Domingueira

  • Início •
  • Blog

Com dificuldade de fazer oposição, Rogério faz denúncia vazia e expõe instituições

Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios

10/03/2024


Começo inicialmente fazendo Justiça, Rogério Carvalho esta semana foi alvo de uma retórica, que lhe impingiu a imagem de pária em Brasília. Estaria ele, assim como em Sergipe, isolado e sem prestígio. O fato usado para ilustrar a narrativa foi a reunião de Lula com o presidente do Senado e as lideranças partidárias. Rogério não estava presente. Óbvio, afinal apesar de primeiro-secretário, ele não exerce função de liderança partidária ou de bancada. Que ele tem um relacionamento distanciado com Lula, isso é notório, portanto, não precisa forçar os fatos.

A maior dificuldade de um senador petista, que localmente é oposição a um governador aliado do seu presidente, é que cada ação do governo, só vem para o Estado, passando pelo seu opositor e governante. Em todos os lançamentos de ações do governo Lula, em que Sergipe será beneficiado, Fábio é chamado. O alinhamento de Fábio e Lula é grande. Isso enterra a estratégia do discurso “nós fazemos eles não”. Lula tem integrado os governadores num pacto de governança. Além disso, Mitidieri tem atacado todas as áreas necessárias e faz uma gestão de bom volume. Satisfatória para quase 15 meses completos após a posse.

Talvez por estar sentindo ausência de base para ser oposição, Rogério usou a Tribuna do Senado para fazer uma denúncia vazia. Vazia de fatos, de elementos, mais pobre que o power point do Dagllanol. Quando o petista começou o discurso, criou a expectativa: agora vamos saber toda a verdade. No fim, frustração, mais do mesmo.

Com uma exceção que merecia ser detalhada, e infelizmente foi tratada superficialmente. O senador citou as ameaças de nova prisão feitas por Galeguinho da Roupa a Valmir de Francisquinho. Aliás, este é um fato que merecia reação. No mínimo, interpelando o Galeguinho para explicar as informações e acesso privilegiado a desembargador.

É o tipo da situação que todos supõem ser verdade. E há até uma certa lógica, tendo em vista as relações políticas entre membros do Judiciário, Ministérios Públicos, Côrte de Contas e ocupantes de cargos no Executivo e Legislativo.

Mas tratar desse assunto sem provas, é torná-lo folclore. O senador pediu a instâncias nacionais de fiscalização que apurem os fatos. Mas que fatos? O próprio petista narrou que não existem testemunhas ou denunciantes por um suposto medo de retaliação. Beira a prevaricação. Saber que alguém foi vítima de crime e não denunciar, é prevaricar.

Outro perigo do ataque sem provas é inocentar a todos, como se crimes não fossem cometidos por gestores adversários do governo. Fazer uma exposição genérica, pondo em dúvida a credibilidade de instituições, pode ser caminho para proteger corruptos.

Por fim, salutar se faz lembrar que há prefeitos e prefeitas de cidades médias ou pequenas que seguem incólumes, nos partidos que querem e apoiando quem querem, até mesmo a oposição. São melhores que outros que se dizem perseguidos? Fica a reflexão.

Rogério sendo do PT, partido que já usou a argumentação crítica contra ataques indevidos a instituições, deveria ser mais prudente. Se não provo não acuso. Dizem ser regra básica do direito: o ônus da prova, cabe a quem acusa.

NOTAS DA SEMANA

Estreia o Play Fan F1
Na próxima quarta-feira, 13, às 19h30, Narcizo Machado estreia um novo programa, desta vez só no digital, o Canal Portal Fan F1 no YouTube. Fatos do dia, matérias especiais, debates, análise política de Kátia Santana, Rita Oliveira, Magna Santana e Daniel Rezende, além de entrevistas de um jeito diferente. Se inscreva no Canal Portal Fan F1 e acompanhe.

Jornal da Fan especial
Com muito orgulho fizemos um Jornal da Fan Especial. A intenção foi debater com as mulheres que estão no pleito, os desafios das mulheres na política e na sociedade. Candisse Carvalho, Niully Campos e Katarina Feitoza deram conta do recado e mandaram bem nas reflexões. Danielle Garcia, Yandra Moura e Emília Corrêa foram convidadas mas não puderam participar.

O tempo fechou
O tempo fechou para o meteorologista Overland Amaral. Ele é acusado de violência doméstica, ameaça e outros crimes por sua ex-esposa. Ela ganhou medida protetiva contra ele. Diante dos fatos, ele acabou exonerado do cargo em comissão que exercia no Governo de Sergipe.

Overland é mentiroso
Além de acusado dos crimes pela ex-esposa, dou a Overland o título de mentiroso. Sim, isso mesmo. Repito para ficar claro, Overland é mentiroso. Disse em entrevista à Transamérica, que Focca teria sido o único profissional a procurá-lo para ouvir a versão dele dos fatos. Mente e muito. O Fan F1 antes de publicar a matéria tentou falar com ele e não atendeu. Na quinta-feira ele ligou para meu celular particular e me disse que não falaria, que mandaria contato do advogado. Optar por ir a uma entrevista onde ficaria mais protegido até pode, mas mentir não.

Candisse oficial
O PT oficializou definitivamente o nome de Candisse Matos como pré-candidata a prefeita de Aracaju. O fato ocorreu ontem durante encontro da sigla. Candisse agora terá a tarefa de dialogar com os demais partidos da Federação PT/PCdoB e PV. Pela frente, ela tem o nome do PCdoB, Dr. Emerson, que já disputou o pleito na capital em 2016.

Cereja do bolo
Kassab é, sem dúvidas, dentro do PSD, o mais entusiasta com a pré-candidatura de Katarina Feitoza a prefeita de Aracaju. Fábio Mitidieri tem dito que apoia o nome de Edvaldo, Belivaldo vai para Yandra e os demais ficam neutros. O desafio da delegada é empolgar então seu aliados locais. Para Kassab, a vitória de Katarina será a “cereja do bolo” do partido em 2024.

Sergipe Day
O Governo de Sergipe realiza a segunda edição do Sergipe Day. O evento apresenta para o mercado nacional as potencialidades que Sergipe possui na produção de óleo e gás. A primeira edição foi ano passado em São Paulo. Este ano, a Fundação Getúlio Vargas(FGV) é o destino, na cidade do Rio de Janeiro.

Sergipe Day II
A abertura contará com falas do governador Fábio Mitidieri, do senador Laércio Oliveira e do diretor da FGV, Carlos Quintella. Na sequência, o secretário Valmor Barbosa apresenta painel sobre as potencialidades de Sergipe. O encontro segue até a tarde com painéis, reuniões e assinaturas de protocolos com empresas que devem investir no nosso Estado.

Mulher em Ilha das Flores
Segundo fonte de Ilha das Flores, a cidade pode ser palco de uma quebra de paradigma. Com 92 anos de história, o município nunca teve uma mulher na disputa pela prefeitura e 2024 pode ser o marco. O nome que surge é da oposição e se trata da ex-esposa do deputado estadual, Cristiano Cavalcante, Djinha Beltrão. E o partido? O PSD do governador Fábio, de quem Cristiano é líder na Alese.

Maturidade política
O empresário Henrique Prata usou da mídia nacional para pressionar o governo de Sergipe. Recebeu resposta forte como talvez não esperasse. Reclama do não funcionamento do Hospital de Amor sem sequer ter pedido licença. Na sexta-feira, num gesto de maturidade, ele procurou o governador Fábio Mitidieri, que respondeu à altura e sentou para o diálogo. Ganha a sociedade sergipana com esse bom senso e futura parceria.

Paulo Júnior comemora
O deputado estadual, Paulo Júnior (PV), que é da oposição, comemorou a retomada do diálogo entre o Governo de Sergipe e Henrique Prata do Hospital de Amor. Paulo, com demais deputados de oposição, visitaram a unidade de saúde em Lagarto no calor do debate entre o empresário e o governador e pediram bom senso entre as partes. Na avaliação dele, a pressão foi essencial para que o norte de solução chegasse.

André no topo
O ex-deputado André Moura voltou ao topo do governo do Rio de Janeiro. Não que estivesse tão longe dele, mas agora a situação é de comando geral da articulação política da gestão. André, mais uma vez, mostrando sua habilidade e representação no Rio de Janeiro.

Fabiano reverenciado
O pré-candidato do Progressistas está recebendo total apoio da sigla e na propaganda partidária aparece reverenciado pelo presidente nacional, Ciro Nogueira. Ele afirma que, pouca vezes na vida pública, viu um olhar tão determinado quanto o de Fabiano. O partido está apostando que o ‘Cabeça’ emplaca.

Líder do bloco Aliança
O senador Laércio Oliveira (PP) foi designado pelo presidente Nacional do Progressistas, o senador Ciro Nogueira, como o novo líder do Bloco Aliança, composto pelo PP e o Republicanos. O Bloco tem 10 senadores, número suficiente para ser o fiel da balança de qualquer votação no Senado. Laércio agradeceu a confiança e reafirmou compromisso com o desenvolvimento do País para geração de emprego e renda. “Somos dez senadores sob uma nova liderança, mas com as mesmas práticas que orientam meu mandato e meu relacionamento com todos os meus colegas: Ética, respeito e conciliação”, disse Laércio.

Simão Dias I
Ontem foi realizado em Simão Dias o ato de filiação do prefeito Cristiano Viana ao Partido dos Trabalhadores (PT). A articulação teve a iniciativa do ministro Márcio Macedo, com a participação do ex-deputado Valadares Filho. Os dois estavam no ato de ontem. Cristiano teve gestão conturbada e terá como adversário o ex-prefeito Marival Santana do União Brasil.

Simão Dias II
Também estiveram presentes no evento, o senador Rogério Carvalho, o deputado federal João Daniel, prefeitos, vereadores e a militância do partido na região. No seu discurso, Márcio Macedo detalhou as ações do governo Lula no município e os recursos conseguidos por ele para a administração do prefeito Cristiano. Já o senador Rogério Carvalho, focou sua fala nas críticas a Fábio Mitidieri.

Chapinha em Estância
Um time de pré-candidatos a vereadores pelo União Brasil prometem surpreender no pleito de 2024 no município de Estância. O destaque vai para o pré-candidato André da Lira, que tem o apoio do deputado estadual e ex-presidente da Alese, Luciano Bispo, que, inclusive prestigiou o ato inaugural do diretório na cidade.

 

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1