Saúde anuncia redistribuição de vacinas contra a dengue e aporte de R$ 300 milhões para compra de medicamentos

AJUSTAR IMAGEM SITE (12)

O Ministério da Saúde vai redistribuir as doses da vacina contra a dengue que ainda não foram utilizadas pelos 521 municípios selecionados pela pasta. A informação foi divulgada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta quarta-feira, 20. 

Terão prioridade as cidades que decretaram situação de emergência em razão da doença, mas esse rankeamento ainda está em processo de elaboração. Até o momento, 350 municípios publicaram decreto de emergência. 

Ainda segundo a ministra, a pasta poderia utilizar diversos critérios no momento de redistribuir as doses contra a dengue, como, por exemplo, aumentar a faixa etária a ser imunizada na rede pública, atualmente definida entre 10 e 14 anos.

Nísia afirmou ainda que o ministério segue negociando com a farmacêutica Takeda, fabricante da Qdenga, a possibilidade de produção da vacina no Brasil. 

O plano do governo é utilizar a planta da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que já é responsável pela produção de doses contra a febre amarela aplicadas no país. 

Medicamentos

A ministra também anunciou hoje que será feito um repasse de R$ 300 milhões a estados e municípios para a compra de soro e demais medicamentos necessários no manejo clínico da dengue.

Dados da pasta apontam que, atualmente, 23 unidades federativas registram incidência da doença, cada uma com variações importantes. 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.