Saúde

  • Início •
  • Blog

Saúde anuncia redistribuição de vacinas contra a dengue e aporte de R$ 300 milhões para compra de medicamentos

Da redação

20/03/2024


O Ministério da Saúde vai redistribuir as doses da vacina contra a dengue que ainda não foram utilizadas pelos 521 municípios selecionados pela pasta. A informação foi divulgada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta quarta-feira, 20. 

Terão prioridade as cidades que decretaram situação de emergência em razão da doença, mas esse rankeamento ainda está em processo de elaboração. Até o momento, 350 municípios publicaram decreto de emergência. 

Ainda segundo a ministra, a pasta poderia utilizar diversos critérios no momento de redistribuir as doses contra a dengue, como, por exemplo, aumentar a faixa etária a ser imunizada na rede pública, atualmente definida entre 10 e 14 anos.

Nísia afirmou ainda que o ministério segue negociando com a farmacêutica Takeda, fabricante da Qdenga, a possibilidade de produção da vacina no Brasil. 

O plano do governo é utilizar a planta da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que já é responsável pela produção de doses contra a febre amarela aplicadas no país. 

Medicamentos

A ministra também anunciou hoje que será feito um repasse de R$ 300 milhões a estados e municípios para a compra de soro e demais medicamentos necessários no manejo clínico da dengue.

Dados da pasta apontam que, atualmente, 23 unidades federativas registram incidência da doença, cada uma com variações importantes. 

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1