Política

  • Início •
  • Blog

Fábio e Laércio destacam Sergipe Águas Profundas e perspectivas para geração de empregos em 2ª edição do Sergipe Day

Da redação

13/03/2024


Nessa última terça-feira, 12, durante a 2ª edição do Sergipe Day, que ocorreu no Centro Cultural FGV, no Rio de Janeiro, o governador Fábio Mitidieri retomou a discussão sobre  as potencialidades do setor de petróleo e gás no estado e as tratativas com a Petrobras, operadora do Sergipe Águas Profundas (SEAP).

Em entrevista ao apresentador Narcizo Machado, Fábio revelou que houve uma indicação positiva da empresa para a aquisição das embarcações de processamento primário de óleo e gás destinadas ao projeto. 

“A notícia boa é a confirmação da Petrobras da construção dos dois navios, que é o ponto inicial para a exploração do gás e do petróleo do SEAP, o Sergipe Águas Profundas”, disse ele, ao que acrescentou: “Ela assume o compromisso dela mesmo de construir, com a determinação da empresa e do governo, o início da exploração do petróleo e gás, isso muda o patamar de Sergipe”.

Ainda segundo o governador, foram assinados protocolos de intenções com as empresas que podem alavancar o desenvolvimento da área de fertilizantes nitrogenados no estado de Sergipe. 

“Isso significa que vai vir mais investimentos, o mercado está acreditando, o mercado está apostando. E é um divisor de águas, por tudo que você teve a oportunidade de ver aqui hoje, que vai mudar a geração de emprego e renda. Para você ter ideia, nós estamos falando que para cada R$ 1 bilhão investido, nós estamos falando de 6.600 empregos, com números da própria Petrobras. Isso leva a Sergipe para um outro nível de qualificação de mão de obra, um outro nível de arrecadação, um outro momento”, completou. 

De acordo com o governador, o início da exploração do gás é positivo para incentivar a diversificação da economia do estado. 

“Aqui tudo que nós vivemos na década de 70, com a chegada da exploração do petróleo, a gente vai ter novamente esse boom com o Sergipe Águas Profundas. E que a gente saiba aproveitar bem isso, que a gente possa reindustrializar o estado, que a gente possa diversificar a nossa economia”, finalizou. 

Durante entrevista, o senador Laércio Oliveira (PP) também apontou as negociações como favoráveis para a geração de emprego e renda. 

“Aquilo que o governador disse eu comungo perfeitamente, não quero que a nossa riqueza esteja no duto de transporte que corta o Brasil inteiro e a gente receba os royalties, como aconteceu com o petróleo. Não, eu quero que essa riqueza seja transformada em indústrias, transformada em riqueza para os municípios e que seja transformada em emprego para a população, é isso que eu desejo. Então, a questão do petróleo e gás no estado fica consolidada a partir desse momento”, disse ele. 

O senador destacou ainda a possibilidade de Sergipe se tornar um polo de fertilizantes como outros estados que são referência no Brasil. 

“É uma questão de segurança, se encaixa perfeitamente nesse momento do gás, porque como a gente vai ter gás em abundância, o gás é matéria-prima para a produção de fertilizantes nitrogenados. Ou seja, a gente tem um mercado consumidor ali pertinho da gente, que é o polo de fertilizantes do Brasil. O Brasil terá quatro polos de fertilizantes, um deles será em Sergipe, graças a todo esse trabalho que a gente vem fazendo”, afirmou.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1