Domingueira

  • Início •
  • Blog

Chegamos em março, R$ 4,9 bilhões na feira-livre de candidatos, prazo chegando ao fim, acabou o ‘preço de banana’

Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios

03/03/2024


Se por um dia, uma hora, um segundo, o Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (FEFC) criou a ilusão de que estaria nascendo no Brasil uma nova realidade na disputa de pleitos eleitorais, este tempo ilusório esvaiu-se como tudo atualmente. Foi uma esperança líquida. Não deu tempo agarrá-la e direcionar seus efeitos positivos para o fortalecimento da democracia.

O ser humano é, inegavelmente, a melhor e a pior invenção de Deus. É fenomenal a nossa capacidade de destruir boas iniciativas e delas fazer a manipulação necessária aos nossos interesses. Os poderosos líderes partidários não estariam inventando uma fórmula para ameaçar seus reinados de privilégios.

A perpetuação no poder político, passa necessariamente pelo seu poder econômico. E nem a desfaçatez do discurso de meritocracia consegue encobrir essa desigualdade na disputa eleitoral. São raros os casos de furo na bolha elitista. Dos critérios de distribuição por partidos e por cotas, até a destinação na ponta para os candidatos e candidatas, há fosso intransponível: a determinação de quem manda no partido.

São R$ 4,9 bilhões que poderiam trazer um equilíbrio no certame. Mas não, criou-se uma verdadeira fábrica de candidatos e candidatas ‘laranjas’, fake news, poucos estão preocupados com os anseios da sociedade, movidos pela ambição de dividendos.

É balcão de negócios, feira livre de homens e mulheres que poderiam ao menos atuar em defesa de uma causa. E não há ‘preço de banana’, a chantagem é clara, negociata às claras, nominata promiscuída. Há exceções? Sempre há! Cabe ao eleitor a difícil missão de diferenciar, o problema é que também ele, por vezes, busca seu objetivo pessoal. Pobre Brasil!

NOTAS DA SEMANA

Dificuldade dos partidos
Dirigentes partidários estão com dificuldades de fechar a lista de candidatos. O motivo, em partes, é o mesmo de sempre. Pré-candidatos estão fazendo leilão do passe e firmam compromisso com vários aos mesmo tempo. Até 5 de abril a guerra é grande.

Dificuldade dos partidos II
André Moura está sendo apontado como o segundo grande causador da dificuldade dos partidos. Ele estaria criando uma ‘inflação no mercado’. Com sua capacidade de articulação, seu poder de atração é grande. Cada candidato do União Brasil, com potencial, deve receber o teto de gastos que será permitido pela Justiça Eleitoral nas campanhas proporcionais.

Danielle cogitada
A delegada Danielle Garcia foi muito ‘paparicada’ no camarote da Prefeitura de Aracaju durante a primeira noite do Projeto Verão. Edvaldo, Fábio, Luiz Roberto, todos muito atenciosos. O desejo de Edvaldo é tê-la como vice de Luiz Roberto. Ele já declarou que é uma chapa “maravilhosa”.

Danielle demonstra não querer
Danielle Garcia aparenta não querer entrar na disputa de 2024. Em 2020, quando participou da sua primeira eleição, ela demorou a confirmar mas atuou em articulações para o seu nome. Manteve o nome vivo, agindo em reuniões e eventos. Em 2022, a mesma tática foi usada. Agora em 2024, ela demonstra estar mais focada na gestão e deixa a impressão que quer se resguardar para 2026. A conclusão não parte de afirmações de Danielle, é apenas uma opinião pessoal deste colunista.

Edvaldo confiante
Enquanto a classe política tenta enfraquecer o nome do PDT, Edvaldo demonstra tranquilidade e confiança. “Vamos ganhar essa eleição”, revelou. A confiança é não só na vitória, mas também no maior número de apoios possível.

Fica para agosto?
Durante evento do Progressistas, o governador Fábio Mitidieri comentou com as lideranças nacionais do partido, presentes no evento, sobre a pluralidade de nomes que seu agrupamento tem para a eleição de 2024. Em determinado momento, ele disse “até agosto” as definições seriam tomadas. Será que o prazo se esticará tanto?

Quem tem cinco
No camarote da Prefeitura de Aracaju, Fábio Mitidieri revelou em tom de brincadeira. “Quem tem um, não tem nada. Quem tem dois tem um, quem tem cinco, tem opções”. Foi uma referência aos nomes que estão postos na discussão para a sucessão de Edvaldo dentro do grupo governista.

Encontro do Progressistas
O evento ocorreu em grande estilo no Centro de Convenções. Público bom, boa organização e presença de lideranças importantes, como o presidente nacional da sigla, Ciro Nogueira, e o presidente da Câmara, Arthur Lira. Laércio mostrou força e liderança.

Fabiano lançado
Fabiano foi lançado oficialmente como pré-candidato a prefeito de Aracaju. Ele foi saudado por todos, inclusive pelo governador Fábio e pelo prefeito Edvaldo. Danielle Garcia, que está dialogando com o ‘Cabeça’ como já citamos na coluna Bastidores, também estava presente.

Thiago elogiado
O deputado Thiago de Joaldo foi muito elogiado pelas lideranças nacionais do Progressistas. Todos unânimes em registrar o quanto o mandato do sergipano tem sido qualificado e, por isso, ajudado a agremiação a ter destaque na Câmara dos Deputados.

Katarina engrenou
Antes tímida, quando ainda exercia função administrativa na SSP. A agora deputada federal Katarina Feitoza ligou o modo “on” e esbanja habilidade para ocupar os espaços, com cordialidade e bom tratamento atrair aliados para o seu mandato. Ela não desistiu ainda de ser o nome de consenso para a sucessão de Edvaldo.

Seu Belinho, só para Giovanna
A atriz Giovanna Antonelli esteve em Aracaju para evento do Sebrae. Ao lado de Priscila Felizola, ela gravou um vídeo mandando beijos para o ex-governador Belivaldo Chagas e o comparou com o ator galês Anthony Hopkins. Belivaldo postou o vídeo em suas redes sociais. Nele, a musa chama o galeguinho de “Seu Belinho”. Tá podendo o coroa. Mas atenção, Belinho agora é só para Giovanna, não se atrevam. Como dizem, arrasou!

Salada Mista ou sarapatel de coruja
No município de Malhador, a coligação que apoiará o prefeito Assisinho para a reeleição será uma verdadeira salada mista, ou um sarapatel de coruja como dizia o grande Antônio Oliveira. O prefeito, que agora é do PSD, deve ser apoiado pelo PT e pelo União Brasil. Ele tem apoio de Fábio, Rogério e de Valmir de Francisquinho. Sexta, Rogério esteve na cidade inaugurando obras; sábado, Fábio esteve por lá para participar da Festa de Março, evento que foi animado por Durval Lélys e no domingo por Bel. Esse prefeito é realmente bom de articulação.

Malhador organizada
A cidade de Malhador vive um momento muito bom. Organizada, limpa e com ares de crescimento. A Festa de Março organizada neste fim de semana atraiu bom público para a cidade, que está lotada de comerciantes e turistas. Hoje, Bel encerra puxando o arrastão. Olhando a cidade, se entende porque o jovem prefeito Assisinho conseguiu a popularidade que tem.

Volta Petrobras
O senador Rogério Carvalho, junto com movimentos sindicais, realizaram abraço simbólico à sede da Petrobras na rua Acre, na última sexta-feira. O evento fez parte do ‘Volta Petrobras’, movimento do mandato do senador lançado no início deste ano.

Mulheres na Política
Amanhã, 4 de março, a partir das 8h45, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), acontece o III Mulheres na Política: Viabilizando Candidaturas. A iniciativa objetiva incentivar e aumentar a participação das mulheres, de forma efetiva, no cenário político. O evento contará com a presença da ministra Edilene Lôbo (ministra substituta do TSE). A autoridade trará o tema Eleições e Interseccionalidade: Gênero, Raça e Participação Política.

Mulheres na Política II
Violência política de gênero, candidatura laranja e acesso das mulheres ao fundo partidário, serão temas abordados no evento. Estão entre as palestrantes, a juíza membro do TRE-SE, Dauquíria de Melo Ferreira, e a procuradora regional eleitoral de Sergipe, Aldirla Pereira de Albuquerque.

Elmo atacado
O ex-vereador Elmo Paixão só teve a verdadeira dimensão do impacto da sua decisão na configuração da campanha eleitoral de 2024 em Socorro, após o anúncio no Jornal da Fan da última quinta-feira. O ‘gabinete do ódio’ foi ativado e Elmo passou a ser criticado nas redes sociais pelo exército de Inaldo, no mesmo modus operandi de 2020.

Clima de acirramento na Barra
Airton Martins passou os últimos dois anos afirmando que na Barra dos Coqueiros seu retorno à prefeitura seria favas contadas. Pesquisas recém-publicadas mostram que, na verdade, ao se aproximar o pleito, o clima começa a acirrar. Alberto vem crescendo e Airton pode ter chegado ao seu ‘teto’. Salto alto e cantar vitória antes do tempo, nunca são boas companhias.

Ameaças em Lagarto
O blogueiro Bruno Acácio, da cidade de Lagarto, usou suas redes sociais para denunciar que está sendo vítima de ameaças por parte de um guarda municipal. O motivo seriam suas denúncias contra a prefeita Hilda Ribeiro. Nos áudios, um homem, que seria guarda no município, faz ameaças ao comunicador. Caso grave que merece investigação.

Ícaro vice
Em Itabaiana, circula a informação de que o deputado federal Ícaro de Valmir pode vir a ser o vice do pai, na disputa das eleições 2024. Parece ser difícil acreditar na troca de um mandato federal por um cargo de vice, mas a grande questão é a ameaça de prisão que ronda Valmir.

AM e FM
Em Malhador, o governador Fábio Mitidieri (FM) e o ex-deputado André Moura (AM) fizeram parte do percurso animado por Durval Lélys conversando e conversando e conversando. Uma sintonia que antagoniza com a narrativa de que eles estariam rivalizando em 2024.

50 municípios
Para a Domingueira, Fábio e André revelaram que planejam eleger, juntos ou em separado, seus aliados ou aliadas em 50 dos 75 municípios sergipanos. Isso daria a eles uma preponderância na condução das eleições em 2026.

Charge: Edidelson Silva

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1