Domingueira

  • Início •
  • Blog

Caso Marcos Franco e a lição que fica: não se posterga problemas

Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios

17/03/2024


Sergipe Day na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no maravilhoso Rio de Janeiro. A instituição estava empolgada com a presença do ‘rei’ do gás e do potássio. Sim, Sergipe é centro do olhar neste momento no Brasil, quando o assunto é a ampliação da produção de gás e fertilizantes. A cúpula que discute energia no Brasil estava presente. As maiores empresas, profissionais gabaritados, técnicos, CEO´s das empresas que, somadas, investem ou investirão, em um curto prazo, bilhões de reais no nosso Estado.

A Petrobras garantiu no evento que a licitação para início do “Sergipe Águas Profundas” ocorrerá em junho e, mais ainda, assegurou que caso a iniciativa privada não faça adesão, a empresa já estuda investimentos próprios. Perdemos uma década com esse projeto parado. A classe política comemorou.

Todos esses fatos resultariam, sem dúvidas, em pontos positivos na construção da imagem do governo, mais ainda, na esperança dos sergipanos de que essa nova etapa traga desenvolvimento para todos. Por um tris, tudo não se perde em meio à crise chamada Marcos Franco.

Era possível perceber o clima de tensão que se abateu em alguns personagens, que, aos poucos, foram tomando conhecimento de que setores da imprensa conseguiram acesso aos autos do processo e relatos de contextos repugnáveis feitos pela vítima.

Marcos Franco pede afastamento. Fábio aceita. O tribunal da internet quer sua aniquilação. Parte dos que isso pregam, estão entre os que propagam como cultura o Código de Hamurabi com sua conhecida Lei do Talião, “olho por olho, dente por dente”.

O afastamento foi a medida correta e que respeita a Constituição. Não preservou o acusado e nem ‘passou pano’ pelo fato de ser um aliado e de família tradicional. Mas, lhe garantiu também o direito de defesa. Fosse um flagrante, o contexto, sem dúvidas, mereceria maior rigor.

O governo, tenho certeza, deve ter feito uma reflexão. Não se comprova, mas circulam especulações de que desde novembro alguns membros do alto escalão já sabiam do boletim de ocorrência e da investigação. Se ela chegou ao fim e há um processo, é porque não ocorreram interferências do poder. Contudo, a prevenção, a proatividade a não postergação de enfrentamento de um fato real, poderia ter evitado a crise.

Aquela velha mania do brasileiro de deixar tudo para última hora, ou pior, tentar varrer a sujeira para debaixo do tapete e, como sempre, na última hora, o custo é sempre pior.

NOTAS DA SEMANA

169 anos de avanços e desafios
Nossa capital completa hoje 169 anos e respira sensações mistas. Os ares do desenvolvimento nos sopram, contudo, continuamos ainda assim, com problemas antigos não resolvidos. Do desenvolvimento planejado por Sebastião Pirro aos investimentos atuais para resolver o crescimento desordenado. Em ano eleitoral, fica a pergunta: qual Aracaju queremos no futuro?

Expôs o Governo
Ao ir para o Rio de Janeiro e pedir o afastamento em reunião, o secretário Marcos Franco acabou expondo sua situação como se ela fosse um caminho de escolhas. Há membros do governo que avaliam que ele poderia ter se antecipado à divulgação dos detalhes.

Vereadores do PSD
Vereadores do PSD estão pensando em procurar o governador Fábio Mitidieri e informar que, mesmo filiados à sigla, não pretendem seguir o partido caso o apoio seja declarado a Luiz Roberto.
Prometem tensionar e rachar.

PSD deve fazer maior bancada
Hoje com quatro vereadores, Palhaço Soneca, Manuel Marcos, Bigode e Nitinho, este último licenciado para mandato de deputado federal, e esperando a chegada de Ricardo Vasconcelos, o PSD consolida a maior bancada e deve eleger também a maior bancada em 2024.

Prefeito do PSD protegido
O prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz, que já foi do PT, parece ter realmente a chamada ‘costas largas’. Ele não paga o salário do vice-prefeito André Giancarlo fazem sete meses. A denúncia já foi feita ao TCE, mas nada foi resolvido.

PDT perde mais um
O PDT pode perder mais um vereador. É esperada para essa semana, movimentação de mais um vereador com mandato do partido. Da sigla já saíram Isac Silveira e Anderson de Tuca, ambos filiados ao União Brasil. Todos que saem reclamam muito do presidente Evandro Galdino.

Luiz construindo
Luiz Roberto tem ido a comunidades de Aracaju e mantido reuniões apresentando seu nome como pré-candidato a prefeito de Aracaju. Não se pode dizer que ele não está construindo.

Fabiano e Edvaldo
O vereador Fabiano Oliveira saiu satisfeito da reunião que manteve na última quinta-feira com o prefeito Edvaldo Nogueira. Edvaldo manteve sua posição democrática de compreender as construções partidárias. Fabiano disse reafirmar ao prefeito que a união é imprescindível para a vitória.

Yandra em NY
A deputada federal Yandra participou, esta semana em Nova Iorque, da 68ª sessão anual da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW68). Lá, a pré-candidata a prefeita de Aracaju debateu temas como a igualdade de gênero sendo fomento para diminuir a desigualdade social. Não é a primeira missão internacional da sergipana.

PT filiou
Neste fim de semana, o PT filiou pré-candidatos em alguns municípios. O atual prefeito de Arauá, Fábio Costa, o ex-prefeito de Cedro de São João, Dr. Roberto Lima e Dr. Saulo em Lourdes. Segundo o blog do PT, em 2024 o partido deve ter a maior reestruturação desde as grandes vitórias dos anos 2000.

Já foi preso
O novo filiado do PT em Cedro, Dr. Roberto Lima, foi preso em 2016 por crimes contra o patrimônio público, mais especificamente desvio de dinheiro através da compra de transporte escolar. Os fatos são da gestão 1997/2000, processo iniciado em 1999, prisão em 2016.

JB em Socorro
O ex-governador Jackson Barreto foi convidado e está animado a disputar a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro. Segundo JB, nenhum prefeito fez tanto pela cidade como ele enquanto governador. O convite mexeu com os brios e ele avalia que o processo está aberto. Quase decidido, mas ainda sem resposta oficial.

Gesto de humildade
O líder político Fábio Henrique anunciou ontem seu apoio à pré-candidatura de Samuel Carvalho em Nossa Senhora do Socorro. Fábio lembrou que as pesquisas sempre apontaram Samuel e ele como líderes, ele sempre em segundo, muito próximo, com total condições de disputa, mas justificou que na vida é preciso ter “gesto de humildade e amor à cidade”. Fábio reforçou que a união das oposições é fundamental para mudar Socorro.

Elmo vice
O ex-vereador Elmo Paixão se filiou durante a solenidade de ontem ao União Brasil e deve ser o indicado a vice de Samuel. Elmo permaneceu pré-candidato a prefeito até o início deste mês, quando aderiu a Samuel.

Clima quente em Lagarto
A eleição de 2024 nem começou, mas o clima já é intenso e quente na cidade de Lagarto. A semana foi impactada por mensagens incitando ódio e atitudes extremas como “descarregar pistola” na cabeça de Sérgio Reis. O autor dos áudios que ganharam as redes sociais se disse “arrependido”. Tudo por uma decisão judicial que pôs ordem nas contratações abusivas na cidade.

Contratações abusivas
O caso é tão sério e as demissões foram tão pensadas de forma a tumultuar o clima político, que esta semana o Jornal da Fan teve acesso a vídeos que mostram pessoas sendo transportadas de Salgado para Lagarto. Segundo a fonte, seria para trabalhar na Secretaria de Saúde. Se procede, a pergunta que fica é: se há vagas, porque demitir os da cidade e deixar os do município vizinho? Com a palavra a prefeita Hilda.

Belivaldo tentar falar
Questionado se já havia tomado decisão de anunciar oficialmente seu apoio a Yandra Moura, o ex-governador Belivaldo Chagas respondeu que pretende ainda conversar com Fábio. “Vou tentar conversar com o governador no decorrer da próxima semana”. No caso, a semana que se inicia hoje.

União Brasil x PSD
Nesse jogo dito como combinado entre o governador Fábio (PSD) e André Moura no comando do União Brasil, a estratégia da Grande Aracaju parece ser ter um braço em todos os lados, situação e oposição. No Jornal da Fan de amanhã, comentamos o retrato da Grande Aracaju.

Função democrática da oposição
Oposição é e sempre será uma riqueza para a democracia. Sem ela, a situação pode se embrenhar em erros e falcatruas. Importante valorizar quem se mantém fiel a princípios.

O quanto pior
O erro de alguns opositores é, na verdade, torcer que a situação faça uma péssima gestão pensando em chegar forte no pleito seguinte. Muitos não se importam com a sociedade, o essencial é o caos, o quanto pior, melhor.

Vira-lata e caranguejo
Esse são dois complexos que parecem se abater em alguns sergipanos. Ao longo da semana, comentários serão feitos no Jornal da Fan com análises sobre essa situação.

Toinho de volta
O ex-prefeito de Poço Verde, Toinho de Dorinha, conseguiu a extinção de sua pena criminal e obteve direito a retomar sua atividade política no município. Ontem, sábado, depois de anos, ele retornou à cidade, foi recebido com festa ao lado do pré-candidato Barracão, com quem firmou aliança para o próximo pleito.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1