do ano passado, na capital federal. “No 8 de janeiro de 2023, nós vivemos uma tentativa de golpe. Aquela invasão aos três poderes constitucionais em Brasília foi uma tentativa de golpe, sim, mas uma tentativa de golpe fracassada”, alegou.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1