Cidade

  • Início •
  • Blog

Entenda como processos logísticos podem influenciar no preço da gasolina nas bombas

Da redação

20/03/2024


A política de preços na cadeia de combustíveis tem caráter livre, mas além dos impostos que incidem sobre ela, existem processos logísticos e componentes que influenciam o valor ao consumidor final. Isso acontece porque os revendedores não compram diretamente das refinarias, e sim das distribuidoras.

Em Sergipe, por exemplo, a gasolina é oriunda da refinaria de Mataripe, administrada pela Acelen, que também fornece combustível para outros estados do Nordeste, como Bahia.

A refinaria corresponde a cerca de 70% do volume comercializado na região, e faz seus reajustes de forma semanal, acompanhando as oscilações do barril de petróleo no mercado internacional e o câmbio do dólar, que têm apresentado elevação.

“O barril do petróleo tem subido, pois já alcançou, nesta semana, U$ 85. Esses repasses são feitos de maneira semanal pela Acelen, diferente da Petrobras, que já vem há três meses sem fazer nenhum tipo de reajuste”, explica Maurício Cotrim, secretário-executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Sergipe (Sindpese).

Por isso, não é possível comparar os preços praticados no estado com os de outras unidades da federação atendidas por refinarias diferentes. A refinaria localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco, fornece gasolina para uma parcela de estados do Nordeste, mas possui uma política de movimentações diferente da Acelen.

Além disso, ainda há dispêndios para o armazenamento, distribuição dos combustíveis e serviços prestados pelos postos, levando em conta os custos para as redes e características do mercado, como o nível de concorrência.

Ao chegar em Sergipe, a gasolina é armazenada em bases da Shell, Petrox e Vibra, e só a partir daí é distribuída para os postos. Esse procedimento, claro, gera custos para os revendedores.

Enquanto postos de capitais como Salvador revendem a gasolina por uma média de R$ 5,94 por litro, a logística entre refinaria, armazenamento e distribuição aumenta o preço do combustível em até R$ 0,23 por litro em Sergipe.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1